A relação entre os seres humanos e os automóveis tem seus primeiros relatos a partir da segunda metade do século XVIII. Alguns estudiosos da história automobilística dão ao francês Joseph Cugnot a paternidade do automóvel que, a partir de então, revolucionaria a questão do transporte no mundo moderno.
Mas da máquina construída por Cugnot em 1771, uma espécie de trator movido a motor a vapor – e não tracionado a cavalos, como era o transporte terrestre até então –, até os modelos mais modernos, apresentados pelas marcas que dominam o mercado automobilístico hoje em dia, muita coisa aconteceu.
Aliás, as montadoras mais famosas são as grandes responsáveis pelos avanços tecnológicos mais notórios da indústria. Com o Modelo T, por exemplo, a Ford Motor Company foi a primeira a elaborar um carro para ser fabricado em larga escala, o que barateou o processo de produção e possibilitou que mais pessoas tivessem acesso a um carro considerado confiável e de manutenção simples. Foram mais de 15 milhões de unidades do Ford T comercializadas entre 1909 e 1927.
Mas saiba que o Ford T não é o carro mais vendido da história da marca norte-americana. Esse título fica com a F-Series, as picapes fabricadas desde 1948 e que já venderam mais de 43 milhões de exemplares, estando atualmente na 15ª geração. Veja a seguir quais os carros estão no topo da lista de mais vendidos pelas principais marcas automobilísticas e descubra se você tem – ou já teve – algum “exemplar” desses em sua garagem.
Corolla, o campeão de vendas
O troféu de modelo de automóvel mais vendido da história é do Corolla, da Toyota. Fabricado desde 1966, o “queridinho” da marca japonesa supera o número de 50 milhões de unidades comercializadas, em todo o mundo, em pouco mais de meio século. Disponível em versões sedan, hatchback e perua, o Corolla foi lançado para atender a mudança de perfil do consumidor nipônico, uma vez que o país passava por um progresso econômico e tecnológico.
Em poucos anos, ele alcançou novos mercados como a Europa e os Estados Unidos. No Brasil, o Corolla começou a ser produzido a partir de 1998 na fábrica da Toyota em Indaiatuba, no interior de São Paulo, onde já foram feitas cerca de 1,5 milhão de unidades. O modelo 2023 do Corolla está disponível nas concessionárias em seis versões, que variam de R$ 147,7 mil (GLi) até R$ 191,7 mil (Hybrid Premium).
Golf, o compacto esportivo
O Fusca pode até ser o carro mais icônico da Volkswagen – e talvez o mais popular do mundo –, mas não é o campeão de vendas da marca alemã. Esse título fica com o Golf, resultado dos 35,5 milhões de unidades vendidas desde 1974. Atualmente em sua oitava geração na Europa, o Golf foi lançado já em sua versão mais famosa, o GTI, no salão do automóvel de Frankfurt, criando assim uma categoria automotiva até então inexistente: a de carros compactos esportivos hatch com tração nas rodas dianteiras.
De olho no futuro, a VW promete que, em breve, toda a linha do Golf será eletrificada, não restando mais opções desse carro com motor a combustão. Hoje em dia, já há uma versão do carro exclusivamente elétrica, o e-Golf, além de uma opção híbrida, o GTE. Apesar dos altos números de venda em todo o mundo, o Gold, no Brasil, amargava a queda nas vendas e saiu de linha em 2020, dando lugar ao SUV compacto T-Cross.
Civic, “o carro para o mundo todo”
Fabricado desde 1972 pela japonesa Honda, o Civic já teve 20 milhões de unidades comercializadas no mundo. A ideia era ter “um carro para todas as pessoas, para o mundo todo”, segundo a própria fabricante. Em duas ocasiões (2007 e 2017), o sedan foi escolhido como “carro do ano” pela revista Auto Esporte, uma das principais publicações do setor do Brasil.
A versão nacional do Civic foi descontinuada pela montadora no país, em 2021, após o encerramento das atividades da linha de produção existente em Sumaré (SP), onde era produzido desde 1997. Sua última versão, a 11ª geração, está prevista para desembarcar no país no primeiro semestre deste ano, importada da Tailândia.
1990, a década do Corsa
Um dos carros com maior mercado no Brasil durante a década de 1990 e início dos anos 2000 foi o Corsa, considerado na época um modelo revolucionário entre os carros populares por contar com itens como injeção eletrônica, por exemplo. Seu sucesso de público e crítica era tamanho que, além de ser um dos automóveis mais vendidos do período, conquistou o título de “carro do ano” em 1995 e 1996 pela Auto Esporte.
O Corsa foi lançado no Brasil pela norte-americana General Motors/Chevrolet, que o fabricou em solo brasileiro entre 1994 e 2015. Já na Europa, a responsável pela sua fabricação era a montadora Opel, atualmente do grupo Peugeot-Citröen.
Estima-se que foram vendidas mais de 18 milhões de unidades no mundo. Apesar de não estar mais em linha no Brasil, entre o público europeu ele ainda faz significativo sucesso, tendo, inclusive, um modelo elétrico, o Corsa-E 2023.
Mais curiosidades sobre o mundo automotivo
- Dados da Oica (Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores) apontam que a produção mundial de carros em 2020 foi de cerca de 78 milhões;
- A China é o país que mais fabrica automóveis, com um terço da produção mundial. O Brasil aparece em nono lugar, com 2,5% dos automóveis feitos no mundo;
- A marca que mais vendeu carros no Brasil na última década é a montadora italiana Fiat, com mais de cinco milhões de veículos emplacados;
- Nos últimos dez anos, o carro mais vendido do país foi o Gol, da alemã Volkswagen, o que coloca a montadora como a terceira no mercado brasileiro. Em segundo está a General Motors;
- O Model Y, da Tesla, foi o carro elétrico campeão de vendas no primeiro semestre de 2022 no mundo. Entre janeiro e junho, foram comercializados 314.921 unidades dele no planeta.
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