Os aromas e temperos são marcas registradas da Índia, país que transborda as essências adocicadas e picantes, influenciando diretamente em uma culinária característica e inesquecível. Os diferentes pratos indianos são únicos e extremamente saborosos, garantindo uma experiência gastronômica de tirar o fôlego, sendo uma das mais queridas internacionalmente.
Particular e com muitos elementos presentes na maioria das opções — como os temperos —, a culinária indiana apresenta divergentes costumes devido aos diferentes povos que habitaram o subcontinente ao longo dos séculos. Consequentemente, cada região do país traz pratos específicos, incluindo diferentes temperos, iguarias e essências.
É graças a essa multiplicidade e aos tantos aromas que a cozinha da Índia é considerada a mais aromática de todas. Não apenas os pratos são conhecidos pelas singularidades de suas essências, como também as bebidas típicas, principalmente os chás, que prometem sabores únicos.
Particularidades da gastronomia indiana
As práticas culinárias indianas não são nada recentes. Desde as rotas comerciais antigas com países ocidentais, com datas de cerca de 2000 a.C., esses costumes da cozinha da Índia chamam atenção. Ainda, as religiões originárias do país, inclusive àquelas que chegaram após os anos 1000 d.C., sempre influenciaram a gastronomia.
Na hora de conhecer essa amada culinária, é importante reconhecer e compreender como a religião influencia diretamente nos hábitos gastronômicos. Para a maioria hindu, por exemplo, a vaca é um animal sagrado, com a carne bovina não sendo consumida. No entanto, os derivados do leite influem na espiritualidade, por isso, são frequentes nas receitas.
Outra questão também relacionada aos costumes da Índia é que, especialmente em regiões onde a maioria é muçulmana, a carne suína também não é uma opção, mas já não é uma preferência por grande parte dos indianos. Por essa razão em relação às carnes, muitos pratos apresentam opções apenas com frango, carneiro e peixe.
Por apostar em pratos com produtos naturais, incluindo muitas verduras, frutas, cereais e legumes, sempre acompanhados de temperos, o vegetarianismo acaba sendo muito presente na culinária indiana e, inclusive, todos os restaurantes em solo brasileiro oferecem diferentes pratos vegetarianos. Na Índia, mais de 1 bilhão de habitantes é vegetariano, reforçando os costumes culinários de vegetais, frutas e produtos naturais.
O que é o famoso curry? E a massala?
Tradicional molho indiano, o curry foi criado por volta do século XIX a partir de mais de 35 temperos de origem indiana; estes que são os responsáveis por dar o sabor doce e, ao mesmo tempo, picante, tornando esse molho bastante característico e representativo. Ele pode ser combinado com múltiplas receitas, além de trazer uma série de benefícios à saúde.
Entre os principais componentes para esse querido molho estão: gengibre, pimenta-dedo-de-moça, coentro, cravo e cúrcuma, responsável por garantir um sabor forte e cor amarelada. Devido ao tom acentuado do sabor, o curry pode substituir outras iguarias nas receitas, incluindo o próprio sal.
Já a massala é uma grande mistura de sabores a partir de especiarias como gengibre, noz-moscada, canela, coentro, louro, cravo, cominho, cardamomo, erva-doce, diferentes pimentas, hortelã, pimenta-do-reino, chilli, entre outras, que serão torradas para formar um inconfundível misto de elementos. Curiosamente, essas variadas combinações buscam, em geral, ajudar na digestão, absorção de nutrientes e queima de gordura, por isso é igualmente benéfica à saúde e nutrição.
Bebida acompanha?
Falar sobre costumes gastronômicos da Índia e não lembrar do chai é impossível, visto que ele está muito conectado à cultura indiana. Essa típica bebida é muita consumida no país pelo marcante sabor, benefícios à saúde e baixo custo. A receita original prevê o uso das folhas da planta local de mesmo nome. Contudo, existem mais de 3 mil variações, com misturas de especiarias que serão responsáveis para conferir um tom único.
Assim como os pratos, é comum encontrar diferentes receitas de chai em cada região da Índia, mesmo que alguns elementos sejam protagonistas entre os chais indianos, como a canela, o gengibre e o cardamomo.
Onde comer
- Govardhana Hari, Sabor da Índia – Rio de Janeiro / Contato: @govardhana.restaurante
- Tandoor, São Paulo / Contato: @tandoorsp
- Lotus Sweet & Spice, – Ribeirão Preto / Contato: @lotussweetspicy
- Restaurante Gopala Madhava, – São Paulo / Contato: @gopalarestaurante
- Hoje tem Curry! – Rio de Janeiro / Contato: @hojetemcurry_
- Bawarchi, São Paulo / Contato: @restauranteindianobawarchi
- Restaurante Taj Mahal, – Rio de Janeiro / Contato: @tajmahalrio
Comidas típicas
NAAN – pão presente em quase todos os pratos.
SAMOSA – tradicional pastel recheado, carregado de temperos indianos.
VADA PAV – sanduíche vegetariano, composto por bolinho de batata frito colocado dentro de um pão.
ROGAN JOSH (ou ROGHAN GHOSHT) – carne de cordeiro, temperada com iguarias indianas, molho de cebolas douradas e iogurtes.
BUTTER CHICKEN – cubos de frango com temperos e iogurte.
Mais matérias sobre gastronomia, acesse o Blog da Voepass. E se quiser viajar pelo Brasil para experimentar outros sabores, a gente te leva. Confira aqui!