Os chineses têm cada vez mais encabeçado a tecnologia de ponta no mundo. Se há alguns anos atrás comprar algo “made in China” era sinônimo de adquirir um produto de qualidade duvidosa, o investimento da nação asiática em pesquisa e desenvolvimento, em diversas áreas da inovação tecnológica, cresceu a ponto de alcançar 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2020. A previsão do governo da segunda maior economia do mundo é que a inovação tecnológica e industrial do país em breve alcance U$ 1,4 trilhão em investimentos.
O pouco investimento tecnológico barrava a procura por automóveis chineses. Entre os problemas que eram observados nos carros estavam quesitos como motor e carroceria de baixa qualidade, peças de reposição difíceis de serem encontradas e pouquíssimas opções de modelo. Com o investimento, em especial na última década, os automóveis do país conseguiram um verdadeiro upgrade.
E se antes o público brasileiro tinha grande preconceito com veículos de tecnologia chinesa, principalmente por causa dos carros que por aqui desembarcaram em meados da primeira década deste século, este receio vem desaparecendo gradativamente. Uma prova disso são os números de vendas da sino-brasileira Caoa Chery, atualmente em 10º lugar entre as montadoras no mercado brasileiro, com quase o dobro de vendas de nomes tradicionais, como a norte-americana Ford (32.365 contra 16.499).
E 2022 promete para os chineses nas ruas, pistas e concessionárias brasileiras. Outras grandes montadoras como a JAC Motors, a BYD e a Great Wall, além da própria Caoa, lançaram ou vão lançar novidades, de elétricos a sedans, com o objetivo de entrar de vez na briga com os europeus, norte-americanos, japoneses e sul-coreanos pela preferência (e o dinheiro) dos motoristas brasileiros.
Novidades Caoa Chery
Já citada pelo seus representativos números de vendas no Brasil, a Caoa Chery, que conta com fábricas em Anápolis (GO) e Jacareí (SP), lançou no primeiro semestre a nova versão do SUV Tiggo 5X Pro. Revelado ao público em fevereiro, bateu um recorde ao comercializar 900 unidades em 24 horas. Na reestilização, o Tiggo 5x Pro ganhou mudanças na parte interna (painel reformulado com central multimídia) e externa (faróis e rodas), além da mecânica e ganhos em economia.
Outro lançamento de um SUV pela Caoa Chery é o Tiggo 7 Pro. De tamanho médio e que foi modificado em alguns pontos ao modelo antecessor, tem versão única com preço médio de R$ 189,9 mil. Também SUV da montadora sino-brasileira, mas de maior porte que os outros modelos – capacidade para sete lugares –, o Tiggo 8 Pro deve ser um dos principais lançamentos automotivos do país em 2022. Previsto para maio, o veículo chega com novidades no visual e acabamento mais refinado.
A grande novidade da Caoa Chery no mercado brasileiro é a sua linha de luxo que deve ganhar as ruas com o Exeed LX e o Exeed VX. O primeiro é baseado no Tiggo 7, mas tem configuração diferente, enquanto o segundo é uma versão mais requintada do Tiggo 8. Ambos devem chegar ao país em meados do ano.
BYD e a invasão das concessionárias
A marca chinesa BYD, que possui uma fábrica em Campinas (SP) desde 2015, planeja uma rede com cerca de 35 concessionárias espalhadas pelas principais cidades do país até o fim de 2022. O primeiro lançamento da marca em território brasileiro para este ano, previsto para abril, é o sedã elétrico BYD Han EV. Projetado pela equipe internacional de design da marca asiática, o elétrico de visual caprichado rendeu o prêmio internacional iF Design 2021.
A BYD também busca pelos consumidores de SUV com o lançamento do Song Plus. Ele chega com visual ousado e a promessa de rodar até 1,2 mil quilômetros com apenas um tanque de combustível. O Song Plus também ganhará uma variante elétrica com design e mesmas medidas da versão híbrida plug-in.
A terceira novidade da BYD para o Brasil neste ano – com lançamento feito no fim do ano passado – é o SUV elétrico Tan (ou Tang como é chamado na China). Com capacidade para sete passageiros, o BYD Tan segue a atual identidade visual da montadora chinesa e tem alcance de 505 quilômetros.
Picapes e SUVs da Great Wall
Dona da antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a Great Wall Motors também não deverá economizar em seu projeto de lançamentos de veículos no Brasil. A montadora chinesa confirmou que lançará até 10 carros eletrificados (quatro BEVs e seis híbridos) no Brasil nos próximos três anos.
Prevista para o segundo semestre, a picape Poer é o mais esperado lançamento de 2022 da GWM. Média e com capacidade de carga superior a uma tonelada, a Poer apostará numa lista de equipamentos recheada, que deve oferecer tecnologias de condução semiautônoma e recursos como a central multimídia.
Sucesso de vendas na China, o SUV Haval 6 também deve chegar ao país pelas mãos da Great Wall a partir do segundo semestre. A terceira geração do modelo foi lançada em 2020, e traz design mais elaborado do que as gerações anteriores. De porte um pouco menor que o Haval 6, o Haval Jolion também deverá ser produzido e lançado em nosso país. Com design charmoso, ele segue a atual identidade visual da GWM e sua chegada às concessionárias está prevista para o fim do ano.
Leia mais matérias sobre veículos no Blog da Voepass. Se quiser viajar pelo Brasil, a Voepass te leva. Confira aqui.