Os carros SUVs se tornaram um modelo de sucesso de uns anos para cá. A variedade de utilitários esportivos no meio automotivo, talvez, nunca tenha se tornado tão grande e diversificada. Isso porque a categoria caiu no gosto das pessoas que optam pela praticidade e versatilidade na hora de escolher um carro.
Segundo uma pesquisa feita pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o modelo liderou as vendas no Brasil em 2021, representando 39% das vendas totais.
No primeiro semestre de 2022, quase metade dos carros novos vendidos no país foram da categoria SUV, representando 46,5% dos emplacamentos no período, de acordo com a Fenabrave.
E os números continuam a surpreender, visto que, somente no período de janeiro a abril de 2023, foram emplacados 203.932 modelos no país, um aumento significativo de 51% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Um estudo feito pela pela Bright Consulting, empresa especializada em consultoria automobilística para o setor automotivo, mostra que, no ano de 2030, é provável que metade dos veículos vendidos no Brasil sejam SUVs.
Surgimento e história
Os SUVs vêm de um termo de origem inglesa que significa “Sport Utility Vehicle”, traduzido para o português como veículo utilitário esportivo. E, assim como toda história, existem dois modelos que são considerados os primeiros a surgirem no mundo.
O Jeep Station Wagon é considerado o precursor dos SUVs modernos. Ele foi lançado em 1940, nos Estados Unidos, e ficou famoso por ter um espaço interno amplo e capacidade para transportar várias pessoas, além de bagagem espaçosa.
Alguns dizem que foi um dos primeiros veículos a combinar características de um carro utilitário com um de passeio. Além disso, chegou ao Brasil em 1956 e, em 1957, foi rebatizado como Jeep Rural, passando a receber peças de origem nacional em 1959.
Já a outra história diz que a categoria se originou pelo Chevrolet Suburban, modelo utilitário esportivo da marca lançado em 1937, que leva o título de veículo mais antigo do mundo e, até hoje, ainda é fabricado.
O padrão foi criado para transportar até oito pessoas, com um espaço mais confortável que os demais utilitários presentes no mercado.
Embora tenham essas duas versões, a popularização do segmento ocorreu principalmente nos anos 1990 e 2000, com o lançamento de vários outros modelos por diversas montadoras, em diferentes partes do mundo.
Paixão nacional
No Brasil, o Ford EcoSport, lançado em 2003, teve um papel importante na popularização desse tipo de veículo no mercado do país. O modelo foi projetado pelo time brasileiro da montadora e se destacou por oferecer uma opção mais acessível para os consumidores brasileiros, tornando-se rapidamente um sucesso de vendas.
Em seguida, outros modelos chegaram, também se destacando como sucessores. O avanço marcante ocorreu mesmo em 2015, com o lançamento do Jeep Renegade, que trouxe um pacote de equipamentos e acabamento superior aos dos concorrentes. Outra opção nesse mesmo período foi o Honda HR-V, que chegou a liderar as vendas em determinada ocasião.
Características marcantes
Em termos técnicos, o utilitário esportivo atende às características determinadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Os modelos do segmento têm uma altura livre do solo, definida como veículos mais altos, além de serem mais equipados, mais espaçosos, com um design diferenciado e trazendo uma série de vantagens para trafegar dentro e fora da cidade.
Por outro lado, tem uma pegada mais esportiva, destacando-se dos demais veículos e trazendo uma aparência mais atraente e moderna.
Essas características combinadas tornam os SUVs uma opção popular para muitos motoristas, desde famílias em busca de espaço e praticidade até entusiastas de aventuras off-road e aqueles que buscam estilo e conforto.
O que vem por aí
O ano de 2023 nem acabou, mas o mercado automotivo brasileiro já está na expectativa dos lançamentos que chegarão no próximo ano.
- Mégane E-Tech (Renault): elétrico com motor de 220 cv de potência e 30,5 kgfm de torque, com uma autonomia de 450 km no ciclo.
- Avenger (Jeep): previsão de lançamento com versões de combustão e híbrida, ambas com um motor 1.0 turbo flex. Nas versões híbridas, promete um outro motor de 100V – 150V.
- Territory (Ford): SUV médio que pode vir com mudanças até mesmo no nome, prometendo um motor 1.8 turbo com 182 cv de potência e 26,7 kgfm de torque.
- Citroën C3 AirCross: com espaço para até 7 lugares, o modelo promete um motor turbo 1.0 de 130 cv de potência.