Com muito frio, neve e cidades encantadoras, Santa Catarina é o destino perfeito para curtir a estação mais fria do ano
O inverno é uma estação mágica na Serra Catarinense. É a época em que a paisagem se transforma com a neve e o frio, revelando todo o charme de pequenas e inesquecíveis cidades. Quem visita a região nessa estação do ano pode desfrutar de um cenário único e de diversas atividades que tornam a viagem memorável.
A Serra Catarinense é a parte mais alta do estado de Santa Catarina, e abrange cerca de 20 municípios, entre eles Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Lages e Urupema. A região é conhecida por ter o clima mais frio do Brasil, chegando a registrar temperaturas negativas e neve durante o inverno, um dos principais atrativos da Serra Catarinense. Milhares de turistas visitam a região para acompanhar esse fenômeno extremamente raro no Brasil, que ocorre entre os meses de junho e agosto.
O frio é uma certeza na Serra Catarinense e as temperaturas podem chegar a -10 °C , então, é importante levar roupas adequadas para aproveitar o clima. Esse clima é propício para um ambiente aconchegante e romântico, ideal para aproveitar em casal ou em família. Assim, é possível apreciar as delícias da gastronomia local, como: pinhão, queijo serrano, Camargo (café com leite retirado da vaca na hora) e vinhos típicos da região, além da culinária clássica de locais de inverno, com fondue, chocolate quente, entrevero e churrasco. A Serra Catarinense também é conhecida por ser uma região produtora de vinhos de altitude, reconhecidos em 2020 com o selo de Indicação Geográfica por suas características únicas que mesclam a acidez e o frescor das uvas. O enoturismo é uma das opções de lazer na região, possibilitando os turistas a conhecerem as vinícolas, os vinhedos, as adegas e os processos de produção e degustação dos vinhos.
O inverno catarinense permite que você aprecie a paisagem coberta de cristais de gelo, bem como sentir o ar frio invadindo os pulmões, trazendo aquela sensação de friozinho de Santa Catarina. Você pode caminhar sobre a neve e ouvir o som dos seus pés afundando a cada passo. Mas se é daqueles que prefere ficar mais aquecido, a opção de aproveitar o calor de uma lareira, saboreando uma tábua de frio e um delicioso vinho da região pode ser a certa para você.
Destinos encantadores da Serra
Cada cidade tem o seu charme e o seu diferencial, e oferece uma oportunidade única de conhecer um pouco mais da história, da cultura e da gastronomia da região. Em Urupema, a cidade mais fria do Brasil, pode-se ver a cascata congelada, um fenômeno que ocorre quando a água da cachoeira Morro das Torres congela ao entrar em contato com o ar frio. A cascata congelada é um espetáculo à parte e atrai muitos visitantes que querem ver de perto essa maravilha da natureza.
São Joaquim é uma das mais procuradas pelos turistas que querem ver a neve. Também conhecida como capital nacional da maçã, a cidade possui seu charme próprio que preserva a sua cultura e história. Outro atrativo de São Joaquim é o Parque da Maçã, onde você pode conhecer o processo de produção e degustação da fruta, além de se divertir com as atrações do parque, que incluem o trenó, o teleférico, o labirinto e o minizoo.
Urubici é a cidade que tem o ponto habitado mais alto do sul do Brasil, o Morro da Igreja, que fica a 1.822 metros de altitude. Do alto do morro, é possível avistar a Pedra Furada, uma formação rochosa com um buraco de 30 metros de diâmetro. Urubici também tem a Cachoeira do Avencal, uma das mais belas da região, com 100 metros de queda livre que formam uma piscina natural. Simplesmente imperdível!
Para os turistas que visitarem Bom Jardim da Serra, uma parada obrigatória é a Serra do Rio do Rastro, uma das estradas mais bonitas e desafiadoras do Brasil, que liga as cidades de Bom Jardim da Serra e Lauro Müller. A estrada tem 12 quilômetros de extensão e conta com 284 curvas que exigem atenção e habilidade dos motoristas. A rodovia também oferece uma vista panorâmica da região, que fica ainda mais bela no inverno, quando a neblina e a geada cobrem a paisagem.
Além dessas cidades, a Serra Catarinense também tem outras opções de lazer, como as águas termais, que são fontes de água mineral que brotam do solo com temperaturas elevadas e possuem propriedades terapêuticas e relaxantes. As termas são uma ótima alternativa para quem quer se aquecer e se cuidar no inverno. Algumas das cidades com esse atrativo em Santa Catarina são Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz, Gravatal, São Martinho, São Bonifácio e Tubarão.
Como se pode ver, a Serra Catarinense é um lugar que tem muito a oferecer para quem quer aproveitar o inverno de uma forma diferente e inesquecível. É um pedacinho do Brasil que faz você se sentir fora do país, num paraíso mágico repleto de natureza, cultura e gastronomia. Não perca tempo e conheça a Serra Catarinense, o lugar onde o inverno é mais do que uma estação, é uma experiência.
Cidades menos frias para visitar
- Florianópolis
- Blumenau
- Pomerode
- Joinville
- Balneário Camboriú
- Itapema
Quer conhecer de perto as belezas de Santa Catarina? Vá com a Voepass. Continue navegando pelo nosso site e confira outros destinos.