Uma das cidades com maior poder econômico de São Paulo e do Brasil, Ribeirão Preto é referência para todo o interior.
O agro, o show business, a medicina, a inovação tecnológica, o ensino universitário, o comércio, e, até mesmo, o futebol e a dobradinha chope/cerveja dão orgulho aos ribeirão-pretanos e atraem milhares de pessoas, anualmente, muitas vindas de outras regiões paulistas e também de estados vizinhos.
A história do pequeno ribeirão
A região nordeste paulista era predominantemente habitada por índios Caiapós até meados do século XVIII, quando os bandeirantes começaram a fazer da área a principal passagem de comércio.
Com o fim do ciclo do ouro em Minas Gerais e Goiás, muitos se mudaram para a região, ainda pouco explorada, em busca de terras para a criação de gados e para agricultura de subsistência.
Algumas décadas depois, já estabelecidos como fazendeiros, foram eles os doadores das terras para a criação do patrimônio de São Sebastião.
A finalidade era manter uma capela em honra ao santo. O povoado, fundado oficialmente em 19 de junho de 1856 e nascido em torno da capela, recebeu diversos nomes, a maioria com referências ao riacho de águas escuras que cortava aquelas terras, até ficar decidido pelo gosto popular o nome de Ribeirão Preto.
Eventos prestigiados em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, residem alguns dos eventos mais prestigiados do interior paulista, o que a torna um núcleo do turismo de negócios.
Agrishow
Um exemplo de sucesso é a Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina. A edição deste ano, realizada entre o fim de abril e começo de maio, movimentou um valor recorde de R$ 13,6 bilhões, um crescimento de 2,4%, em relação à edição do ano anterior, segundo informações dos organizadores do evento.
João Rock
No campo musical, o festival João Rock sinaliza o sucesso da indústria de entretenimento da cidade. Em sua 21ª edição, marcada para 8 de junho, no Parque Permanente de Exposições, são esperadas mais de 70 mil pessoas, que vão curtir apresentações de alguns dos principais nomes da música brasileira, entre eles: Paralamas do Sucesso, Djavan, Ney Matogrosso, Emicida e Marcelo D2.
Shoppings e centros comerciais atraem turistas
Shoppings e centros comerciais, também importantíssimos na movimentação da economia local, são responsáveis por atrair turistas a Ribeirão Preto em busca de lazer e compras.
Na cidade estão quatro dos maiores shoppings centers fora das metrópoles – Ribeirão Shopping, Novo Shopping Center, Iguatemi e Santa Úrsula –, com lojas de alto padrão e marcas de luxo, assim como diversos complexos comerciais.
Desenvolvimento econômico de Ribeirão Preto
O êxito desses setores reflete em números que posicionam a sede da Região Metropolitana Ribeirão Preto como um polo importante para a economia brasileira.
A cidade, que completa 168 anos em 19 de junho, conta com uma população de pouco mais de 698 mil habitantes, que a deixa como a oitava mais populosa do estado de São Paulo e 29ª do país, de acordo com o Censo.
IDH e IDGM
O desenvolvimento econômico da “Capital do Agronegócio” reflete diretamente no dia a dia da população. Ribeirão Preto destaca-se nos rankings de qualidade de vida, como o Atlas Brasil, onde ocupa a 27ª posição, com uma pontuação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,800, indicando um nível considerado muito alto, além de aparecer bem classificada em outras listas, como o 16º lugar no Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM).
Ribeirão Preto, centro de inovação
Ribeirão Preto se apresenta, cada vez mais, como um centro expressivo de empreendedorismo e inovação, sendo destaque em rankings de classificação de apoio ao empreendedorismo, como o “Endeavor ICE 2023”, e o “Índice Sebrae 2022”.
Supera Parque de Inovação e Tecnologia
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia, uma incubadora de startups, é fruto de um convênio entre a prefeitura, o governo paulista e a USP, e tem como objetivo impulsionar e promover a transferência de conhecimento científico e tecnológico na região, com destaque para os setores de saúde, biotecnologia, bioenergia e TI.
Por todo esse trabalho, o Supera já ganhou reconhecimento internacional, com premiações como a da UBI Global 2019, na categoria “Incubadoras Universitárias de Negócios”.
Além disso, duas startups – Kidopi e SleepUp – ligadas ao Supera, foram incluídas entre as 100 mais promissoras e inovadoras do Brasil, de acordo com o ranking “100 Startups to Watch”.
Ribeirão Preto, referência em saúde
O setor da saúde também posiciona Ribeirão Preto como uma referência nacional. São mais de 25 hospitais, incluindo o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, tradicional centro de pesquisa científica e inovação em tecnologia na área de saúde, além de clínicas e centros médicos.
Qualidade da formação acadêmica nas áreas de saúde
O alto nível dos serviços médicos na cidade é resultado da qualidade da formação acadêmica nas áreas que cuidam da saúde, com algumas escolas de excelência, como a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), criada em 1948, a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e o Centro Universitário Barão de Mauá.
Lugares históricos de Ribeirão Preto
São muitos anos de história e lugares que registram as memórias de uma cidade que esteve sempre à frente de seu tempo.
Na época do auge da economia cafeeira, entre os anos de 1870 e 1930, Ribeirão se tornou uma cidade sofisticada, além de ter um salto populacional de 12 mil para 50 mil habitantes em pouco tempo.
É desse momento o apelido “Petit Paris” e assim, inspirada na belle époque francesa, foram erguidas construções que ficam nos arredores da Praça XV de Novembro, o marco zero do município.
