Ribeirão Preto chega aos 166 anos de fundação no dia 19 de junho como um dos principais centros urbanos do interior do Brasil, especialmente pela sua força econômica em diversas áreas, do agro ao comércio pulsante e que recebe visitantes de todo país.
Nos últimos anos, no entanto, um outro setor da economia tem colocado a cidade em destaque. Com a chegada de festivais de música e shows de astros da música pop internacional, o cenário cultural ribeirão-pretano demonstrou que tem força, influência e público para ir além do sertanejo, o gênero musical por excelência dessa região. Ribeirão Preto é um verdadeiro caldeirão de misturas, que encanta moradores e turistas em busca de diversão e lazer.
Na rota dos shows internacionais e festivais
Um marco nessa renovação do setor cultural é a Arena Eurobike (@arenaeurobikerp). A arena multiuso do Estádio Santa Cruz, casa do Botafogo Futebol Clube, tem sido palco de shows organizados pela empresa B Concerts (@concerts) que, anteriormente, só iam para as grandes capitais.
Roqueiros de todo o interior se reuniram, no início de maio, para a apresentação da lendária banda norte-americana Kiss, que estava em turnê pelo Brasil com a “KISS, End Of The Road World Tour”. Além de Ribeirão Preto, o quarteto fez apresentações em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Artistas como as bandas ABBA, Mc Fly, Boyce Avenue e a cantora e compositora Marisa Monte também já se apresentaram ao público da cidade neste espaço.
Não é só trazer os shows, pois estamos trazendo também estruturas só usadas em grandes shows e, com isso, gerando, além de entretenimento, centenas de empregos e movimentando setores da economia da cidade como hotéis, restaurantes e o comércio em geral
Bruno Carvalho, CEO da BConcerts
Para os próximos meses, outros dois grandes ícones do rock mundial tem apresentações agendadas para a Arena Eurobike: os britânicos do Iron Maiden (30 de agosto) com a “Legacy of the Beast World Tour ‘22” e os norte-americanos do Guns N’ Roses (16 de setembro) com a “We’re F’ N’ Back! – South American Tour 2022”. Também estão na agenda da arena Helloween (6 de outubro), Hanson (14 de outubro) e The Mission UK (28 de outubro), além de projetos sertanejos como Cabaré (23 de julho) e Amigos (5 de novembro).
CEO da BConcerts, Bruno Carvalho afirma que a chegada desses grandes shows faz com que toda a economia da cidade seja beneficiada. “Não é só trazer os shows, pois estamos trazendo também estruturas só usadas em grandes shows e, com isso, gerando, além de entretenimento, centenas de empregos e movimentando setores da economia da cidade como hotéis, restaurantes e o comércio em geral”, ressalta Bruno.
Já um dos mais importantes festivais de música do país, o João Rock (@festivaljoaorock) foi criado em 2002 e tem Ribeirão Preto como sua casa desde então. Com o nome em homenagem aos Joãos e Johns do rock mundial, o festival, que acontece no Parque Permanente de Exposições, reúne cerca de 70 mil pessoas por edição e tem uma trajetória marcada por encontros inéditos e inusitados dentro da cena do pop, rock e subgênereos.
A lista de artistas do universo musical brasileiro que já se apresentaram para o público do João Rock é extensa. Na edição 2022, os palcos do evento receberam shows de: Baiana System, Djonga, Humberto Gessinger, Titãs, Natiruts, CPM 22, Erasmo Carlos, Gabriel o Pensador, Marcelo Falcão, Barão Vermelho e Planet Hemp, além de encontros especiais entre Nando Reis e Pitty, que escolheram o João Rock para abrir a turnê que vão fazer em conjunto, e Criolo, Céu e Emicida, em show concebido especialmente para o festival.
