O extenso litoral brasileiro, com 7.367 quilômetros espalhados por 17 estados da federação, tem paisagens de tirar o fôlego e que cativam moradores locais e turistas brasileiros e estrangeiros.
São milhares de praias com as características mais diversas, desde as mais paradisíacas e rústicas, prontas para receber aqueles que querem se conectar com natureza, repletas de cenários encantadores com direito a águas cristalinas e uma rica biodiversidade, aos lugares mais badalados, com opções de restaurantes, hotéis e pousadas, onde praticantes de esportes aquáticos, famílias e grupos de amigos aproveitam para relaxar e curtir dias de descanso em qualquer estação do ano.
Várias dessas praias, no entanto, não estão no continente, mas sim espalhadas em algumas das 1,2 mil ilhas, ilhotas e arquipélagos distribuídos pela nossa zona costeira, de norte a sul. Parte significativa desses lugares contam com uma atividade turística intensa e fazem parte do roteiro de turistas de outros países que devem chegar ao Brasil durante a temporada de verão de 2025.
Recorde de turistas
Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) estão previstos entre janeiro e março o desembarque de 4,5 milhões de viajantes em nosso país, o maior número da história e que mostra como os cartões-postais do Brasil encantam as pessoas mundo afora.
![baía do sancho](https://blog.voepass.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Baia-do-Sancho.jpg)
O paraíso Fernando de Noronha
O arquipélago de Fernando de Noronha, localizado a 540 quilômetros de Recife, capital de Pernambuco, destaca-se entre os diversos recantos paradisíacos do Nordeste brasileiro. Formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, cobrindo uma área de 26 km², o arquipélago tem uma biodiversidade riquíssima e é um dos melhores pontos de mergulho da costa brasileira.
Com o objetivo de valorizar os recursos naturais da região e proteger o ecossistema local, a maior parte de território da ilha, cerca de 10 mil hectares, integra o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, reconhecido como patrimônio natural da humanidade.
Outro destaque é a Praia do Sancho, cercada por um enorme paredão de rochas, com areias claras e águas cristalinas, que já foi eleita diversas vezes como a praia mais bonita do mundo pelo site internacional de viagens Trip Advisor, e é muito visitada pelos turistas, que aproveitam para mergulhar e observar várias espécies de peixes e tartarugas.
Ao lado está a Baía dos Porcos, com fascinante vida marinha e uma vista deslumbrante do Morro Dois Irmãos, uma icônica formação rochosa que simboliza a beleza natural de Fernando de Noronha.
Outras atrações imperdíveis no arquipélago são as praias do Atalaia, do Leão, Baía dos Golfinhos, Baía de Sueste, Cacimba do Padre, do Bode, do Boldró, além de pontos turísticos da Vila dos Remédios, o principal núcleo urbano de Fernando de Noronha, com restaurantes, pousadas e lojas.
![Ilha de itamaracá ilhas](https://blog.voepass.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Ilha-de-Itamaraca.jpg)
O Nordeste brilha nas ilhas
As águas da região Nordeste contam com algumas das ilhas mais bonitas do Brasil.
Ilha de Itamaracá
Na Região Metropolitana do Recife, está a histórica Ilha de Itamaracá, um palco de luta entre portugueses e holandeses no século XVII e que ainda tem o Forte Orange como resquício das batalhas. Itamaracá abriga 11 praias, além de um roteiro interessante como passeios ao centro de preservação do peixe-boi marinho e a histórica Vila Velha e seus casarios coloniais.
Ilha de Itaparica
Maior ilha marítima da costa brasileira, a baiana Ilha de Itaparica fica entre a Baía de Todos os Santos, o Rio Jaguaripe e o Oceano Atlântico, com amplos 239 km² de superfície e mais de 35 km de comprimento.
Turistas que preferem agito, badalação e resorts com infraestrutura de primeira qualidade podem optar por praias como: Ponta de Areia, Amoreiras, Conceição e Aratuba. Já para os amantes da natureza e da calmaria, o mais conveniente é ficar na parte meridional da ilha, uma região coberta por florestas de mangue.
Morro de São Paulo
Localizado na chamada Costa do Dendê, ao sul de Salvador, o Arquipélago de Cairú é formado pelas ilhas de Boipeba, Tinharé e Cairú, além de 23 ilhas pequenas e sem habitantes. O destaque como polo turístico regional fica para o povoado de Morro de São Paulo, com suas praias paradisíacas e infraestrutura em constante melhoria.
É proibido acessar as ilhas com carros, algo feito apenas por mar, partindo de catamarã de Salvador, ou por rio, via município de Valença. Não há automóveis no arquipélago, uma maneira de preservar a Mata Atlântica da região. Florestas, manguezais, dunas e praias proporcionam às ilhas um cenário fantástico, atraindo cada vez mais turistas do Brasil inteiro.
![Ilhabela ilhas](https://blog.voepass.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Praia-da-feiticeira-683x1024.jpg)
Tesouro naturais de RJ e SP
Ilha Grande
No litoral do Rio de Janeiro, mais especificamente na Baía de Angra dos Reis, está Ilha Grande, considerada um verdadeiro paraíso ecológico com mais de 100 praias e trilhas com vegetação. Com uma paisagem deslumbrante, grande diversidade de fauna marinha e águas transparentes, por lá também são proibidos carros – a circulação é permitida somente com embarcações –, o que tem por objetivo proteger o território formado por reservas e áreas de proteção ambiental.
