Belas praias, paisagens de cair o queixo e contato com a natureza. São vários os motivos que fazem muitos viajantes escolherem Fernando de Noronha como destino turístico. Só em 2023, a administração do arquipélago registrou mais de 123 mil visitantes. Porém nenhuma viagem é completa sem um bom tour gastronômico
Por conta do alto número de turistas, Fernando de Noronha conta com uma variedade de restaurantes e bares que chamam a atenção tanto pelo sabor quanto pelos visuais encantadores. Entre as opções estão polvo, lagosta, frutas tropicais e até mesmo tubarões. Como se trata de uma ilha, é claro que não poderiam faltar os mais variados tipos de pescados. Inclusive, é possível pescar o seu próprio peixe e depois consumir.
A maior parte dos restaurantes estão concentrados na Vila dos Remédios, que é uma espécie de região central da ilha. No entanto, há opções espalhadas por todo o local, sendo possível encontrar estabelecimentos em que o cliente pode consumir de frente para o mar. Além disso, os hotéis costumam incluir as refeições nos próprios pacotes e algumas pousadas contam com o sistema de cozinha compartilhada, onde o hóspede pode preparar a própria comida.
É importante que o viajante module as suas expectativas também com relação aos preços. Por se tratar de um arquipélago, qualquer alimento que não seja pescado vem do continente, a 500 quilômetros, de navio ou avião. Diferentemente de outras praias na região Nordeste, a maioria dos pratos em Fernando de Noronha são servidos em porções individuais. Isto significa que os pratos “para dois” custam o dobro de um prato comum.
Uma dica é aproveitar a viagem para conhecer pratos diferentes do que você está acostumado a consumir. Experimente pratos que reúnam ingredientes regionais nordestinos, como: cuscuz e rapadura, além de receitas autorais. No caso de pratos com peixes ou frutos do mar, vale a pena provar o que há de mais fresco. Confira alguns restaurantes que valem a pena visitar:
Cacimba Bistrô
Um dos restaurantes mais clássicos de Fernando de Noronha, o Cacimba Bistrô conta com um ambiente rústico e charmoso em uma ladeira da Vila dos Remédios, em um casarão histórico. Entre os pratos destacam-se o filé de peixe, risotos variados, carne de sol com manteiga de garrafa e queijo coalho gratinado e spaghetti ao coco com lagostas e frutos do mar. Diversos outros peixes ainda fazem parte do cardápio. De sobremesa, há brownie com sorvete.
Uma curiosidade é que alguns pratos levam nomes de celebridades brasileiras, como, por exemplo, os pasteizinhos de lagosta à Bruno Gagliasso e o arroz caldoso de peixe à Thiago Abravanel. Entre as bebidas alcoólicas, as principais são as caipirinhas e caipiroscas. O restaurante abre tanto para o almoço quanto para o jantar.
Xica da Silva
Especializado em gastronomia contemporânea e frutos do mar, o Xica da Silva é outro restaurante queridinho dos visitantes de Fernando de Noronha. O cardápio é considerado um dos mais variados da ilha, com muitas opções de peixes e frutos do mar, mas também com pratos com carnes e aves, além de massas e risotos. Há também o ceviche de entrada e a moqueca de peixe e camarão como prato principal. Uma opção de porção a dois é a picanha argentina.
Localizado na região central, o ambiente é considerado simples e com comida boa. O restaurante abre diariamente sem intervalo entre almoço e jantar.
Mergulhão
Um dos restaurantes mais comentados de Fernando de Noronha é o Mergulhão, muito por conta da sua localização no Porto de Santo Antônio. O restaurante fica instalado em um mirante natural para o porto, onde é possível comer de frente para a praia e para o Morro do Pico, com um pôr do sol que encanta os turistas (importante reservar com antecedência para garantir um lugar neste horário). O ambiente ainda conta com mesas ao ar livre e tendas no jardim.
No cardápio, há pratos como: peixe crocante, ceviche de caju, risoto de camarão e alho-poró ao maracujá, peixe grelhado com crispy de couve e cuscuz e picanha com mandioca. O restaurante abre de segunda a sábado para almoço e jantar.
Teju Açu
Cercada por uma paisagem totalmente verde, bem ventilada e com vista para o Morro do Pico, a pousada Teju Açu tem como especialidade os frutos do mar e é aberta aos não hóspedes, porém apenas com reserva.
Além de várias opções de drinks, o local ainda conta com vinagrete de polvo, camarão selvagem com risoto de funghi e abacaxi grelhado, polvo salteado com brócolis e arroz negro e petit-gateau de goiaba.
Bar do Meio
Estrategicamente posicionado entre as praias da Conceição e do Meio, o Bar do Meio é quase um camarote para apreciar o Morro do Pico. Por causa da vista privilegiada, o local é um dos points mais vips de Fernando de Noronha. Para quem gosta de música ao vivo, essa é uma parada obrigatória na ilha.
O bar conta com uma culinária contemporânea, como, por exemplo, peixe agridoce servido com risoto de abóbora e molho de laranja. Porém, o ponto mais forte do estabelecimento é a variedade de drinks.
Fernão El Loco
Localizado na Pousada Marcílio, Fernão El Loco é um bar que mistura técnicas e sabores da cozinha mediterrânea sob o conceito de “Tapas and Drinks”. Toda mesa tem um tablet que traz o cardápio e serve para fazer pedidos.
Entre as tapas, estão porções de ostras de Tibau do Sul, croquetes de salmão, arancini de polvo e batatas bravas e pratos como parmegiana. Um dos drinks servidos no bar é feito com frutas tropicais colhidas no próprio quintal da pousada.
Ficou interessado em conhecer Fernando de Noronha? Confira então as passagens disponíveis na Voepass.