Sol brilhante o ano inteiro, praias encantadoras e cultura marcante são características fundamentais para fazer com que Fortaleza, capital do Ceará, tenha a justa fama de ser um dos melhores e mais procurados destinos turísticos do Brasil. São 34 quilômetros de incríveis praias de perfis variados, desde as urbanas próximas ao centro da cidade e muito utilizadas por moradores até as mais rústicas, com orlas de areia branca, mar verde-azulado e coqueirais a perder de vista.
Referência regional e quarta cidade mais populosa do Brasil, com 2,4 milhões de habitantes, a capital cearense é figura carimbada em listas de destinos de viagem visitados com maior frequência, querida por brasileiros e estrangeiros, principalmente europeus e norte-americanos interessados pelo Brasil. Principal porta de entrada para o estado, o Aeroporto Internacional de Fortaleza recebeu um total de 63.258 viajantes internacionais no primeiro semestre de 2023, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O grande número de visitantes que passam pela “Terra da Luz” fazem o turismo ser responsável por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) local, movimentando cerca de 50 setores da cadeia produtiva, como o hoteleiro, com mais de 30 mil leitos disponíveis em resorts, hotéis e hospedagens em geral. Estima-se que, somente em julho de 2022, de acordo com o Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), cerca de 400 mil turistas visitaram a capital do Ceará e injetaram R$ 1,5 bilhão na economia.
Fortaleza, a capital do Ceará
Fortaleza é a cidade com maior população no Nordeste – ultrapassou Salvador segundo o Censo 2022. A Região Metropolitana, também conhecida como Grande Fortaleza, é a sétima mais importante do país. São 19 municípios, em um total de 7,4 mil km² e uma população de mais de 4 milhões de habitantes.
Em relação à economia, a capital cearense aparece em 11º lugar entre as cidades brasileiras e é líder nesse quesito entre os municípios nordestinos, com um Produto Interno Bruto de 65,1 bilhões.
Fortaleza: às margens do Rio Pajeú
Construída às margens do Rio Pajeú, em torno da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção – feita pelos holandeses com o nome de Forte de Schoonenborch e depois rebatizada pelos portugueses –, Fortaleza foi elevada à condição de vila em 13 de abril de 1726, sendo escolhida posteriormente como a capital da Capitania do Ceará.
As praias da orla central de Fortaleza
Fortaleza tem tudo aquilo que uma cidade litorânea precisa para ser um sucesso entre os turistas. Além de oferecer uma rede hoteleira bem desenvolvida, a capital do Ceará e suas praias podem ser desfrutadas o ano inteiro, pois as temperaturas são altas o ano todo, o sol está sempre presente e intenso, inclusive nos meses de baixa temporada. A orla central de Fortaleza tem três principais praias: Iracema, Meireles e Mucuripe.
Praia de Iracema
A primeira fica no coração da cidade e é uma das mais utilizadas pela população, que aproveita a extensão da avenida Beira-Mar, principal via da cidade, para caminhadas no fim da tarde. Observar o pôr do sol, considerado um dos mais bonitos do litoral brasileiro, é outro programa imperdível para quem visita a Praia de Iracema.
Com muitos hotéis instalados na avenida – que tem aquele que é considerado o metro quadrado mais caro da cidade –, a região conta ainda com diversos pontos turísticos, como a Ponte dos Ingleses, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha e a Estátua de Iracema, em homenagem à famosa obra do escritor cearense José de Alencar. A diversão noturna também é um característica na área da Praia de Iracema, pois ali estão inúmeros bares, restaurantes e casas de eventos, com shows de forró e de humor.
Praia de Meireles
A continuação da avenida tem a Praia de Meireles, localizada no tradicional bairro de mesmo nome e também conhecida como Praia do Náutico, devido ao nome de um notável clube da área. Assim como a vizinha Iracema, essa praia tem muitos hotéis e fica repleta de turistas, que aproveitam a estadia na região para caminhar pelo espaçoso calçadão da orla, onde também é realizada a feira de artesanato mais popular de Fortaleza, com artigos como lembrancinhas da cidade, roupas e comidas típicas.
Praia de Mucuripe
Célebre pela paisagem do horizonte repleta de velas de jangadas e barcos, a Praia de Mucuripe é um símbolo de Fortaleza. Inspiração para a música “Mucuripe”, composta pelos cearenses Belchior e Raimundo Fagner, é nessa região, que já foi uma vila de pescadores, que está o famoso Mercado de Peixes. Revitalizado em 2013, ele funciona como um centro de abastecimento para comerciantes e moradores, que compram peças frescas de peixes e frutos do mar por preços bem em conta. Ao fim da tarde, mesinhas são colocadas no calçadão e é possível saborear os peixes comprados na hora.
Praia do Futuro e outras da região de Fortaleza
Uma das praias mais conhecidas do Nordeste e a mais visitada de Fortaleza, a Praia do Futuro está a oito quilômetros da Praia de Iracema. Sua longa extensão de areia abriga as famosas barracas, consideradas verdadeiros clubes à beira-mar e que proporcionam ótima infraestrutura, com restaurantes, chuveiros, banheiros, parque infantil e estacionamento exclusivo. A região também é muito procurada por praticantes de esportes no mar como surfe e kitesurfe, por conta das fortes ondas e por apresentar águas em melhores condições sanitárias que as das praias do centro.
