Uma adega em casa pode ser uma alternativa extremamente funcional, especialmente para os fãs de vinhos. Essa tradicional bebida alcoólica passou a ser muito mais consumida em casa devido à pandemia de Covid-19, e apostar em um espaço para o armazenamento correto de vinhos, com rótulos que estarão à disposição a todo momento, é bastante prático e traz elegância à residência.
“Ter um espaço exclusivo para expor os vinhos e as bebidas, no geral, é um quesito agregador ao decor, e ter isso de uma maneira elegante, com elementos estruturais, uma boa iluminação e um mobiliário planejado, acarreta, sem sombra de dúvida, muita sofisticação e elegância ao imóvel. E, claro, tudo isso agregado à tecnologia e à inovação, ocasionando um requinte contemporâneo a mais”, pontua a designer de interiores, Marília Veiga.
Desde a chegada da pandemia ao Brasil, em março de 2022, os costumes brasileiros em relação aos hábitos e ao consumo mudaram expressivamente. Por consequência, o modo como as bebidas alcoólicas são ingeridas também foi transformado, uma vez que as pessoas passaram a beber mais em casa, deixando, assim, de relacionar a prática a eventos ou a encontros especiais.
Em parceria com a MindMiners e realizado pela Wine, o estudo “O Mercado de Vinhos” confirma a transformação do consumo de bebida alcoólica em um cenário pós-pandemia. No caso específico do vinho, a pesquisa mostra que ele é o favorito de 49% dos entrevistados, com 20% dos brasileiros relatando que começaram a beber em diferentes situações e 15% afirmaram que passaram a beber sozinhos.
“Todo mundo gosta de um bom vinho. A bebida está cada vez mais no paladar do brasileiro, e o Brasil tem produzido ótimos vinhos, então é muito prazeroso ter essa possibilidade em casa. E a adega é a forma mais adequada de conservar e armazenar o vinho. Assim, para quem aprecia, ter uma adega é muito satisfatório e é melhor do que armazenar de forma inadequada na geladeira ou no armário”, analisa Veiga.
Como escolher uma adega residencial?
Há várias opções de adegas residenciais: a passiva, local para armazenamento de vinhos sem utilização de tecnologia ou estrutura complexa; a termoelétrica, modelo climatizado; e a adega com compressor, muito parecida com uma geladeira a partir de seu sistema de compressão.
O espaço pode ser construído em formato de um cômodo da casa ou apenas estar inserido em algum ambiente. “Não existe melhor forma. O ideal é que seja funcional e que [a adega] esteja adequada da melhor maneira possível, combinando espaço, conceito e utilidade. Se o espaço for amplo, é possível construir uma adega, mas se for um espaço mais intimista, o ideal é investir em algo pronto – aparelho e mobiliário planejado -, que atenda a necessidade do morador. Ambas as opções funcionam, mas cada uma atende uma precisão e uma necessidade diferente”, comenta Veiga. Ela acrescenta: “Em alguns casos, há espaços para adegas em um cômodo, ou [ela pode estar] integrada à área gourmet. Existem inúmeras possibilidades de ter uma adega em casa, e é super fácil de adaptar de acordo com a necessidade dos moradores”.
Conforme Veiga explica, um profissional para acompanhar o projeto “é de suma importância”. Ela relata haver “diversos profissionais envolvidos, como o designer de interiores, as empresas especializadas em adegas e até mesmo um engenheiro, visto que, em alguns casos, existe a necessidade de intervenções estruturais e especificações técnicas para que o móvel seja instalado e funcione da melhor maneira possível”.
A profissional lembra que é importantíssimo entender a quantidade de rótulos e distribuição prevista, já que, assim, será possível definir o tamanho ideal e a proporção correta da adega. “Primeiramente, [é preciso] entender a demanda, a necessidade, a quantidade de vinho consumida – se é um perfil colecionador – e o espaço”, fala.
Veiga pontua que o projeto é feito como um todo, independentemente se for casa ou apartamento. No entanto, vale analisar a situação para compreender a melhor opção, seja adega pronta ou para construir, e as necessidades técnicas, como iluminação interna, espaço integrado, revestimentos, luz e interiores. Por fim, alerta: “É preciso ter cuidado para que não fique nada desproporcional e nem com um desacordo visual”
Rótulos ideais para a sua dega
É importante ter alguns diferentes rótulos na adega residencial para que exista uma determinada variedade de opções, visando diversas bebidas que harmonizem com pratos ou que sejam indicadas para uma ocasião especial.
- Espumante
- Vinho branco leve
- Vinho branco encorpado
Veja outras reportagens no Blog da Voepass. Vai viajar? Confira nossos itinerários.