Algo diferente está acontecendo no ranking de automóveis mais vendidos no Brasil em 2021. A surpresa é a liderança de uma picape como o carro mais vendido no país, no caso a Fiat Strada.
De acordo com os dados de emplacamentos divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram comercializadas, entre os meses de janeiro e setembro, 79.613 unidades da picape da montadora italiana, o que a coloca como líder não somente de sua categoria e entre os comerciais leves, mas nas vendas em geral.
Outros modelos de picapes, de diferentes montadoras, também têm apresentado bons resultados de vendas neste ano. Além da Fiat Toro, também da empresa italiana com sede em Betim (MG), a Toyota Hilux, a Volkswagen Saveiro e a Chevrolet S10 aparecem em todos os meses na lista de carros mais vendidos do país.
Mas qual seria o motivo deste destaque das picapes entre os carros mais vendidos do país? No caso da Strada, por exemplo, um dos pontos que deve ser levado em consideração são as vendas diretas, modalidade que compreende quase metade das aquisições do veículo. Por ser um utilitário, a picape acaba sendo vendida mais para empresas. Com a cabine simples e a capacidade de carga para 700 quilos, manteve o público da primeira geração, modelo que também vendia bem, mas nunca chegou a liderar o mercado como agora.
Outro motivo também, e que talvez tenha sido o diferencial na quantidade de vendas em relação a anos anteriores, é que nesta segunda geração, lançada ano passado, a picape Strada ficou maior e com mais espaço interno. Ganhou cabine dupla com quatro portas e roubou clientes de hatches e sedãs, virando realmente um carro familiar, com espaço maior no banco traseiro.
Novas versões 2022
Para os fãs de caminhonetes e picapes, novas versões delas devem ganhar as concessionárias brasileiras em 2022. O primeiro exemplo é a própria Strada , com a aguardada versão com transmissão automática CVT. Ela será oferecida somente nas versões Volcano e na inédita Ranch, ambas já homologadas no Brasil. Se a lógica de preços seguir a do SUV Pulse, com a diferença de R$ 10 mil para a versão manual em relação à CVT, a Fiat Strada Volcano partirá de R$ 110 mil.
Outra novidade para 2022 será a versão Working, que estreará podendo levar até 770 quilos. Será a picape compacta com maior capacidade de carga no mercado brasileiro. Por ser destinada ao trabalho pesado, ela não terá ar-condicionado e o único item de conforto será a direção com assistência hidráulica.
Mas não é apenas com a Strada que a montadora italiana trará novidades para o próximo ano. Disponíveis nas concessionárias, o modelo 2022 da picape Toro apresenta as versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e a top de linha Ultra. A Fiat Toro é a segunda picape mais vendida do Brasil, acumulando 54.647 emplacamentos em 2021. A nova versão tem três opções de motorização distintas (1.8 flex aspirado, 1.3 turbo flex e 2.0 turbodiesel, sendo esta a única opção nas versões Ranch e Ultra).
Quem também traz novidades em modelos de picape é a francesa Peugeot. A Landtrek faz a montadora se aventurar neste mercado, mas desta vez com um exemplar para a categoria de médias. Para o mercado brasileiro, a picape será equipada com motor 1.9 turbodiesel e capacidade de carga de mais de uma tonelada.
Outra francesa a lançar uma picape para 2022 é a Renault, com a média-compacta Duster Oroch . Remodelada, a nova versão adotará nova grade e faróis, e o para-choque será redesenhado. A novidade, porém, ficará para a motorização. Também da Renault, produzida desde o fim de 2020 na Argentina, a Alaskan deve ganhar as concessionárias brasileiras em 2022.
Quem também se renovará para o próximo ano é a Frontier , da Nissan. A nova versão ganhou uma renovação visual em novembro do ano passado, que será a mesma aplicada na picape vendida por aqui – que também virá importada da Argentina em 2022. A Hillux GR-Sports, da Toyota, é outra que deve ganhar as concessionárias com o novo modelo. A picape terá visual inspirado na versão recém-lançada na Tailândia, com novidades tanto na parte interna quanto externa.
Força ianque
País criador das caminhonetes e picapes, os Estados Unidos têm neste tipo de veículo o campeão de vendas em seu mercado. Para 2022, as principais marcas norte-americanas já se programam para colocar alguns modelos no mercado brasileiro. Uma das novidades é a próxima geração da Ranger , da Ford, que tem produção confirmada na Argentina em 2023, de onde já é exportada para o Brasil. Outra caminhonete produzida pela Ford e que em 2022 estará à disposição para aquisição dos brasileiros é a Maverick .
Ela será importada do México, usando a mesma base do Bronco Sport – que também vem do país norte-americano. Além da nova Ranger e da Maverick, a Ford finalmente lançará no Brasil, de forma oficial, a F-150, o veículo mais vendido dos EUA há muitos anos. A configuração mais cotada para cá é a já vendida na Argentina, via importação dos Estados Unidos.
A Chevrolet também deve trazer alguns destaques destes modelos para o Brasil. Uma delas é a Nova Chevrolet Montana, que deve ser apresentada ano que vem, mas chegará às concessionárias somente em 2023. A nova geração da Montana terá a mesma plataforma de Tracker e Onix e Onix Plus, com porte maior. Sua produção será em São Caetano do Sul (SP) e terá opção de motor 1.2 turbo flex de 133 cv.
Também da montadora norte-americana, a nova versão da Silverado deve dar as caras pelo Brasil entre fevereiro e março de 2022. A nova geração da picape conta com mudanças de design e de mecânica, inclusive com modelo de cabine dupla e uma impressionante capacidade de 6 toneladas de carga.
Quer ver mais sobre veículos? Acesse o Blog da Voepass.