Capital de Alagoas, Maceió é privilegiada – e conhecida – por suas praias exuberantes, de águas de coloração esverdeada, longas faixas de areia clara e extensos coqueirais. Arrecifes que formam piscinas naturais complementam o cenário paradisíaco. Tem a fama de possuir uma das orlas mais bonitas e de maior infraestrutura entre as capitais no Nordeste.
Esta orla extensa – de 40 Km de praias – garante uma variedade de hospedagens, que vão de acomodações de luxo em hotéis a pousadas charmosas e aconchegantes. O centro histórico revela algumas construções e pontos importantes da cidade, como igrejas de arquitetura colonial e museus com acervos incríveis. Vale, ainda, caminhar pelas ruas de paralelepípedos de bairros históricos como o Jaraguá, provar da gastronomia local e se entrosar na cultura maceioense, conhecendo a comunidade das rendeiras e adquirindo um item de bordado filé, considerado Patrimônio Imaterial do Estado.
De maneira geral, Maceió proporciona a experiência de relaxar ou se aventurar pelo litoral, mergulhando em suas águas, descansando em suas piscinas naturais, fazendo passeios de buggy ou praticando esportes aquáticos. Conheça algumas das praias imperdíveis em uma visita pela cidade.
Pajuçara
Uma das praias centrais, parte da zona sul da cidade, Pajuçara é a parte da orla que conta com mais infraestrutura, com quadras de beach tênis, vôlei, futebol etc. Também é repleta de hotéis, pousadas e restaurantes, sendo uma ótima opção de comodidade para famílias.
A praia possui atrações para curti-la o dia todo, seja em seus barzinhos e restaurantes, com o melhor da gastronomia local, ou em clubes e casas noturnas. Pajuçara também é o ponto de partida de jangadas que vão ao encontro das piscinas naturais (de Pajuçara) que se formam durante a maré baixa. Essa é, inclusive, uma das programações imperdíveis de Maceió.
A feirinha de artesanato da Pajuçara é o melhor local da orla para adquirir uma lembrancinha de viagem. Um galpão reúne cerca de 200 barraquinhas que chamam a atenção de turistas e habitantes locais pela variedade de produtos. São souveniers – camisetas, chaveiros, ímãs etc., produtos da terra – temperos, doces e cachaças – e artesanato das mais diversas matérias-primas; tecido, madeira, palha, barro, entre outros.
Paripueira
A 30 Km de Maceió, está a praia de Paripueira, no município de mesmo nome. É ideal para quem pretende passar o dia relaxando em águas calmas, como se fosse uma gigante piscina, visto que quase não apresenta ondas.
Durante a maré baixa, é preciso dar uma boa caminhadinha para alcançar a água. Aliás, sua faixa de areia é grande, clara e batida, ideal para fazer longas caminhadas. Esta praia conta com cerca de 25 piscinas naturais a alguns metros da costa, e tem como característica particular os enormes bancos de areia que são desvendados quando estas se foram. É também ponto de partida de vários barcos para praias famosas da região, como a Praia do Carro Quebrado. Sua infraestrutura na areia é razoável, com alguns quiosques, destacando-se o Mar & Cia Beach Bar, com um cardápio com preços aceitáveis, espaços para se acomodar e música ao vivo.
Ipioca
Longe do burburinho central, a cerca de 20 Km, está a Praia de Ipioca, ao extremo norte do litoral maceioense. Com águas rasas, quentes e tranquilas, Ipioca está livre da agitação das praias urbanas e revela um cenário paradisíaco. O mar adquire tons azuis e esverdeados, a areia é clara e fofa, e o visual é complementado por uma extensão de coqueiros.
Ipioca também oferece algumas das melhores piscinas naturais do estado, que se formam por conta dos enormes bancos de areia. Outro diferencial que faz a fama desta praia e atrai os turistas para lá é o Hibiscus Beach Club, com uma superestrutura com restaurante, redários, espreguiçadeiras, Wi-Fi, música ao vivo, e comodidades como banheiros e piscinas.
Pratagy
A cerca de 15 Km do centro de Maceió, Pratagy é um balneário encantador que reúne o mar, o rio Meirim e a Mata Atlântica, compondo um cenário cinematográfico. É uma praia tranquila, muito frequentada por famílias que estão em busca de descansar em suas piscinas naturais e no mar verde-água de ondas fracas. Seus 700 m de faixa de areia, ainda, proporcionam trechos praticamente exclusivos para repousar nos guarda-sóis.
A Praia Pratagy é ideal para a prática de atividades físicas, como caminhadas, corridas, frescobol, vôlei etc., além de andar de caiaque ou stand-up paddle no Rio Meirim. Apesar de seus trechos muitos tranquilos, Pratagy concentra alguns dos principais resorts e uma filial do Cafe de la Musique, que é uma opção de agito noturno. Bem pertinho dela, também está a Praia da Sereia, outro paraíso para relaxar e com estrutura de bares rústicos e pontos de aluguel de equipamentos para esportes.
Ponta Verde e Jatiúca
A praia de Ponta Verde fica na esquina da Avenida Ipiranga com a São João. Está estrategicamente posicionada entre a Pajuçara, mais ao sul, e a Jatiúca, mais ao norte. É considerada o melhor lugar para tomar banho de mar na orla de Maceió, de onde você vê a maior influência da maré e se surpreende com uma versão da praia a cada dia. Quando está baixa, todas as suas pedras e corais ficam à mostra. A areia é mais branquinha e, quando o sol toca a superfície, revela todo o esplendor da tonalidade azul-esverdeada do mar.
Sem contar que é Ponta Verde que abriga o farol, um dos maiores cartões-postais de Maceió. É neste ponto que descortina um dos mais belos pôr do sol que você verá. Ponta Verde também é casa de alguns dos principais beach clubs da cidade, como o Kanoa e o Lopana.
Completando a tríade das praias centrais da orla de Maceió, temos Jatiúca, com águas e ondas mais agitadas. Conta com uma ampla faixa de areia que recebe bastante sombra durante a tarde. Embora ofereça boas hospedagens, restaurantes, bares e barracas pé na areia, é a mais tranquila de suas vizinhas.
Explorando as proximidades de Maceió
A região que cerca Maceió também é repleta de joias raras, e a poucos quilômetros percorridos, é possível conhecer algumas das principais e mais belas praias do estado – e também do Brasil.
A Praia do Francês fica em Marechal Deodoro, a apenas cerca de 20 Km de Maceió, e agrada desde banhistas em busca de um mar calmo a surfistas que estão atrás de ondas, dependendo do trecho. Na maré baixa, é possível aproveitar as piscinas naturais. É uma das praias mais famosas da região, por isso, conta com infraestrutura completa.
Já no município de Roteiro, a 43 Km de Maceió, temos a badalada Praia do Gunga. Um dos cartões-postais de Alagoas, ela é mais turística que a do Francês, mas reserva algumas belezas únicas como a fazenda de coqueiros, a qual você pode apreciar do Mirante do Gunga, e suas gigantes falésias coloridas, que rendem os famosos passeios de buggy/quadriciclo.
Outra visita imperdível é até as Dunas do Marapé, um pouco mais distante, a quase 70 Km, no município de Jequiá da Praia. De cenário bucólico, este oásis tem como diferencial o encontro entre o mar e o rio Jequiá, e sua região reserva manguezais, falésias e trilhas.
Veja mais destinos do nordeste brasileiro no Blog da Voepass. E se quiser viajar pelo Brasil, a gente te leva. Confira aqui.