Não é difícil encontrar adjetivos para descrever o arquipélago de Fernando de Noronha em Pernambuco. Com a natureza como protagonista, o destino encanta os turistas brasileiros e estrangeiros por suas belas paisagens naturais. Segundo a administração de Fernando de Noronha, a ilha principal recebeu mais de 123 mil visitantes em 2023.
Composto por 21 ilhas, o arquipélago de Fernando de Noronha tem uma extensão terrestre de 26 km². Já a ilha principal tem 17 km². O arquipélago ostenta o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A principal atração costuma ser as belas praias. A Praia do Sancho é a mais famosa e chegou a ser escolhida como a “melhor praia do mundo” em uma votação no site do TripAdvisor, um dos principais sites especializados em viagens do mundo.
Outras praias de destaque são Baía dos Porcos, Atalaia, Baía de Sueste, Cacimba do Padre, Porto Santo Antônio, Praia do Cachorro, Praia do Meio, Praia da Conceição e Praia do Leão.
No entanto, esse paraíso natural e de águas cristalinas reserva ainda muitas outras atrações para quem quer aproveitar ao máximo a passagem pela ilha. Confira algumas delas!
Atividades aquáticas
Você já ouviu o ditado “quem está na chuva é para se molhar”? Essa frase também pode ser aplicada aos turistas que visitam Fernando de Noronha. Não há como negar que as atividades aquáticas são as mais requisitadas e por isso existe uma variedade considerável de passeios que os visitantes podem aproveitar.
Um dos mais tradicionais é o passeio de lancha privativa pelas águas cristalinas da ilha. Há opções de rotas de até 4 horas e que entram na área do Parque Nacional Marinho. As saídas podem ser feitas de manhã e este é o melhor horário para quem deseja ver os golfinhos. Há também opção de fazer este passeio no fim da tarde e desfrutar de um belo pôr do sol. As lanchas costumam incluir um cardápio envolvendo churrasco de peixe no trajeto.
Já para quem deseja fazer um passeio pelas águas de forma mais econômica, a melhor opção é o barco tradicional, que inclui parada para banho na Baía do Sancho. Na agência de turismo “Pedrinho de Noronha – Pescaria & Passeios”, há o pacote “Entardecer VIP”, em que o viajante passa por mais de 10 pontos de interesse turístico, incluindo uma parada no Morro Dois Irmãos para tirar fotos.
Depois, é escolhida a melhor praia para um churrasco de peixe, salada, fruta e pão de alho para contemplar o pôr do sol. Nesse momento, é possível fazer mergulho livre próximo da embarcação.
Por falar em mergulho, essa é a melhor forma de conhecer a vida marinha em Fernando de Noronha, sendo um dos três principais destinos no mundo para mergulho com cilindro. Nesta atividade, você recebe todas as orientações necessárias de um instrutor experiente, que vai te acompanhar debaixo d’água por até 30 minutos, podendo chegar a 12 metros de profundidade.
O mais interessante é que não é nem mesmo necessário saber nadar para curtir esse passeio. Uma dica valiosa é levar uma câmera subaquática para registrar um cenário cheio de cores, ao mesmo tempo em que você estará rodeado de peixes, arraias e outras espécies marinhas.
Uma outra opção de mergulho envolve conhecer a estrutura de um navio grego de 160 m de comprimento conhecido como Eleni Stathatos. Ele naufragou próximo ao Porto de Santo Antônio devido a um incêndio em um dos motores em 1929. Hoje é a casa de peixes coloridos, tartarugas e tubarões.
Além de barcos e lanchas, você pode explorar o litoral de Fernando de Noronha em uma canoa havaiana. A proposta da expedição é contemplar o cenário paradisíaco da ilha em um roteiro de 4 km. O passeio inclui remos e coletes e uma parada para banho e mergulho.
Depois de passear de barco, lancha, remar e mergulhar, há outra opção para curtir e explorar as águas do arquipélago? Sim, pedalando. Isso mesmo, é possível utilizar um pedalinho em formato de bicicleta, no qual o viajante vai pedalando pelo mar. O passeio de bike aquática pode durar de uma a duas horas e passa por faixas de areia como a da Biboca e do Cachorro.
Trilhas
Não é só na água que você pode curtir as belezas naturais de Fernando de Noronha. Se está visitando o local pela primeira vez, um dos melhores passeios é o Ilhatour. Acompanhado por um guia credenciado em um veículo 4×4, você irá conhecer os principais pontos turísticos da ilha (cerca de 70% do território). Ele costuma durar o dia todo e termina com uma fantástica visão do pôr do sol no Mirante de Boldró.
Para os mais aventureiros, há diversas opções de trilha a pé, mas atenção, algumas das rotas necessitam de agendamento prévio no site parnanoronha.com.br. Um exemplo é a Trilha do Atalaia, a mais famosa e disputada. Além do agendamento, é necessária a presença de um guia. Com um grau de dificuldade médio, ela pode ser feita da maneira mais curta (45 minutos) ou mais longa (3 horas).
A Trilha do Farol é uma caminhada mais tranquila que proporciona uma vista fascinante dos mirantes durante o trajeto de 2,5 km de extensão. Já a Trilha da Baía do Sancho tem início na Praia do Cacimba do Padre e passa por montanhas rochosas, terminando com uma subida no penhasco que leva à Baía do Sancho. Apesar de difícil, você terá uma vista inesquecível quando chegar ao topo.
A Trilha da Baía dos Golfinhos é uma das mais calmas de Fernando de Noronha e oferece uma excelente vista para observar os golfinhos. Por fim, a Trilha da Costa Esmeralda oferece a oportunidade do turista conhecer três praias em um único trajeto: Praia do Bode, Praia do Quixaba e Praia Cacimba do Padre. Ela tem duração de aproximadamente 2 horas e uma extensão de 2,2 km.
Agora que você já sabe como curtir ao máximo Fernando de Noronha, basta acessar o site da Voepass e reservar a sua passagem para esse destino incrível!