Perfeitas para o trabalho “bruto” na área rural e no transporte de mercadorias, mas com todo o conforto e tecnologia presentes em outras categorias de carros, as picapes e caminhonetes têm, nos últimos anos, abocanhado uma fatia importante do mercado nacional de veículos. Em 2021, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), esse segmento apresentou expansão de 21,5% no primeiro trimestre, número acima daqueles apresentados pelos comerciais leves.
Números das vendas de picapes e caminhonetes
E esse resultado tem conseguido se manter em alta. Ao longo de 2022, foram comercializadas cerca de 330 mil picapes e, no primeiro trimestre de 2023, essa participação chegou a 19,3% do total de vendas no país. Essa quantidade de veículos desse tipo vendidos é bem acima da média global, de pouco menos de 6%. Entre as principais razões, de acordo com especialistas, está a grande busca por setores do agronegócio e de delivery.
O ano de 2024 reserva diversos lançamentos para a categoria. Compactas, intermediárias e de grande porte, de marcas variadas, as picapes e caminhonetes devem ganhar as concessionárias de todo Brasil. Acompanhe, a seguir, as novidades que chegam ao mercado brasileiro nos próximos meses.
Lançamentos das “grandonas” da Chevrolet
Prevista para o último bimestre deste ano, a Silverado na versão High Country 2024, da Chevrolet, chega para concorrer com outras caminhonetes de grande porte, como a Ford F-150 Platinum e a Ram 1500 Limited (a mais cara do segmento). Os interessados terão que desembolsar R$519,9 mil e entrar em uma lista de espera, uma vez que as 500 unidades trazidas do México, onde são produzidas, foram vendidas em apenas duas horas. O porte da High Country chama a atenção: 5,9 m de comprimento, 2 m de largura, 1,9 m de altura e o maior entre-eixos da categoria, com 3,7 m.
Outra “grandona” com a chancela da Chevrolet deve chegar em breve – no início de 2024, provavelmente – nas concessionárias do Brasil. As picapes S10 receberão uma nova atualização, com um visual robusto, inspirado na Colorado, também da multinacional, e de grande sucesso no mercado dos Estados Unidos. O design do painel deve incluir quadro de instrumentos 100% digital e central multimídia integrada ao cluster.
Amarok, a caminhonete da Volkswagen
Quem também traz boas novas na seara das caminhonetes de grande porte é a alemã Volkswagen. O mercado automobilístico espera a Amarok para meados do primeiro semestre de 2024, tanto no Brasil quanto na Argentina. Do lado externo, espera-se que a Amarok tenha traços do veículo produzido na Europa, enquanto o motor deverá continuar sendo o 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e 59,1 kgfm de torque.
Atualizações da Ford Ranger
Lançada em junho deste ano, a Ford Ranger versão 2024 aparece totalmente atualizada. A montadora norte-americana renovou esta geração em diversos aspectos e a Ranger ganhou atualizações no chassi, suspensão, direção, transmissão e motores. O preço indicado para a venda nas concessionárias é de R$289 mil.
Domínio da Fiat nas picapes menores
Desde sempre uma referência quando o assunto são picapes de menor porte, a italiana Fiat – marca de propriedade da Stellantis – traz novidades para essa categoria em 2024. Caso da Toro, que ganhará as ruas em seis versões, sendo a topo de linha a Ultra Turbodiesel 4×4, com preço previsto em R$210 mil.
Já a picape compacta mais vendida do Brasil, a Strada, também aparece atualizada, com novo motor 1.0 turbo e versões exclusivas. Por fim, a Fiat tem a Titano, prevista para o último trimestre de 2023, de porte médio e produzida a partir de um modelo chamado Landtrek, totalmente baseado em um projeto original da Peugeot.
Nova versão da Montana
A Chevrolet também tem novidades para as picapes de menor porte. A Montana ganha a nova versão RS como topo de linha. Com um visual de apelo esportivo, ela traz faróis de LED, com regulagem de altura, acendimento automático, entre outros itens.
Saveiro em quatro versões diferentes
Uma das picapes de maior sucesso na história automobilística nacional, a versão 2024 da Saveiro, da Volkswagen, ganhou as concessionárias no fim de agosto. A picape da montadora alemã recebe atualizações pontuais, em quatro versões diferentes. O preço varia entre R$95 mil e R$114 mil.
GWM: a novidade chinesa
Fundada em 1984 e responsável pela produção de 1 milhão de veículos no ano passado, a fabricante chinesa de automóveis Great Wall Motors Company Limited (GWM) está presente em mais de 60 países. A partir de 1º de maio de 2024, a multinacional começa a produzir carros no Brasil, com a recém-criada fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo.
Para inaugurar a nova era em território brasileiro com chave de ouro, um dos primeiros modelos produzidos na fábrica paulista será o GWM Poer. A caminhonete de porte médio será a primeira dessa categoria no mercado nacional feita com motorização híbrida flex e o lançamento efetivo está previsto para o segundo semestre de 2024. Apesar de haver poucas informações sobre a picape, sabe-se que ela terá um conjunto mecânico que deve ultrapassar os 300 cv e 50 kgfm.
O que são caminhonetes e picapes?
A rigor, caminhonetes e picapes são o mesmo gênero de carro. Considera-se uma caminhonete o veículo automotor que possui uma cabine para o motorista mais dois passageiros, e uma carroceria traseira com a parte superior aberta, utilizada para o transporte de carga, podendo carregar um peso bruto total de 3,5 mil quilos.
Acima desse peso, o veículo é considerado caminhão, cuja categoria de habilitação passa a ser “C”, segundo definição do Código Nacional de Trânsito (Contran). Na classificação das caminhonetes, estão as picapes, um nome aportuguesado para pick-up e popularmente utilizada para nomear as caminhonetes de menor porte.