Bienvenue à Paris! (Bem-vindo a Paris!). Dia 26 de julho será a cerimônia de abertura da 33ª edição das Olímpiadas na era moderna. Serão 19 dias de competição, com os últimos eventos no dia 11 de agosto. No total, serão 329 eventos e 729 sessões em 32 esportes.
A França é conhecida por seus museus, história e gastronomia renomada mundialmente. Enquanto os atletas se preparam para os desafios das pistas e arenas no país europeu, nós nos inspiramos em um dos maiores eventos esportivos do planeta e separamos alguns restaurantes na rota para curtir o sabor francês em terras brasileiras.
Olimpíadas com sabores da França
Natal (RN)
La Brasserie de la Mer
Para curtir as Olimpíadas, que tal visitar o restaurante do chef Rrick Jacquin em Natal? O La Brasserie de la Mer (@labrasseriedelamer), comandado por ele, na cidade de Natal (RN), é um dos melhores da alta gastronomia francesa em solo brasileiro. Erick propõe uma cozinha repleta de sabores. Todos os pratos elaborados por Jacquin são um convite imperdível para os que primam pelo bom gosto e buscam por um menu diferenciado. No La Brasserie de la Mer, o visitante prova sabores como: tartare de atum potiguar com gergelim tostado, manga, chips de batata-doce; ostras de São Miguel do Gostoso braseadas; camarão na manteiga, pupunha braseado, molho de champanhe com caviar; filé mignon braseado, purê de trufas e molho roti especial do chef; pato na panela à moda Erick Jacquin, entre tantos outros pratos.
São Paulo (SP)
Bistrot de Paris
O Bistrot de Paris (@bistrot_de_paris) traz a magia parisiense para São Paulo. Quem visita o lugar é servido com a autêntica e generosa culinária francesa. O menu é composto por pratos típicos como: Soupe à L’oignon (sopa de cebola com massa folhada), Tartiflette du Savoyard (reblochon derretido e gratinado, batatas cozidas, cebola e bacon caseiro), Raclette Traditionnelle (tradicional queijo raclette derretido acompanhado de batatas cozidas, tábua de frios selecionados) e vários tipos de fondue. Todos os pratos são preparados com ingredientes da melhor qualidade, com toque de alta gastronomia do chef Alain Poletto e respeitando as receitas tradicionais e familiares.
La Casserole
Outro restaurante que vale a visita durante as Olimpíadas ou em outra época, é o La Casserole (@lacasserole1954). Autêntico desde 1954, é um dos raros restaurantes a manter preparos tradicionais e as receitas francesas originais. O local preserva a tradição de finalizar vários pratos na frente do cliente. Os filés e seus acompanhamentos chegam ao salão em panelas de cobre para serem servidos pelos garçons, que também preparam cuidadosamente o linguado, fatiam o pernil de cordeiro e servem o salmão defumado sob o olhar atento de cada cliente. Um dos destaques é, sem dúvida, o Steak Tartare, temperado e servido pelos garçons de acordo com a preferência de cada pessoa. O La Casserole está há quase sete décadas em frente à floricultura do Largo do Arouche. As mesas com vista para a banca de flores são sempre as mais disputadas.
Rio de Janeiro (RJ)
O L’atelier du Cuisinier
No centro do Rio de Janeiro, cidade que já sediou as Olimpíadas em 2016, o restaurante O L’atelier du Cuisinier (@latelierducuisinier) do chef David Jobert oferece ao cliente uma cozinha com simplicidade e sabores franceses, mas com produtos brasileiros. O restaurante atende apenas 26 pessoas por vez e conta com um atendimento exclusivo a cargo do chef David Jobert que oferece uma cozinha com criatividade e harmonia recheada de produtos da estação. São pratos que buscam a suavidade e o respeito às matérias-primas, para que cada cliente possa desfrutar da simplicidade dos deliciosos sabores franceses como degustação de queijos, fricassê de avestruz ao molho de especiarias, champignon de Paris e polenta cremosa, noisette de filé mignon ao molho de pimenta-verde com batata calabresa, além de uma carta de vinhos franceses maravilhosa.
Restaurante Signatures
Le Cordon bleu
O Restaurante Signatures – Le Cordon Bleu (@signatures_rj) está sob o comando dos professores da instituição, como o head chef de pâtisserie Philippe Brye. A ordem é privilegiar os ingredientes frescos e orgânicos que se transformam em pratos únicos, como: a delicada vieira grelhada escoltada por purée de couve-flor, couve crispy, chips de arroz e óleo de salsa, ou arroz de coco servido com curry de caju e shitake e até mesmo o peixe coberto cuidadosamente com finas fatias de aspargos como se fossem escamas, servido sobre um saboroso bisque, pupunha e camarão. Outro ponto alto do cardápio é o mignon feito a 59 °C no sous vide que chega à mesa com duas texturas de polenta, sálvia e mini-legumes ao molho de vinho. Para a sobremesa, o cliente pode optar pela deliciosa Chocolate 10 Texturas servida em um lindo prato carimbado com a logo da école em chocolate ao lado de macaron, telhas, suspiro, sorvete, bolo, calda, terra, lascas, ganache e chantilly – todos de chocolate, claro.
Porto Alegre (RS)
Le Bateau Ivre
O Le Bateau Ivre (@lebateauivrepoa) é sinônimo de excelência. Comandado pelo chef Gérard Durand, a marca começou em 1990, em Arraial D’Ajuda (BA). Antes disso, Gérard foi dono de um restaurante na região francesa da Provence, onde nasceu. Depois de quase seis anos na Bahia, o chef mudou-se para Brasília, onde o Le Bateau Ivre tornou-se o único duas estrelas da cidade. Em setembro de 2002, Gérard instalou-se em Porto Alegre e o Le Bateau Ivre passou a ser uma referência na capital gaúcha. Nele você poderá degustar pratos como: filé de peixe ao molho curry, chutney de manga e camarão grelhado, filé de peixe ao molho roquefort, polvo à moda provençal, camarões vg ao molho de tamarindo, além de vários tipos de bebidas, como licores.
Brasília (DF)
Saveur Bistrot
O Saveur Bistrot (@saveurbistrot), restaurante do chef Thiago Paraiso, foi eleito três vezes o melhor bistrô de Brasília pela revista Encontro Gastrô (Correio Braziliense) – 2018, 2021 e 2022 – e recebeu indicações a Melhor restaurante de Brasília em 2019, 2021 e 2022, destacando-se por oferecer uma experiência de excelência. Quem visita o Saveur pode desfrutar de um maravilhoso Steak tartare com chips de batata; tartare de beterraba, purê de ervilha, laranja, sorvete de boursin com leite de cabra do cerrado e baru; tartare de picanha defumado, vinagrete e pão de alho; rã grelhada em manteiga de alho e salsa, coxinha de rã desfiada e aioli de limão. A carta de bebidas inclui ainda champagne, espumantes e vinhos, além de outras bebidas. Aberto às sextas e sábados para jantar, o bistrô funciona exclusivamente com reservas.
Para curtir esses sabores, reserve já sua passagem no site da Voepass. Continue navegando no nosso site e descubra outros destinos incríveis para visitar, seja nas Olimpíadas ou não.