Praias repletas de dunas, céu azul, sol abundante o ano inteiro, gastronomia típica e uma população hospitaleira são apenas algumas das características que fazem de Natal, a capital do Rio Grande do Norte, um dos destinos mais procurados no Nordeste por turistas brasileiros e estrangeiros.
Esse encantamento causado pela “Cidade do Sol” pode ser comprovado por meio de pesquisas como a do prêmio “Travellers’ Choice 2023 Best of the Best”, do portal especializado em viagens TripAdvisor, no qual a principal cidade potiguar ocupa a quarta colocação entre os destinos turísticos mais procurados da América do Sul.
Turismo gera empregos em Natal
De acordo com a Secretaria de Turismo de Natal (Setur), o mapeamento das empresas formais do setor aponta que, em 2021, foram gerados mais de 18 mil empregos diretos. Ainda segundo o levantamento da Setur, a cidade possui cerca de 229 meios de hospedagem e mais de 19 mil leitos distribuídos, principalmente, entre hotéis, pousadas e hostels.
Isso coloca Natal como a segunda capital nordestina em número de leitos, atrás apenas de Salvador (BA) e na frente de destinos turísticos muito importantes na região, como Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Recife (PE).
Natal: capital do RN
Fundada em 25 de dezembro de 1599, às margens do Rio Potengi, Natal é a capital e maior cidade do Rio Grande do Norte, com 751,3 mil habitantes. Segundo números do Censo 2022, ela é a 24ª cidade mais populosa do Brasil e a oitava entre os municípios da região Nordeste. Economicamente, Natal também é a cidade mais importante do RN. Seu Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 29,1 bilhões representa 40,73% da economia potiguar.
Criada por meio de lei estadual em 1997, a Região Metropolitana de Natal (RMN) forma a quarta maior aglomeração urbana do Nordeste. São 15 municípios integrantes e uma população que ultrapassa 1,6 milhão de habitantes.
Praias urbanas de Natal
As praias de Natal e do Rio Grande do Norte são mundialmente famosas pelas dunas de areia branquinha e pelo mar de azul profundo, além do eterno clima tropical. São aproximadamente 400 quilômetros de um dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro, com lugares ideais para momentos de lazer e descanso com a família.
Praia de Ponta Negra
Considerada diversas vezes como uma das melhores praias do Brasil, a Praia de Ponta Negra é o cartão-postal da cidade e precisa estar em um roteiro turístico pela cidade. No quesito natureza, o local tem uma vegetação lindíssima, uma grande faixa de areia para quem quer descansar olhando a paisagem, além de ter como pano de fundo o Morro do Careca, maior duna da cidade, com 100 metros de altura.
A Praia de Ponta Negra também é a mais movimentada da cidade, pois conta com lojinhas e restaurantes famosos na orla. Para quem busca por badalação noturna, Ponta Negra, após o pôr do sol, vira uma festa, com shows de forró, feiras de artesanatos e barzinhos que funcionam até o amanhecer.
Praia do Forte
Com um forte apelo histórico, a Praia do Forte recebe esse nome por causa do Forte dos Reis Magos, uma edificação militar importantíssima em formato de estrela de cinco pontas, considerada o marco inicial da cidade e datada do século XVI. Como o forte fica no meio do mar, para chegar até ele é preciso andar por uma passarela construída exclusivamente para isso. A praia conta, ainda, com uma paisagem deslumbrante e piscinas naturais que se formam com a maré baixa.
Praia dos Artistas
Na região central de Natal, está a Praia dos Artistas. Muito popular entre os moradores da capital, ela é considerada tranquila, com destaque também para as piscinas naturais que se formam em suas águas. É por lá também, mais precisamente na Avenida Beira-Mar, que está o maior complexo de artesanatos do estado, o Shopping do Artesanato Potiguar, um passeio perfeito para garantir uma lembrancinha da viagem.
Praia da Areia Preta, do Meio e da Redinha
Outras praias da área central da capital são a Praia da Areia Preta, rodeada de edifícios luxuosos e que tem esse nome por causa da coloração mais escura da faixa de areia; a Praia do Meio, com um bonito calçadão e uma ampla orla; e a Praia da Redinha, já na zona norte de Natal, e com uma ótima estrutura de lojas, mercados e restaurantes especializados em peixes.
Encantadoras praias da região de Natal
Algumas cidades há menos de 100 quilômetros de Natal contam com inesquecíveis praias belíssimas e paradisíacas. Famosa internacionalmente e localizada no município de Tibau do Sul, a Praia da Pipa tem águas cristalinas e mornas, ideais para banhos no mar, além de uma natureza incrível, principalmente por causa dos imensos coqueirais, os mirantes naturais e as dunas branquíssimas que contornam a orla.
Eleita pelo site Trip Advisor como uma das 10 mais belas praias do mundo, a Pipa está localizada no maior santuário ecológico do Rio Grande do Norte, com um dos mais preservados trechos de Mata Atlântica do litoral nordestino. Outra atração é a badalação noturna, com restaurantes e bares com música ao vivo, do forró ao eletrônico.
Baía dos Golfinhos
Também em Tibau do Sul, ao lado de Pipa, está a Baía dos Golfinhos, habitat natural dos animais mamíferos que dão nome ao local e das tartarugas marinhas. O cenário deslumbrante é um refresco para os olhos, com falésias vermelhas e altíssimas, que sombreiam toda a faixa de areia.
