O estilo escandinavo é grande defensor da máxima “menos é mais”. Ele cria ambientes sem muito esforço e sem precisar apostar em muitos artigos para isso, muito pelo contrário, aqui a simplicidade reina e o intuito do décor é deixar a casa convidativa para se passar longos períodos. Seu minimalismo é aliado à funcionalidade e juntos, sem qualquer pretensão, garantem uma atmosfera de sofisticação e conforto, com um toque rústico. Este estilo, como o próprio nome indica, tem suas origens na Escandinávia, região no norte da Europa que abrange países como Noruega, Dinamarca e Suécia.
Esta região costuma ter invernos rigorosos, e mesmo nos demais períodos do ano, possui um clima de temperaturas amenas. Os dias também são curtos, não passando de sete horas diárias, o que leva a noites longas. Com isso, os habitantes passam maior tempo em casa. Este conjunto de fatores levou à necessidade de trazer conforto às moradias. É por isso que na decoração escandinava valoriza-se tanto o conceito de claridade e amplitude, que se revelam por meio da paleta de cores, do design dos móveis e maneira como eles são remanejados, entre outros. Confira os principais elementos e características deste estilo.
Paleta de cores
No estilo escandinavo predominam as cores neutras e sóbrias. O primeiro passo para o décor escandinavo é apostar na base destas cores, que são um dos principais fatores a denunciar este estilo. Branco e nunces de cinza, bege, off-white são escolhas certeiras, que aparecem nos revestimentos – principalmente paredes –, nos acabamentos e até mesmo nos móveis e artigos de decoração.
O branco é especialmente valorizado justamente para trazer esta claridade que o estilo busca, independentemente de como está o dia lá fora, pois reflete mais luz para dentro do ambiente. Cores claras nas paredes e móveis servem como difusor de luz. Para quebrar a predominância do branco, aposte nas outras cores neutras citadas nos elementos decorativos. Para um toque de cor, também é válido investir nas candy colors (tons pastéis de amarelo, rosa etc.) e até mesmo no preto.
Iluminação
Assim como a cor influencia na iluminação dos ambientes, outras estratégias também podem ser aplicadas. Uma delas é o uso de portas e janelas amplas que possibilitem a entrada de luz no interior da casa. Sendo assim, se optar pelo uso de cortinas, escolha as opções que sejam claras e leves, que não bloqueiem muito a passagem da luz natural.
Vale a pena aliar a iluminação natural com a artificial. Para isso, priorize as luzes artificiais brancas, potentes e com iluminação direta. É importante se atentar com a projeção de sombras, evitando criar cantos escuros. Sobre as luminárias, lâmpadas penduradas por fios caem superbem nesta decoração.
Elementos naturais
Por ser um estilo que preza pela simplicidade, o que lhe confere um aspecto um tanto quanto rústico – embora transmita um ar de contemporaneidade –, é comum o uso de materiais que remetam à natureza, e um dos principais deles é a madeira. Ela pode ser agregada na decoração por meio de revestimentos, como o do piso – e hoje há, no mercado, uma variedade de revestimentos que reproduzem este material –, e dos móveis. Ainda seguindo a premissa do escandinavo, aposte nas madeiras de tonalidade clara, como o pinho ou carvalho.
Para estofados, almofadas e mantas, que trazem este conforto almejado para dentro de casa, são utilizados linho, algodão, lã etc., também em tons neutros, mas que podem apresentar pontos estratégicos de cor. Tapetes de pelo ou de couro, além de complementarem a decoração, evidenciam uma referência aos antigos povos nórdicos, arrematando a essência escandinava.
As plantas também podem ser inseridas nesta decoração, inclusive as de folhagens mais escuras – pacovás e espadas-de-são-jorge são uma boa opção –, o que cria um contraste bonito com a atmosfera e elementos claros do ambiente. Lembre-se de não exagerar na dose de verde!
Móveis e artigos decorativos
No décor escandinavo, a ideia é deixar os ambientes livres de complicações e aproveitar os espaços ao máximo, deixando-os livres. Sendo assim, nada de tumultuar móveis um em cima do outro. O design do mobiliário também segue a máxima minimalista e apresenta linhas retas. Móveis de pés-palitos se mostram bastante presentes neste estilo. Na cozinha, bancadas, armários, banquetas e mesas, geralmente, são de madeira.
Artigos decorativos podem explorar formas geométricas. É o caso dos espelhos, que são muito bem-vindos neste décor, e de quadros, telas e porta-retratos. Você pode montar uma parede ou mural com eles, e fazer uma composição distribuindo-os de diferentes formas. Aliás, sabe aquela baguncinha arrumada? Então, eis outro mandamento do estilo escandinavo. Objetos propositalmente “fora de ordem”, como os quadros e espelhos no chão ou soltos, dão um charme especial.
Itens essenciais no estilo escandinavo
- Cerâmicas e vidros: estes materiais combinam bem com a pegada escandinava, ajudam a dar um toque sofisticado, além de complementar a decoração;
- Quadros: como a base de cor do estilo escandinavo é neutra, eles balanceiam e trazem equilíbrio para o décor, ajudando a quebrar a seriedade do ambiente;
- Madeira: seja nos revestimentos, no mobiliário ou como arremate de itens decorativos como espelhos, aposte na madeira (principalmente as claras); uma dica são os móveis de pés-palitos.
Para mais matérias de decoração, visite nosso blog. E se quiser viajar, a Voepass leva você. Confira aqui!