Praia de Sabiaguaba
Localizada em área de conservação ambiental, a Praia de Sabiaguaba está dentro do Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba. É nessa praia que está a foz do Rio Cocó, que passa por dezenas de bairros e deságua no oceano. O mar é agitado e com muitas ondas, não sendo recomendado para o banho. A infraestrutura local é modesta, com quiosques mais simples do que os encontrados na Praia do Futuro, por exemplo.
Porto das Dunas, a casa do Beach Park
Na chamada Costa do Sol Nascente, a leste da capital, está a cidade vizinha Aquiraz. A principal praia da localidade é Porto das Dunas, a casa do internacionalmente conhecido Beach Park, maior parque aquático da América Latina, com cerca de 20 atrações aquáticas e um complexo hoteleiro que recebe milhares de turistas, além de lojas e restaurantes. A praia, no entanto, vai muito além das atrações reservadas pelo parque. O local apresenta um cenário incrível, com orlas de areia branca e coqueirais, e um mar com ondas agitadas, palco do Campeonato Mundial de Windsurf.
Prainha e Centro das Rendeiras
Ao lado está a Prainha, um pouco mais “rústica” que a praia vizinha e ótima para quem quer fugir da badalação e ainda ter um mínimo de infraestrutura, com quiosques e restaurantes. A principal diversão por lá é andar de bugue pelas dunas e nadar nas águas de piscinas naturais do Rio Catú. Próximo à praia, está o Centro das Rendeiras, um dos maiores complexos de comércio de artesanatos do Ceará.
Passeios pela capital Fortaleza
Mesmo longe da praia, Fortaleza reserva diversos passeios incríveis que podem ser feitos pela cidade. Um exemplo é o Dragão do Mar, um dos principais centros culturais do Brasil. O visitante pode aproveitar espaços como: biblioteca, planetário, cinema, teatro, auditórios, sala de exposições e também uma incrível área verde, onde são realizadas apresentações musicais e festas juninas. O Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense também estão instalados no centro cultural.
A história da região é abordada com riqueza de detalhes no Museu do Ceará. Instalado em um edifício da segunda metade do século XIX no centro de Fortaleza, entre as peças do acervo estão artigos de vestimenta do Padre Cícero, um punhal pertencente ao cangaceiro Lampião e a primeira planta da cidade de Fortaleza. Outro lugar notável para cultura e história cearense é o Theatro José de Alencar. Inaugurado em 1910, o prédio já recebeu grandes atrações e é utilizado para diferentes apresentações. De estilo neoclássico, o edifício se destaca por seus vitrais coloridos, pinturas no teto e também pelo jardim projetado pelo paisagista Burle Marx.
Arena Castelão, em Fortaleza
Já para os fãs de esporte, Fortaleza reserva a Arena Castelão. Maior estádio do Nordeste, com capacidade para pouco mais de 63 mil espectadores, o Estádio Governador Plácido Castelo foi inaugurado na década de 1970 e totalmente remodelado para a Copa do Mundo de 2014. Casa do Ceará Sporting Club e do Fortaleza Esporte Clube, principais clubes de futebol da cidade, o Castelão recebe turistas para uma tour guiada pela arena, mesmo em dias sem jogos.
Artesanatos, um símbolo do Ceará
O estado do Ceará tem no artesanato local uma expressão artística e cultural muito valorizada. Muitos turistas visitam espaços de venda desses produtos feitos de forma manual, com o objetivo de levar para casa uma lembrança da cidade. Com mais de 500 lojas distribuídas em cinco andares e uma oferta enorme de objetos feitos com renda, couro, barro e madeira, além de comidas e bebidas típicas, o Mercadão Central é parada obrigatória para quem passa por Fortaleza.
Menos movimentado que o Mercadão, com mais de 100 lojas e dois museus, o Centro de Turismo de Fortaleza (Emcetur) também traz opções de artigos de artesanatos, comidas tradicionais e outros produtos tipicamente cearenses. Focado na gastronomia popular cearense, o Mercado São Sebastião conta com muitos restaurantes e quiosques com pratos e produtos regionais, assim como o Mercado de Pinhões, que une artesanato, culinária e apresentações de forró que embalam as noites no local.
Gastronomia: os sabores do Ceará
Explorar a gastronomia do Ceará faz a viagem até Fortaleza ficar completa. Conheça a seguir algumas especialidades da cozinha cearense:
- Baião de Dois – Leva ingredientes como arroz, feijão-de-corda e queijo coalho, e é servido com paçoca de carne-seca ou com macaxeira cozida, farofa e a manteiga de garrafa;
- Caranguejo – O prato é tão amado que possui um dia específico – quintas-feiras – na semana em que há promoções em todas as barracas da Praia do Futuro;
- Tapioca – Existem tapiocas para todos os gostos, de doces até salgadas, e com sabores exóticos. As mais simples são banhadas com leite de coco e queijo ralado;
- Cuscuz – O café da manhã típico dos cearenses é feito a partir do flocão de milho, acompanhado com carne-seca, manteiga de garrafa, queijo e outros ingredientes;
- Rapadura – O Ceará é o estado campeão na produção do doce mais consumido do Nordeste e que pode ser encontrado em diversos formatos e sabores.
Conheça Fortaleza com a Voepass!
Uma das cidades de maior potencial turístico do nosso Nordeste, Fortaleza tem praias exuberantes, muita comida gostosa, diversão e um povo apaixonante.
Quer conhecer tudo o que a “Terra da Luz” tem a oferecer? Vá com a Voepass! Reserve aqui sua passagem.