O pôr do sol às margens do Guaíba e seu “vermelho anil”, como diz uma canção da banda Engenheiros do Hawaii, é o cenário de fim de tarde contemplado orgulhosamente pelos moradores de Porto Alegre, capital e principal cidade do Rio Grande do Sul, estado mais meridional do país. Passar alguns momentos a observar o entardecer, combinado com as águas do importante corpo hídrico que contorna a cidade, é mais um entre tantos outros costumes comuns dos moradores da capital gaúcha, um povo sempre muito orgulhoso de seu lugar, tradições e cultura.
Em meio às extensas planícies que dominam a paisagem, Porto Alegre, a “Capital dos Pampas”, foi fundada em 26 de março de 1772, inicialmente chamada de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais. A cidade tem 1.332.570 moradores, segundo o Censo 2022, o que a coloca em 11º lugar entre os municípios com maior população do Brasil. A capital gaúcha se apresenta, ainda, com números interessantes no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com pontuação de 0,805 – acima da média nacional –, e com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 76.074.563,1 bilhões, o que a coloca como a oitava maior economia do país.
Porto Alegre: “melhor ambiente de negócios do Brasil”
A robustez econômica de Porto Alegre é reconhecida em avaliações, como a apresentada pelo Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), um relatório divulgado em 2022 pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (SAE) do Ministério da Economia. Além disso, a capital gaúcha foi apontada como a cidade com o “melhor ambiente de negócios” do Brasil, deixando para trás Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Brasília (DF). Para chegar a essa conclusão, foram considerados aspectos como infraestrutura, empreendedorismo, liberdade econômica, tributação, entre outros.
Região Metropolitana de Porto Alegre
“Poa”, como a cidade é carinhosamente apelidada, forma, ao lado de outras 33 cidades, a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), quinta conurbação urbana mais populosa do país, com cerca de 4,3 milhões de habitantes. É na região da Grande Porto Alegre, por exemplo, que está o Polo Petroquímico do Sul, um complexo industrial localizado na cidade de Triunfo. Somadas, as seis empresas instaladas empregam mais de 8 mil funcionários e correspondem a 3,5% da economia do estado.
Lazer em parques e espaços ao ar livre
Os convidativos espaços ao ar livre espalhados por Porto Alegre reúnem, especialmente nos ensolarados finais de semana, famílias que buscam lazer a céu aberto. Inaugurada em 2018, a revitalizada orla do Guaíba, batizada de Parque Moacyr Scliar, conta com mais de um quilômetro de extensão às margens do lago. Uma multidão utiliza o parque e a avenida em frente — fechada aos domingos — como ponto de encontro e para prática esportiva, além de admirar o sol descer no horizonte ao final de tarde, uma atividade tradicional e acompanhada muitas vezes de um saboroso chimarrão.
Aqueles que passeiam pela região podem aproveitar também outros cartões-postais da cidade. Ao lado da orla, está o centro cultural Usina do Gasômetro, uma antiga termelétrica que se tornou um palco importante de atividades culturais. O lugar abriga salas multiúso, auditórios, galerias de arte, laboratório fotográfico, anfiteatro, biblioteca, bares e cafeterias. Em frente, está a Praça do Aeromóvel com extensos gramados, quadras e barraquinhas de artesanato e alimentação. E uma visita à orla só está completa com um almoço nos restaurantes do Cais Embarcadero, o “Puerto Madero” de Porto Alegre.
Porto Alegre: 3ª cidade mais arborizada do Brasil
Os parques são considerados patrimônios pela população. Não à toa, a capital do Rio Grande do Sul é, ao lado de Belo Horizonte, a terceira cidade mais arborizada do país, com 82,9% de área verde. Um dos mais tradicionais e visitados pela população, o Parque Farroupilha (Parque da Redenção) fica localizado na região central e oferece uma série de atrativos, como um minizoo e o Brique da Redenção, uma popular feira de antiguidades que acontece aos domingos. É no Farroupilha que fica o Auditório Araújo Vianna, um espaço para shows, que já abrigou apresentações de estrelas da música brasileira e internacional.
São destaques ainda parques como o Harmonia, no bairro Cidade Baixa, com 300 mil m², pista de aeromodelismo e uma réplica de estância gaúcha utilizada para manter viva a cultura regionalista; o Parque Marinha do Brasil, com um belo jardim de esculturas, bosques, espaços gramados e canchas para a prática de esporte, espalhados em uma área de 715 mil m² no bairro Praia de Belas; e o Parque Moinhos de Vento (Parcão), com uma réplica de um moinho de vento, lago com animais e estrutura de quadras esportivas.
Centro Histórico, o coração de Poa
Mais antiga área urbanizada de Porto Alegre, o centro histórico é um passeio imperdível e repleto de lugares importantes para a história da cidade, e a maioria deles é protegido por órgãos de preservação da memória. Um exemplo é a Praça da Matriz (Praça Marechal Deodoro), tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na praça e em seus arredores, estão monumentos e edifícios que contam a história de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, como o Monumento a Júlio de Castilhos, uma estátua com mais de 22 metros de altura, erguida em 1913 em homenagem ao patriarca do estado.
O político é homenageado também no museu que leva o seu nome, próximo à praça. Instalado em dois casarões, o Museu Júlio de Castilhos é o mais antigo do Rio Grande do Sul, com um acervo de 10 mil peças que contam a história gaúcha, em objetos ligados à Revolução Farroupilha. Em frente à praça estão, ainda, três edifícios importantes para a política e história rio-grandense: o Palácio Farroupilha (Assembleia Legislativa), o Palácio Piratini (Poder Executivo) e o Palácio da Justiça.
