A culinária chinesa caracteriza-se pelo contraste entre as cores, aromas e sabores dos ingredientes que compõem os pratos. Trata-se de uma tradição baseada no Yin e Yang, na qual os polos contrários se complementam. Por isso, é comum encontrarmos nas refeições a mistura entre o doce e o salgado, entre o picante e agridoce, entre o quente e o frio etc., e o uso de ingredientes específicos para temperar como o alho-poró, o gengibre e a pimenta, que além do aroma, conferem cor aos pratos.
Em um país extenso e multicultural como a China, a região também molda a culinária do país, que é bem diversificada em sabores e hábitos alimentares. É possível encontrar desde pratos que se consolidaram aqui no ocidente como o yakisoba e o rolinho primavera a iguarias bastante exóticas para nossos padrões, como barbatanas de turbarão, gafanhotos e escorpiões.
A culinária no norte do país, que envolve a capital Pequim, caracteriza-se pelas massas e frituras, como talharim, pastéis e bolinhos de carne. No leste do país, são habituais os pratos à base de peixes e crustáceos, que são marcados pelo sabor doce. Nesta região, também se destacam as sopas condimentadas com alho-poró.
No sudeste do país, onde fica Xangai, também são priorizados os frutos do mar, e a culinária é leve e delicada. Por outro lado, na região central, a culinária de Sichuan, por exemplo, é marcada pelos pratos apimentados. Ou seja, de norte a sul do país, é possível se deparar e se surpreender com ingredientes e receitas únicas. Conheça mais da peculiaridade culinária de cada região.
Gastronomia chinesa por regiões
No norte da China, a comida tende a ser um pouco mais salgada que no restante do país. O pato à Pequim é um bom representante da mesa desta região, assim como o HotPot, no qual os ingredientes – carnes e vegetais, tomates, cogumelos etc. -, são cozidos no molho ao vivo em uma panela específica, ou seja, uma espécie de fondue. Trigo é a base da comida do norte, por isso é mais fácil encontrar mais pratos com macarrão do que com arroz.
No sul, é onde se produz mais arroz no país, sendo assim, não é raro encontrar pratos à base do grão nesta região. Aqui, a comida tende a ser um pouco mais ácida, por conta do constante uso do vinagre para preservar os alimentos. Em Guangdong, a presença da comida cantonesa, proveniente de Hong Kong, é bem forte, e os famosos Dim Sum, uns bolinhos com massa bem fininha e cheios de caldo por dentro representam bem essa culinária.
No centro do país, é onde a comida começa a esquentar, no quesito ardência. As províncias de Sichuan, Hunan e Chongqing são famosas por deixarem todo mundo com a boca pegando fogo.
No oeste, na província de Xinjiang – com a forte presença de muçulmanos -, a carne principal é o carneiro, e é possível encontrar alguns pães árabes, churrasco e pratos com macarrão. E no leste do país, nas províncias de Anhui, Jiangsu e Zhejiang, os peixes são as estrelas do cardápio, geralmente cozidos no vapor. Com culinária mais suave, nesta região o sabor doce é mais presente.
Pratos e sabores típicos da China
Quanto aos ingredientes, entre os mais utilizados na gastronomia chinesa estão tofu, soja, flor de Lótus, cogumelos, frutos do mar e peixes, além do arroz e trigo, visto que a agricultura é uma das principais atividades econômicas do país, e este dois figuram-se como elementos fundamentais. Conheça alguns dos pratos que você não deve deixar de degustar em uma visita pelo país.
Yakisoba um dos pratos mais internacionalizados da gastronomia chinesa, trata-se de uma comida composto por macarrão – que pode ser frito ou não –, geralmente do tipo talharim ou lámen, carnes, legumes e temperos;
Pato à Pequim feito com patos especialmente criados para esta preparação, que são temperados com molhos específicos, assados em fornos especiais, e servidos com uma massa bem fina – uma espécie de crepe – depois da carne ter sido cuidadosamente fatiada;
Rolinho Primavera trata-se de uma massa recheada tipicamente com legumes/vegetais – hoje existem muitas variações, com recheios de queijos, carnes etc. – que é enrolada e servida frita, uma espécie de pastelzinho;
Dumpling são “envelopes” de massas que recebem recheios como cogumelos e carne de porco que podem ser cozidos na água, no vapor ou fritos, e servidos com molhos de soja e pimenta;
Chop Suey prato com pedaços de carne salteados com legumes, ideais para a preparação de receitas como o arroz chop suey e yakisoba;
Mapo Tofu um prato picante que leva tofu com um molho vermelho à base de pasta de amêndoa fermentada com pimenta e feijão-preto fermentado servido juntamente à carne picada – geralmente, carne de porco ou bovina.
Veja mais matérias como esta no Blog da Voepass.