A presença de veículos elétricos nas ruas, estradas e concessionárias já se tornou uma realidade em todo o mundo. A frota de carros que utiliza esse tipo de tecnologia (que dispensa o uso de combustíveis fósseis), aliada aos veículos híbridos (que usam eletricidade associada a motor de combustão), chegou à marca de 100 mil unidades em circulação no Brasil em 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No mundo, são 16 milhões de automóveis leves eletrificados ou híbridos.
Como esse nicho dos carros com baixa emissão de carbono é considerado o futuro do mercado automobilístico, a oferta tem sido cada vez maior por parte das grandes montadoras. Mantendo a tendência, a indústria automobilística anuncia, nos últimos meses do ano, os modelos que ganharão lugar nas concessionárias em 2023, com uma enxurrada de novos carros elétricos.
As SUV’s vão continuar a dominar, porém os hatches e os sedãs também vão ter o seu lugar ao sol. Mas prepare o bolso, pois apesar da constante popularização, o preço dos carros elétricos ainda é um pouco salgado, com valor de tabela de duas a quatro vezes maior do que o dos carros convencionais.
Novidades das montadoras europeias
A montadora francesa Peugeot, do grupo Stellantis, fez recentemente o lançamento do e-2008 versão 2023. Trata-se da segunda geração da SUV compacta, que chega somente no modelo totalmente elétrico, trazendo o mesmo conjunto do e-208, que ganhou as concessionárias anteriormente.
Um de seus pontos positivos é a aceleração, indo de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, porém a velocidade máxima é limitada a 150 km/h, uma maneira de preservar o gasto energético da bateria. O valor previsto do e-2008 é de R$ 259 mil, o que o deixa como o segundo elétrico mais barato do país.
A Peugeot prevê, ainda, o lançamento de outros dois modelos elétricos no Brasil: e-308 e o e-Partner. O primeiro é baseado na plataforma EMP2 e estará à venda até a metade do ano na Europa. Um dos destaques desse modelo é a bateria, que conta com maior capacidade de armazenamento. Já o e-Partner é um utilitário que apresenta duas opções de tamanho (Standard e Long) e duas variantes de carroceria (Van e Cabine Dupla).
A alemã BMW também vai se fazer presente com um lançamento de elétrico no mercado brasileiro. O novo BMW i4 é um sedã elétrico que chega ao país nas versões eDrive40, de R$ 496,9 mil e com autonomia de 590 quilômetros, e M50, com preço previsto de R$ 596,9 mil e com dois motores elétricos que aumentam a sua potência. O sedã da marca alemã é considerado uma versão elétrica dos modelos da Série 3, a mais vendida do portfólio da BMW.
Quem também promete carros elétricos para o Brasil é a alemã Volkswagen. Os modelos ID4 e ID3 estão em fases de testes e devem chegar ao país até o segundo semestre de 2023. Ambos são hatches, sendo o segundo considerado de tamanho médio, e eles também utilizam os mesmos motores, porém com capacidades de bateria diferentes.
Asiáticos e norte-americanos apresentam seus elétricos
A chinesa BYD anunciou no mês de novembro que terá uma novidade elétrica para 2023. O novo Yuan Plus é uma SUV 100% elétrica de visual moderno e acabamento interno sofisticado. O veículo chega ao Brasil após ser apresentado na Europa e tem preço sugerido de R$ 269,9 mil.
Com estreia mundial marcada para o primeiro trimestre de 2023, o EV9 é uma SUV de tamanho grande (maxi) da sul-coreana Kia Motors. Com essa versão do EV9, construído sobre a avançada Plataforma Elétrica Modular Global (E-GMP), a montadora pretende alcançar ao máximo aquilo que é possível fazer com uma SUV.
Os norte-americanos também não deverão ficar atrás esse ano no quesito automóveis elétricos no mercado. A Ford colocará em suas concessionárias no Brasil o Mustang Mach-E, sucesso de vendas no mercado dos Estados Unidos e o primeiro elétrico puro sangue da marca a chegar ao Brasil. Se convertido do valor vendido nos EUA, espera-se que o preço do modelo da Ford seja por volta de R$ 240 mil em nosso país .
Com um preço maior que o da concorrente do mesmo país, a General Motors prepara a chegada da versão 2023 do Chevrolet Bolt e do Bolt EUV, a versão SUV “mais alta”. Com valor sugerido a partir de R$ 320 mil, o modelo traz a mesma motorização da versão anterior, mas as baterias foram alteradas, apresentando um aumento da autonomia de 383 para 416km.
Novidades em duas rodas
Não apenas do lançamento de carros vive o mercado automobilístico de elétricos. As motos 100% elétricas têm feito sucesso entre os adeptos das duas rodas que buscam diminuir as idas aos postos de combustíveis.
Quem promete novidades nesse setor para 2023 é a brasileira Voltz, com cinco lançamentos a serem apresentados ainda no primeiro semestre. As motos serão das categorias racing, scooter, big scooter e trail e virão com vários recursos inéditos, como assistência ao condutor e controle de velocidade.
Já os fãs da marca italiana Vespa podem finalmente ter no Brasil a versão totalmente eletrificada da scooter, chamada de Elettrica. O modelo apresenta o mesmo design elegante e icônico, que faz a marca italiana ter uma legião de admiradores em todo o planeta. Na Europa, existem duas versões da Vespa Elettrica: com 100 ou 120 km de autonomia. O modelo mais barato atinge 45 km/h, e a versão topo de linha alcança 70 km/h.