“Temos muito orgulho da trajetória construída, sempre focada na música nacional, no fortalecimento da cena e das possibilidades que o festival proporciona, não só para o público, mas também para os artistas. As marcas envolvidas também investem cada vez mais em experiências inéditas, o que agrega muito para quem vem do Brasil todo viver um mundo de música, paz e diversão”
Luit Marques, organizador do João Rock
Para além da música propriamente dita, o João Rock se demonstra como uma fantástica fonte para o turismo regional, e um ótimo canal de negócios para Ribeirão Preto, pois consegue atrair grandes marcas. Na edição deste ano, o festival contou com mais de 15 patrocínios, incluindo a Voepass Linhas Aéreas.
“Temos muito orgulho da trajetória construída, sempre focada na música nacional, no fortalecimento da cena e das possibilidades que o festival proporciona, não só para o público, mas também para os artistas. As marcas envolvidas também investem cada vez mais em experiências inéditas, o que agrega muito para quem vem do Brasil todo viver um mundo de música, paz e diversão”, analisa Luit Marques, um dos organizadores do evento ao lado de Marcelo Rocci.
Grandes palcos da cidade
O palco do centro de eventos do Ribeirão também tem sido um importante espaço para a programação artística da cidade. Com calendário de grandes shows e apresentações musicais, com produção da Virazóm (@virazom), o local é preparado para receber grandes plateias. Entre os artistas que já se apresentaram no centro de eventos estão Roberto Carlos, Fábio Júnior, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Chitãozinho & Xororó, Maria Rita, entre outros.
Para os próximos meses está prevista a presença de grandes nomes da música brasileira no palco do centro de eventos do Ribeirão Shopping, entre eles Alcione (13 de agosto), Zé Ramalho (27 de agosto), Nando Reis (10 de setembro) e Sandy (18 de novembro).
Uma das principais áreas ao ar livre da cidade, o Parque Municipal Dr. Luiz Carlos Raya, inaugurado em 2004, ocupa 40 mil metros quadrados no loteamento Jardim Botânico. Possui lagos, cachoeiras e pistas para caminhadas, além de contar com um palco em frente ao extenso gramado, onde já se apresentaram diversos artistas. Outras áreas verdes da cidade que possuem programações culturais são o Parque Curupira, o Parque das Artes e o Parque Tom Jobim.
Já para os apreciadores de música clássica, o principal espaço em Ribeirão Preto e no interior paulista é o tradicional Theatro Pedro II (@theatropedroii), localizado no centro da cidade. Com capacidade para 1.588 espectadores e uma área total de 6.500 m², ele é considerado o terceiro maior teatro de ópera e música sinfônica do país. O prédio foi inaugurado na década de 1930, no auge da produção cafeeira da região, e é tombado como patrimônio cultural paulista.
Festa literária e museus
Está prevista para agosto desse ano a 21ª edição daquele que é considerado um dos mais importantes festivais literários do país, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (@fundacaolivrorp). Após a realização de modo remoto no ano passado por causa da pandemia de Covid-19, o festival deve voltar a ser presencial e com diversas atrações culturais, incluindo shows, oficinas, debates, palestras e sessões de autógrafos com escritores premiados. As atividades da programação são gratuitas e realizadas em espaços públicos e culturais de Ribeirão Preto.
Para completar o passeio cultural por Ribeirão Preto, a cidade conta ainda com ótimos museus, de temas e características diferentes, como o Museu da Imagem e do Som (@misjosedasilvabueno), o Museu Histórico da Faculdade de Medicina (@fmrp.usp), o Museu da II Guerra Mundial (@mm2gmrp) e o Museu do Café (@museuribeiraopreto).