Genipabu e Barra do Rio, em Extremoz
Já a apenas 30 quilômetros ao norte do centro de Natal estão as praias e dunas de Genipabu, localizadas na cidade de Extremoz. Um roteiro muito tradicional para os turistas que visitam a capital, as dunas de Genipabu são bastante utilizadas para os emocionantes passeios de buggy, que percorrem ainda lagoas de águas cristalinas. Ao lado ainda está a Barra do Rio, onde é praticado o “esquibunda”, uma modalidade típica das praias locais e que consiste em deslizar sentado em cima de uma prancha de madeira.
Praias de São Miguel do Gostoso
A cerca de 100 quilômetros de Natal está São Miguel do Gostoso. As praias do município são tranquilas e com pouca agitação, perfeitas para relaxar comendo um peixe à beira-mar. O destaque fica para a isolada Praia de Tourinhos, com um pôr do sol que é um verdadeiro espetáculo e que pode ser observado do alto das dunas. Além de Tourinhos, outras praias da cidade, como a Ponta do Santo Cristo, a do Cardeiro e a da Xepa, merecem entrar no roteiro de viagem.
Outros passeios e monumentos históricos de Natal
Não são somente as praias que despertam a curiosidade dos turistas que conhecem Natal. Uma excelente alternativa é o Parque das Dunas, criado em 1977 e considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, estendendo-se por um longo trecho da cidade. O passeio mais interessante é a caminhada pelas trilhas que percorrem o parque, sendo a mais conhecida a de Peroba, com plantas e árvores da Mata Atlântica, dunas e um lindo mirante.
Ainda nos passeios que possibilitam maior contato com a natureza, uma dica imperdível é andar de catamarã pelo Rio Potengi. Com saída do Iate Clube do Natal, esse é um programa que pode ser feito no início do dia ou ao entardecer e tem aproximadamente uma hora de duração, música ao vivo e serviço de bar dentro da embarcação.
Centro histórico de Natal
Perfeito para conhecer a história de Natal e do Rio Grande do Norte, o centro histórico da cidade tem diversos edifícios, igrejas e praças tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Um dos lugares mais especiais é a Matriz Nossa Senhora da Apresentação. Conhecida como Catedral Antiga e que leva o nome da padroeira da cidade, é datada de 1599 e considerada a primeira igreja do estado. Ela é a principal edificação da Praça André de Albuquerque (Praça Vermelha), marco zero da capital e também tombada como patrimônio.
Outras igrejas protegidas pelo Iphan são a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, o segundo templo religioso mais antigo de Natal, e a de Santo Antônio (Igreja do Galo), que está sob o cuidado dos frades menores capuchinhos e é apontada por especialistas como a construção histórica mais bonita dessa região da cidade.
Palácio Potengi e outros lugares
Ainda no centro histórico está o Palácio Potengi (atual Palácio da Cultura). Construído em estilo neoclássico, entre 1866 e 1873, foi durante anos sede da assembleia legislativa e, atualmente, conta com um impressionante acervo de obras de arte. Também valem a visita o recém-restaurado Armazém Real da Capitania, o Teatro Alberto Maranhão (antigo Teatro Carlos Gomes), o Palácio Felipe Camarão (sede da Prefeitura Municipal) e o Museu Café Filho, em homenagem ao único presidente do Brasil nascido em solo potiguar.
Maior cajueiro do mundo
Agraciado com o título de “maior cajueiro do mundo”, o Cajueiro de Pirangi fica na Praia de Pirangi do Norte, no município de Parnamirim, a pouco mais de 10 quilômetros de Natal. Visitar a árvore – administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) – faz parte do roteiro turístico de quem vai até o litoral do Rio Grande do Norte, e seu tamanho, que cobre uma área de 8,5 mil m², o colocou em 1994 no Guinness Book, o livro dos recordes.
Uma história interessante que cerca o cajueiro é a de que o responsável por plantar a árvore em 1888, o pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, teria morrido aos 93 anos sob as suas sombras. Já a fama de maior cajueiro do mundo tem sido colocada em cheque quando, recentemente, a secretaria de Turismo do Piauí divulgou um estudo colocando o Cajueiro-Rei, localizado no município de Cajueiro da Praia (PI), como superior em tamanho.
5 pratos da gastronomia potiguar
- Cuscuz potiguar: bolo feito a partir da massa flocada de milho e acompanha diversos pratos, doces e salgados;
- Ginga com Tapioca: famosa comida típica do Mercado Público da Redinha, é a mistura do peixe Manjubinha, bem comum em toda a região, com a célebre tapioca;
- Bobó de camarão: de origem africana, a receita leva camarão, mandioca, leite de coco, azeite de dendê e outros ingredientes;
- Caranguejada: feita à base de caranguejo, a iguaria é servida sozinha ou acompanhada por porções de arroz, pirão ou batata;
- Cartola: sobremesa adorada pela população potiguar, é uma delícia feita de banana, canela, queijo e polvilhada de açúcar, o que a deixa com um efeito caramelizado.
Viaje com a Voepass
A Voepass Linhas Aéreas liga algumas das cidades e destinos turísticos mais importantes do nosso belíssimo Nordeste. Quer conhecer o Brasil? Programe sua viagem com a Voepass e diminua a distância para o seu próximo destino.