Quarteirão Paulista e Theatro Pedro II
Reminiscências dessa fase estão no imponente conjunto de prédios do Quarteirão Paulista, onde destaca-se o lendário Theatro Pedro II, que ocupa a segunda posição entre os maiores teatros de ópera do Brasil.
Inaugurado em 8 de outubro de 1930, ele conta com uma extensa programação de apresentações, que vai desde concertos sinfônicos e espetáculos de dança até apresentações populares, sendo uma referência cultural do interior paulista.
Centro Cultural Palace
Ao lado do teatro e também tombado como patrimônio histórico pela Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), está o Centro Cultural Palace, um antigo hotel de luxo inaugurado em 1926 que, após passar por uma reforma em 2011, foi transformado em centro cultural.
Um espaço de beleza única, o Palace é aberto à população e tem em sua programação apresentações artísticas e exposições.
Outros passeios em Ribeirão Preto
Outros passeios imperdíveis e que não podem faltar em um roteiro histórico pela cidade são o:
- Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP), que abriga regularmente exposições com obras de arte de renomados artistas brasileiros;
- O belíssimo Palácio Rio Branco, em estilo art déco e sede da Prefeitura, é mais um remanescente do início do século XX;
- O Museu do Café, localizado no campus da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em um antigo casarão que pertenceu ao coronel Francisco Schmidt, um dos mais poderosos barões do café.
Áreas verdes em Ribeirão Preto
Moradores e visitantes têm um excelente leque de opções de áreas verdes para relaxar com momentos de tranquilidade. Muitos deles, inclusive, possibilitam a prática esportiva ao ar livre.
Parque Dr. Luis Carlos Raya
Um dos mais visitados é o Parque Dr. Luis Carlos Raya, na zona sul da cidade. Inaugurado em 2004 e com cerca de 40 mil m², o parque tem quadras esportivas, pistas de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, palco coberto e dois lagos artificiais.
Parque Curupira
Espaço verde mais importante de Ribeirão Preto e cartão-postal local, o Parque Curupira (Prefeito Luiz Roberto Jábali), na região leste, tem 150 mil m².
Organizado para ser um complexo ambiental para passeios e caminhadas, o Curupira oferece cinco lagos, duas cachoeiras, trilhas para caminhada, áreas para piquenique, quiosques, playgrounds e uma ampla diversidade de flora e fauna.
Parque Municipal Morro de São Bento
Área de preservação ambiental com trechos de Mata Atlântica e patrimônio natural da cidade, o Parque Municipal Morro de São Bento foi criado em 1995. São 250 mil m² onde estão o Zoológico, com cerca de 900 animais de 200 espécies diferentes, além de um museu de história natural; um complexo esportivo com pista para corrida, ginásio poliesportivo, piscina olímpica, quadras e campos; e um conjunto cultural, composto por um teatro e uma casa de cultura.
Cultura cervejeira em Ribeirão Preto
A cultura cervejeira faz parte da história e do presente de Ribeirão Preto, e é bastante relevante para o turismo e economia da cidade.
A vocação ribeirão-pretana para a produção de cerveja foi reconhecida internacionalmente pela plataforma especializada em viagens booking.com, em uma eleição feita com turistas brasileiros.
Ribeirão Preto foi apontada como o melhor destino cervejeiro do mundo, à frente de outras cidades brasileiras (Rio de Janeiro, Campos do Jordão e Blumenau) e estrangeiras.
A relação entre cerveja e Ribeirão Preto começou na primeira metade da década de 1910, no momento em que a cidade viu surgir duas fortes indústrias cervejeiras, a Companhia Cervejaria Paulista e a Companhia Antarctica Paulista, que abasteciam a lendária Choperia Pinguim.
Choperia Pinguim
Localizado até hoje no mesmo endereço do Quarteirão Paulista, o Pinguim foi inaugurado em 1936 e durante muitos anos levou a fama de servir o melhor chope do Brasil, atraindo muitos moradores e turistas ao salão decorado de acordo com a moda dos antigos botequins.
Cervejarias artesanais
As cervejarias artesanais também têm grande apelo turístico. Pioneira a apostar nesse tipo de produção de cerveja e que conquistou toda uma nova geração de cervejeiros, a Cervejaria Colorado tem um espaço incrível, a Toca do Urso, para quem quer experimentar seus diversos rótulos. A decoração simula uma caverna, habitat natural dos ursos, o símbolo da marca.
Polo cervejeiro
Uma iniciativa de extrema importância aos produtores independentes locais é o Polo Cervejeiro, que busca fortalecer esse segmento de mercado com a colaboração entre as cervejarias por meio de soluções conjuntas, como a organização de festivais cervejeiros que promovem e movimentam o setor.
Atualmente, esses pequenos produtores fabricam cerca de 130 rótulos de cerveja, com uma enorme variedade de estilos.
Ribeirão Preto, a casa da Voepass
O orgulho de ser uma empresa nascida em Ribeirão Preto é algo que a Voepass Linhas Aéreas tem desde 1995, quando a companhia começou sob o nome de Passaredo Transportes Aéreos.
Há uma enorme certeza que o vigor econômico da cidade e a vocação para negócios asseguram todas as oportunidades para que a empresa siga crescendo.
E é a partir de Ribeirão que nos conectamos a algumas das principais cidades brasileiras. Viva Ribeirão Preto, a casa da Voepass!