Ilhabela
Já nos mares do litoral norte de São Paulo, a pouco mais de 200 quilômetros da capital paulista, está a famosa Ilhabela. Um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros, Ilhabela é conhecida por sua exuberante natureza, com praias de areia dourada, montanhas com vegetação nativa e belas cachoeiras.
Para curtir os dias ensolarados, as praias do Curral, do Bonete, da Feiticeira e Castelhanos são as melhores da região, enquanto para a noite, a melhor programação está nos bares e restaurantes do centro histórico.
Ilha do Cardoso
Menos famosa e bem protegida, a Ilha do Cardoso, em Cananéia, está no ponto mais ao sul do estado de São Paulo. Acessada apenas por embarcações, a ilha tem como atração principal o Parque Estadual Ilha do Cardoso, com mais de 13 mil hectares de área conservada e natureza selvagem.
As praias de Marujá, Pereirinha, da Lage e do Pontal, além das trilhas que revelam cachoeiras, manguezais e até vestígios arqueológicos dos antigos habitantes da ilha, enriquecem o roteiro de passeios. Para uma experiência autêntica, as pousadas rústicas e os restaurantes especializados em peixes e frutos do mar são as melhores opções para imergir no cotidiano local.
![Ilha do Mel ilhas](https://blog.voepass.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Ilha-do-Mel.jpg)
Ilhas da região Sul
Ilha do Mel
Uma das mais sossegadas ilhas turísticas brasileiras, na paranaense Ilha do Mel, não há automóveis, estradas pavimentadas ou iluminação pública, uma vez que a eletricidade só chegou ao local por volta do ano 2000.
Com uma extensão de 27 km², a ilha é altamente protegida, sendo 95% de seu território área de conservação ambiental permanente e com acesso restrito a 5 mil pessoas por dia.
A Ilha do Mel tem a forma de um “8”, com duas partes assimétricas unidas por uma faixa de areia, uma mais selvagem e a outra, diante do oceano aberto, onde se concentram as pousadas e demais instalações turísticas. As praias de Encantadas e a Grande são os grandes pontos turísticos da ilha.
Ilha do Campeche
Considerado um dos principais destinos turísticos do litoral de Santa Catarina, a Ilha do Campeche é o “Caribe de Floripa”, já tendo sido avaliada por guias e sites turísticos como uma das praias mais bonitas do Brasil.
A menos de duas horas do centro de Florianópolis, a ilha tem apenas 800 metros de comprimento, em uma perfeita combinação entre o verde da Mata Atlântica intocada, o mar transparente e as areias finas e claras. O Campeche também é um sítio arqueológico importante por causa das inscrições rupestres feitas por povos ancestrais, datadas de milhares de anos, e que revelam detalhes da vida e da cultura desses primeiros habitantes da região.
Delta do Parnaíba
O Delta do Parnaíba, localizado entre os estados do Piauí e Maranhão, é um dos únicos deltas em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo.
Formado pelo encontro do rio Parnaíba com o Oceano Atlântico – ou seja, entre o rio de água doce e o mar –, é uma região de beleza singular. Ao chegar na região, o Parnaíba se abre em cinco braços, com a formação de um arquipélago de 70 ilhas, com 2,7 mil km², resultando em uma paisagem impressionante e diversa, com praias, dunas, lagoas de águas cristalinas, igarapés e manguezais.
A Ilha Grande de Santa Isabel (maior do delta), Ilha das Canárias e Ilha do Caju são os principais pontos de turismo ecológico da região.
![Delta do Parnaíba](https://blog.voepass.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Delta-do-Parnaiba.jpg)
Marajó
A maior ilha do mundo localizada no delta de um rio, neste caso, o Rio Amazonas, a Ilha de Marajó, no estado do Pará, é a principal da região Norte.
Pertencente à Área de Proteção Ambiental do Arquipélago de Marajó, a ilha é um verdadeiro santuário ecológico e cenário de um dos fenômenos naturais mais curiosos, a famosa “pororoca”, quando as águas do Oceano Atlântico encontram as do Amazonas por quilômetros, criando ondas enormes que atraem surfistas de todo o mundo. Outra atração única marajoara são os rebanhos de búfalos, espalhados por toda ilha.
A parte mais turística de Marajó está na cidade de Soure, onde estão praias banhadas por águas mais calmas, com restaurantes e clubes ao pé da areia.
Mais ilhas brasileiras
- Ilha do Guajiru: no litoral do Ceará, está a cerca de 220 quilômetros de distância de Fortaleza e é muito procurada por praticantes de kitesurf;
- Abrolhos: no sul do estado da Bahia, com um ecossistema extremamente complexo e rico, é necessária uma autorização do governo para desembarcar;
- Ilha Anchieta: segunda maior ilha do litoral norte paulista, em Ubatuba, é cercada de verde, com belas trilhas e sete praias;
- Ilha do Bananal: ilha fluvial no Tocantins, é formada pelos rios Araguaia e da Morte, resultando em 20 mil km² de extensão de rica biodiversidade;
- Alter do Chão: às margens do Rio Tapajós, a mais de 600 quilômetros de Belém, o destaque é a turística Praia do Amor, bem pertinho do centro da vila.