Dos mesmos criadores do Rock in Rio (Rock World), o festival The Town estreia sua primeira edição em São Paulo no mês de setembro
Com uma efervescência cultural gigantesca, São Paulo é palco das mais variadas manifestações artísticas, incluindo a música. Não à toa, a capital paulista recebe artistas do mundo todo, além de ser a escolhida como sede de grandes eventos. Foi com isso em mente que a Rock World, empresa que organiza o Rock in Rio, decidiu idealizar o The Town.
“[Ele] nasce da amplificação do olhar para novas oportunidades e do desejo do Roberto Medina, durante a pandemia, de fazer algo inédito para os nossos fãs. Toda a concepção foi pensada a partir de uma São Paulo inspiradora e cosmopolita, além de pronta para sediar um evento dessa magnitude. Tínhamos o sonho de fazer um evento grandioso em São Paulo, mas que precisava ter a cara e ser à altura dessa grande cidade, inspiração para a criação [do festival]”, fala Luis Justo, CEO da Rock World.
Estrutura grandiosa
O The Town acontecerá no Autódromo de Interlagos nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro. Mas o local será totalmente reimaginado para atender à grandiosidade de infraestrutura que o festival busca apresentar, tornando-se a verdadeira “Cidade da Música”. “Com previsão para receber cerca de 500 mil pessoas em mais de 235 horas de música, […] o espaço de 360 mil m² será totalmente renovado. A cenografia da Cidade da Música será inspirada em ícones da arquitetura paulistana, com referências a diversos prédios e monumentos que fazem parte da história da cidade,” conta Luis Justo.
Segundo o CEO da Rock World, o local contará com os palcos Skyline, The One, Factory, New Dance Order e São Paulo Square, além de atrações como a Rota 85, o Market Square, o “The Town – O Musical”, das ativações épicas das marcas e dos brinquedos: Roda Gigante, Megadrop, Tirolesa e Montanha-russa.
O line-up da primeira edição do The Town
Divididos entre os diferentes palcos, os artistas do The Town contemplam os mais variados gêneros musicais: pop, MPB, hip-hop, eletrônica, rock, jazz e muitos outros.
Entre os nomes mais aguardados para a edição estão Bruno Mars, que se apresenta nos dias 3 e 10 de setembro, e os Foo Fighters, os quais integram a programação no dia 9. Mas além deles também tocam Demi Lovato, Post Malone, Bebe Rexha, Liam Payne, Ludmilla, Queens of Stone Age, Iza, H.E.R., Jão, Gloria Groove, Seu Jorge, Ney Matogrosso, Detonautas, Barão Vermelho com Samuel Rosa, Xênia França, Marvvila, Ivan Lins, Hamilton de Holanda, Hermeto Pascoal e muito mais. O line-up completo, dividido por palco, está disponível em: thetown.com.br/pt/lineup/
“Preparamos uma curadoria que traz um olhar transversal ao conceito de cada palco, trazendo artistas que se identificam com cada ideia proposta pelos espaços. No Skyline, por exemplo, teremos os shows dos grandes headliners, como Post Malone, Bruno Mars, Maroon 5 e Foo Fighters, além de outros grandes nomes da música internacional e nacional”, explica Luis Justo.
O CEO da Rock World acrescenta: “No The One, teremos apresentações originais e exclusivas, preparadas especialmente para o The Town. Já o Factory traz a potência da música urbana de uma das maiores metrópoles do mundo [São Paulo]. O New Dance Order chega com um novo conceito; ele vai transitar pela cena cultural paulistana, trazendo a ebulição das festas independentes.
A São Paulo Square é um palco com artistas de grande envergadura, […] [e será] embalado pelo ritmo de jazz e blues, gêneros musicais que vão predominar no palco”.
Divisão de palcos
Como São Paulo é a principal inspiração do evento, Luis Justo explica: “Cada palco é uma referência e, ao mesmo tempo, uma homenagem à multiplicidade cultural” da capital paulista. “O Skyline é o maior palco já produzido pela Rock World, superando, inclusive, o Palco Mundo do Rock in Rio. Ele leva esse nome por conta de sua cenografia, inspirada nos arranha-céus [da cidade]”, conta.
Já o The One trará uma cenografia inspirada nos grandes museus de arte da metrópole paulistana. Serão mais de 30 telões de LED, responsáveis por transformar “o espaço em uma verdadeira experiência imersiva”. Área inspirada na região onde a cidade de São Paulo foi fundada, a São Paulo Square terá uma cenografia composta por prédios históricos e arquiteturas icônicas da metrópole, como a Catedral da Sé e a Estação da Luz, revela Luis Justo.
Além deles, o Factory é inspirado nos antigos galpões das fábricas da zona industrial da capital paulista. […] “No total, 500 mil visitantes passarão por esse espaço e poderão fazer uma reflexão sobre a cultura urbana”, afirma. Também presente no Rock in Rio, o New Dance Order “chega ainda mais potente em São Paulo, com uma nova estética musical”.
Ainda, “a Rota 85 [que também integra o RiR] será destaque”. Como lembra o CEO da Rock World, esse espaço é dedicado ao ano de estreia do Rock in Rio (1985), que colocou o Brasil na rota dos shows internacionais. Nele, está o palco Highway Stage, uma capela para promover casamentos e diversos outros ambientes que remetem à história do RiR.
Show de luzes
As apresentações musicais não serão as únicas vivências vibrantes do The Town. Justo revela que também haverá um show de luzes: “Serão distribuídas 100 mil pulseiras de LED na abertura dos portões para os fãs participarem ativamente deste momento. Será um espetáculo que vai acontecer no intervalo do segundo para o terceiro show do Palco Skyline, e terá duração de 10 minutos. Todas as luzes da Cidade da Música se apagarão e apenas os palcos estarão acesos, com direcional de 6.300 spots de luz, conectando cada pessoa que estiver no festival”.
Expectativas para a estreia
“Estamos preparando uma edição histórica, que ficará marcada para sempre na memória das 500 mil pessoas que vão vivenciar esse momento único.
O trabalho por trás é gigante, mas acreditamos em nosso sonho — trazer um festival com as mesmas proporções do Rock in Rio para São Paulo. O nosso festival é feito para o público; é pensando nele. Vamos erguer uma linda e mágica Cidade da Música para vivermos cinco dias inesquecíveis de muita festa”, afirma Luis Justo.
O CEO da Rock World também conta que, para “que os fãs vivam a melhor experiência possível” dentro e fora do The Town, o festival fechou uma parceria com a ViaQuatro, – ViaMobilidade Linha 5 e a ViaMobilidade Linhas 8 e 9. Nos cinco dias de festival, as linhas 4, 5, 8 e 9 funcionarão por 24 horas em São Paulo.
Experiências positivas para todos os públicos
Mais detalhes devem sair em breve, mas Luis Justo explica que eles estão “com um olhar bastante atencioso para o público PCD, [que terá] à disposição um serviço exclusivo de shuttles que sairão do SP Market em direção à Cidade da Música”. Ainda, “as duas entradas de público geral ao festival terão catracas preferenciais para PCD e 60+”.