Samba do Relógio
O samba de raiz, com instrumentos como cavaquinho, pandeiro e muita cantoria, também tem espaço garantido na noite de Ribeirão Preto. Com o imponente Theatro Pedro II ao fundo e o relógio da Praça XV como ponto de referência, o coletivo Samba da Opinião reúne sambistas da cidade para o já consagrado “Samba do Relógio”. Desde 2017, semana sim e outra não, às quintas-feiras, a partir das 20h, a nata do samba ribeirão-pretano leva a cultura brasileira a quem quiser ouvir, sem cobrar ingressos e driblando a falta de apoio e estrutura. As músicas variam entre clássicos do estilo e composições de próprio punho dos integrantes do coletivo, em noites sempre animadas e que valorizam o verdadeiro samba. Após um período inatividade em função da pandemia da Covid 19, o “Samba do Relógio” retoma os encontros a partir de 23 de junho.
Rodeio e micareta
A música sertaneja, tão popular nas cidades do interior, ainda tem seu espaço garantido – e muito – nas festas da região. Com a sua última edição tendo sido realizada no fim de abril deste ano, o Ribeirão Rodeio Music (@ribeiraorodeomusic) é o principal evento do estilo, reunindo mais de 150 mil visitantes durante os quatro dias de festa, no Parque Permanente de Exposições.
Outro tipo de festa que sempre contou com enorme apelo do público em Ribeirão Preto são os carnavais fora de época, mais conhecidos como micaretas. Previsto para acontecer em 30 de outubro, a Arena Folia (@arenafoliaribeiraopreto) recebe no Parque Francisco Orange nomes de peso do axé, em especial Bell Marques e Durval Lellys, e artistas de outros estilos musicais, entre eles Zé Vaqueiro, Tarcisio do Acordeon, João Bosco & Vinícius e o trio Make U Sweat.
Rolê cervejeiro
Ribeirão Preto foi durante muitos anos conhecida, Brasil afora, como a principal cidade produtora de cerveja e chopp no país. Se durante algum tempos isso se perdeu, tendo “apenas” a icônica Choperia Pinguim (@pinguimribeiraopretooficial) como referência cervejeira aos turistas e moradores, nos últimos anos houve um interessante resgate dessa cultura, com uma grande leva de opções de bares, cervejarias e eventos que tem as IPAs, Lagers e Pilsens como principais estrelas do espetáculo. Para fortalecer o movimento cervejeiro da cidade, seis cervejarias artesanais independentes se uniram e criaram o Polo Cervejeiro (@polocervejeirorp), onde realizam eventos em conjunto como o Polo RP Beer Show – previsto para setembro –, além de outras ações. As cervejarias associadas Lund, Invicta, Weird Barrel, Walfänger, SP 330 e Nacional “trabalham juntas para consolidar e fazer crescer o Polo Cervejeiro da cidade”, diz o grupo em suas redes sociais. Uma das cervejarias artesanais mais antigas da cidade, a Cervejaria Colorado (@cervejariacolorado) tem um espaço incrível para quem quer experimentar seus diversos rótulos, a Toca do Urso. O espaço cervejeiro fica localizado junto à cervejaria da Colorado e funciona como um bar. A decoração simula uma caverna, habitat natural dos ursos, símbolo da marca.
Galeria de arte
Ribeirão Preto ganha, neste mês de junho, aquele que é considerado o maior espaço de arte e intervenção artística do país. O objetivo da PB Arts Gallery (@pbarts.design) é reunir os maiores nomes da arte do país, atrelado a grandes marcas de segmentos como moda, autos, arquitetura e áudio, todas com a mesma pegada de arte intervencionista. Aberto ao público, a PB Arts Gallery é dirigida pela PB Arts dos sócios Rafael Pippa e Lucas Bueno, que tornaram seus famosos Munnys, peças de desejo em todo país e no exterior, inclusive com mais de 14 obras na última edição do BBB Brasil. O espaço de 1,2 mil m², projeto do arquiteto Quintino Facci, terá sua agenda repleta de eventos, para que diferentes tipos de público possam interagir e aprender um pouco mais sobre esse segmento da arte, além de contar com uma cafeteria.
Quer conhecer outras cidades de São Paulo e do Brasil? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.