Destacam-se ainda no local a Catedral Metropolitana (Igreja Matriz de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre), erguida no mesmo lugar onde foi construída a paróquia que viria a ser a primeira igreja de Poa; o Teatro São Pedro, inaugurado em 27 de junho de 1858 e um espaço fundamental para a história das artes cênicas da cidade; e o Solar dos Câmara (antigo Palacete do Visconde de Pelotas), um casarão do século XIX, atualmente restaurado e palco de apresentações e atividades culturais.
O icônico Mercadão Municipal
Também no círculo histórico de Poa, próximo à antiga prefeitura, está o Mercadão Municipal. Inaugurado em 1869, o prédio recebe milhares de pessoas diariamente, que vão em busca de produtos oferecidos nas cerca de 100 bancas, a maioria delas voltadas a frutas, temperos e ingredientes típicos da culinária do sul. Os visitantes aproveitam também para explorar os restaurantes e bares, alguns deles verdadeiros símbolos da cultura da cidade, como os centenários Gambrinus e Bar Naval.
Outros passeios por Porto Alegre
- Praça da Alfândega: localizada no centro histórico, ela é rodeada de edifícios tombados, como o Museu de Arte (MARGS) e o Memorial do Rio Grande do Sul, além de receber a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre, uma das mais antigas do país;
- Centro Cultural Érico Veríssimo: batizado em homenagem ao escritor, abriga, entre outros ambientes, salas de exposições, um auditório-teatro, uma biblioteca e o Museu de Eletricidade do Rio Grande do Sul;
- Fundação Iberê Camargo: entidade cultural que tem como objetivo a preservação e o estudo das obras do acervo artístico do pintor gaúcho. Conta com seminários, exposições e oficinas de arte moderna;
- Casa de Cultura Mario Quintana: sede de um antigo hotel, homenageia o mais icônico poeta gaúcho e que viveu mais de 20 anos no local. São vários espaços voltados ao teatro, à literatura, ao cinema e à preservação da cultural em geral;
- Monumento ao Laçador: de autoria do escultor Antônio Caringi e definido por lei municipal como símbolo oficial da cidade, a estátua que se localiza no sítio O Laçador representa um autêntico gaúcho trajado com roupas típicas.
Gastronomia típica do RS
É impossível negar que o tradicional churrasco é o prato mais ligado à culinária gaúcha. Porto Alegre, a “Capital Mundial do Churrasco”, conta com uma infinidade de churrascarias típicas, que servem desde o clássico espeto corrido, quando os garçons passam de mesa em mesa munidos de carnes no espeto, até aquelas especializadas nas suculentas parrillas. A notória paixão gaúcha pelos churrascos é tamanha que não se constrói casas ou apartamentos sem um espaço para instalar uma churrasqueira.
Outro ícone gastronômico e cultural de Porto Alegre é o “xis”, lanche bem recheado que é uma verdadeira paixão entre os gaúchos. Existem xis desde sabores e ingredientes tradicionais até aqueles voltados ao público vegetariano. Eles são servidos nas lancherias, que é a forma como se chamam os estabelecimentos, e estão espalhados por todos os bairros de Porto Alegre.
Chimarrão: o amor dos gaúchos pelo mate
Extremamente presente no dia a dia dos porto-alegrenses, o chimarrão, também chamado de mate, é uma bebida consagrada como a essência do povo gaúcho. Tradicionalmente, a erva-mate é cevada sem açúcar, preparada em uma cuia e o líquido quente é bebido por meio de uma bomba. É comum encontrar pessoas sozinhas ou em grupos apreciando o chimarrão em parques de Porto Alegre, e ele é considerado um sinônimo da hospitalidade dos gaúchos.
Vida noturna de Porto Alegre
A agitada vida boêmia de Porto Alegre se encontra em regiões como a Cidade Baixa, Moinhos do Vento e o 4º Distrito, esse último uma área na zona norte que tem ganhado notoriedade junto ao público alternativo.
São centenas de bares pela cidade, voltados para todos os públicos. Há desde pubs como o Mulligan Resto Pub até botecos como Matita Perê, além de lugares com clima mais intimista para os apaixonados por jazz, como é o caso do Café Fon Fon. Casas noturnas como o Poa Club, o Bar Ocidente e o ilustre Opinião também são muito procuradas por fãs de música ao vivo.
Futebol em Porto Alegre: o clássico Gre-Nal
A paixão do povo porto-alegrense e gaúcho por futebol se reflete na idolatria das torcidas pelos dois clubes da cidade: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional. Fundado em 15 de setembro de 1903, com cores azul, preto e branco, o Imortal Tricolor tem como estádio a Arena do Grêmio e seus principais títulos são o tricampeonato da Taça Libertadores da América e o Mundial de Clubes de 1983.
A cerca de 12 quilômetros de distância da arena, no bairro Praia de Belas, está o Beira-Rio, casa do Internacional. O Colorado foi fundado em 4 de abril de 1909 e tem no bicampeonato da Libertadores e no Mundial de Clubes de 2005 seus maiores títulos, além de ser o maior campeão gaúcho, com 45 taças.
As duas equipes fazem um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, o Gre-Nal. Do primeiro jogo, em 19 de julho de 1909, com vitória do Grêmio pela goleada de 10 a 0, até o último, também com vitória tricolor, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023, foram 439 jogos, 160 vitórias do Inter, 141 do Grêmio e 138 empates.
Visite Porto Alegre com a Voepass
Quer ver de perto todas as cores e sabores da “Capital dos Pampas”? Visite Porto Alegre com a Voepass Linhas Aéreas. Reserve agora sua passagem aqui e se prepare para aproveitar tudo aquilo que a capital gaúcha proporciona.