O Nome é João mesmo?
O Festival que nasceu em 2002 e leva no nome uma homenagem aos Joãos e Johns do rock mundial tem uma trajetória marcada por encontros inéditos e inusitados dentro da cena do pop, rock e subgênereos com uma característica que o define: a música nacional é a estrela de seus palcos.
Nasceu como improvável e se transformou em um dos mais importantes festivais de música do País.
Em sua 19ª edição, o João Rock continua fazendo história e já confirmou dois shows inéditos que só acontecerão em seus palcos: Nando Reis e Pitty, que iniciam turnê em agosto, mas lançam a parceria no festival ribeirão-pretano, e Criolo, Céu e Emicida, juntos em um show especialmente concebido para o João Rock. Além destes, apresentam-se: Baiana System, Djonga, Humberto Gessinger, Titãs, Natiruts e CPM 22, Erasmo Carlos, Gabriel O Pensador, Marcelo Falcão, Barão Vermelho, Planet Hemp e Braza – no palco Brasil, Matuê, Poesia Acústica, a dupla de rapper Cynthia Luz e Froid, Lagum, Coruja BC1 e Rashid com Drik Barbosa e Lellê, no palco Fortalecendo a Cena.
Histórias, nossas histórias…
O evento, que teve sua primeira edição em junho de 2002, reuniu 10 mil pessoas em um estádio de futebol.
“A história do João Rock é inspiradora e já ultrapassa gerações. São duas décadas trabalhando fortemente para promover uma experiência única ao nosso público, sem perder a essência de um evento focado no rock nacional e seus subgêneros, além do clima único que só um festival pode proporcional”, conta Marcelo Rocci, um dos organizadores.
Conhecido por sua representatividade, o João Rock conquistou o público criando dentro e fora do palco o encontro das gerações que buscam viver o principal conceito do evento: um mundo de música, paz e diversão. “Este ano, chegamos à 19ª edição com um significado a mais, já que simboliza a espera de todo nosso público em viver a experiência do João Rock depois de dois anos sem festival por conta da pandemia. É o nosso reencontro”, reforça Luit Marques, organizador do evento.
Desde 2014, o evento esgota seus convites antes de sua realização – “Mais um ano conseguimos manter a tradição do João Rock de ter os convites de todos os setores esgotados antes da realização do evento, desde o início da pré-venda, foram mais de 70 mil entradas comercializadas para pista, pista premium, Camarote João Rock e Camarote Colorado”, comenta Rocci.
Encontros memoráveis
Tradicionalmente o João Rock também ficou reconhecido por ser palco de grandes e inéditos encontros entre os artistas. Entre alguns momentos históricos estão Caetano Veloso e Os Mutantes, Chorão e Marcelo Nova, Os Paralamas do Sucesso e Dinho, do Capital Inicial, Marcelo D2 e Marcelo Falcão, Jorge Ben Jor e Mallu Magalhães, Lenine e Rogério Flausino (Jota Quest), Nação Zumbi e Paralamas do Sucesso, Pitty e Planet Hemp, Marcelo D2 e BNegão, entre outros.
Em edição mais recente, de 2019, Pitty também promoveu um encontro entre amigos no palco principal do festival recebendo a banda BaianaSystem, o rapper Rael, além de Lazzo Matumbi e Larissa Luz. No mesmo ano, Emicida eletrizou o JR com o encontro com Pitty e Mano Brown.
“Temos muita honra de protagonizar encontros marcantes que aconteceram nos palcos do festival e ganharam capítulos na história da música nacional e também na vida dos artistas. Todos os anos esperamos pelos “acasos” que começam a acontecer nos bastidores, nos camarins e terminam no palco, sem nenhuma combinação prévia, só amigos se encontrando e querendo fazer música, viver o clima de paz do João Rock. Este ano muita coisa pode acontecer, a ansiedade do público é nossa também”, conta Rocci.
Experiências e adrenalina
Os visitantes da 19ª edição do Festival João Rock vão encontrar no Parque Permanente de Exposição de Ribeirão Preto também experiências de aventuras na Arena de Esportes Radicais, instalada dentro do evento. A novidade desse ano fica por conta da presença de uma roda-gigante trazida em parceria com a marca Stanley que permitirá que o visitante tenha uma visão ampla do festival e registre esse momento com fotos e vídeos.
Espaço para novos talentos
Com a proposta de abrir espaço no mercado da música e fomentar a produção autoral de grupos e artistas independentes que contemplam em seu repertório o rock e ritmos parceiros, o João Rock desde 2009 promove seu tradicional Concurso de Bandas. Em 2019, com mais de 600 concorrentes e com escolha inédita de duas vencedoras, as bandas Fuze (Rio de Janeiro/RJ) e Psycoprata (Santa Luzia/MG) foram as escolhidas para abrirem a programação do festival.
Este ano, mais uma vez, a grande finalista terá a oportunidade de dividir o palco com artistas consagrados e tocar para um grande público.
Parcerias sólidas
Ao longo de suas edições, o JR expandiu seu espaço, investindo não somente em infraestrutura, programação e ações diferenciadas, mas também em um bom relacionamento e muito respeito com o seu público final, tornando-se um case de sucesso e atraindo investimento de grandes marcas. “O João Rock hoje se fortaleceu também como uma sólida plataforma de comunicação para grandes marcas conversarem diretamente com seu público, através de atrações e possibilidade de ativações”, completa Rocci. Este ano, o festival contará com mais de 15 marcas patrocinadoras e apoiadoras, entre elas: Açúcar Guarani, Budweiser, Coca-Cola, Colorado, Digio, Dabi Business Park, Deezer, Hospital Care, Jack Daniels, JTI (Camel), Ophicina/MCD, Red-Bull, Stanley, UNAERP e Voepass Linhas Aéreas”, diz Rocci.
Quer conhecer outras cidades de São Paulo e do Brasil? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.