O revestimento dos ambientes é parte essencial de um projeto de arquitetura, e muitas vezes, é ele quem dita o estilo do imóvel: rústico, sofisticado, clássico, contemporâneo, e por aí vai. O que garante este “ar” na decoração são suas texturas, acabamentos, cores e design, e é aqui que o porcelanato entra como uma das opções mais versáteis do momento quando o assunto é revestimento.
De maneira geral, o porcelanato é um revestimento cerâmico basicamente constituído por argila, feldspato e outras matérias-primas inorgânicas. “Para fabricar um porcelanato é preciso misturar todos os componentes (com % específico de cada um), tendo como objetivo final um melhor resultado de resistência, absorção de água etc. Em seguida, é transformado em pó, e, na sequência, prensado nos formatos pré-definidos pela empresa e queimado em alta temperatura”, explica Renato Salvatti, gerente de Vendas e Marketing da Villagres.
Muitas vantagens e várias aplicabilidades
E é justamente por características como alta resistência, durabilidade e baixa absorção de água, que o porcelanato deixou de ser visto apenas como um revestimento de áreas molhadas para invadir todos os cômodos e até mesmo os móveis da casa. “O porcelanato tem sido muito utilizado em painéis de TV, tampos de mesa, cabeceiras de cama, bancadas de banho, cozinhas e áreas gourmet, substituindo as pedras naturais com alto custo e algumas tipologias em escassez na natureza”, conta Salvatti.
Segundo ele, isso se deve pela facilidade de instalação, resistência e peso, quando comparado às pedras de mármore, sem contar no custo envolvido, que é bem mais em conta. “O custo, instalação e resistência dos porcelanatos sãos os grandes diferenciais no mercado.”
Com o auxílio da tecnologia, o porcelanato passou a ser uma verdadeira obra de arte, com designs que vão da inspiração na madeira, concreto a pedras naturais como o mármore, com uma retratação bem fiel às cores, texturas, relevos e tipologias.
É na fase da impressão, que os porcelanatos adquirem estes aspectos, explica Salvatti. “De forma mais simples, depois do pó ser formatado, segue para a ‘decoração’, em que utilizamos uma impressora HD (alta definição) com artes gráficas determinadas sobre as placas no padrão de madeira, rochas, cimentos, mármores etc. Depois da impressão, é direcionado para a queima.”
Umas das últimas novidades e apostas dos porcelanatos como solução de revestimento são as lastras, porcelanatos de grandes formatos. “Uma revolução no universo da cerâmica, as lastras representam um novo patamar de soluções para a arquitetura, desde o revestimento de pisos e paredes com superfícies contínuas, até a decoração por meio da fabricação de mobiliários, como pias e bancadas, além de fachadas em grandes obras”, conta Sandro Junior Vessoni Torres, especialista de processos na Portobello.
O porcelanato na decoração
Unindo a estética e a funcionalidade em um só produto, para a arquiteta Cristiane Schiavoni, o porcelanato é multifacetado, se aplicando aos projetos de arquitetura da forma desejada, pois “se configura tanto como revestimento de área interna e externa para pisos e paredes, como também para bancadas de cozinhas, áreas gourmet e banheiros”.
Aliás, em bancadas de cozinha, a arquiteta ressalva que ele se sai como uma ótima escolha para receber materiais quentes e pesados. Além disso, no porcelanato, as chances de manchas são mínimas, e no quesito praticidade e resistência no dia a dia, a baixa absorção de água é sinônimo de tranquilidade e segurança a longo prazo. “Ainda mais nesses tempos atuais, que nos demandam limpeza ainda mais frequente, o morador fica completamente confortável em saber que não terá problemas por ter substituído a pedra natural pelo porcelanato”, relata Cristiane.
A versatilidade do porcelanato permite brincar com propósitos diferentes, podendo ser aplicado em todo ambiente, trabalhando com a mesma peça ou com um mix, e resultando em diferentes texturas e volumetrias. “Trabalhar com a mesma peça no conceito integrado nos propicia um visual clean e superelegante”, acrescenta Cristiane.
Alerta tendências!
Uma das tendências na arquitetura, ultimamente, tem sido o resgate da natureza. É claro que este conceito refletiu nos porcelanatos, que tentam reproduzir, da maneira mais fidedigna, matérias-primas naturais como madeiras e pedras, mas também apostam em texturas e cores que nos remetem a alguns elementos da natureza. “Toda a nossa coleção ‘2021 Unlimited Experience’ faz referência aos nossos sentimentos por meio de pedras naturais, movimento das marés, sinestesia e atmosfera do pôr do sol. Estes são materiais, cores e texturas que, de alguma maneira, nos conectam ao que há de mais importante em nossa existência: a natureza”, relata Sandro Junior Vessoni Torres.
Para um dos seus projetos de banheiro, a arquiteta designou o porcelanato com aparência de mármore (na cor preta) tanto para a bancada quanto envolvendo os nichos de apoio. Em outro projeto de banheiro, o porcelanato preto marcou presença na área da bancada, enquanto que no piso e na área do box, foi usado o porcelanato branco que relembra o efeito carrara. Enfim, as possibilidades e combinações são inúmeras!
Para ver mais reportagens como esta, visite o Blog da Voepass.