Leves e saborosas, elas são fáceis de preparar e ajudam a manter o bom funcionamento do organismo. Ingerir saladas diariamente, seja como acompanhamento ou mesmo como refeição completa, é um hábito alimentar saudável, já que os vegetais e as folhas são fontes de fibras, o que contribui para o bom funcionamento do intestino, ajudando na digestão. Além disso, as saladas também são fontes de sais minerais e vitaminas.
A nutricionista Mirella Di Pardo explica que as saladas são ideais para consumir durante os dias de verão com altas temperaturas por serem frescas e leves, com diversos ingredientes, que as tornam saudáveis e saborosas. “Quanto mais colorido o prato, maior absorção de nutrientes”, diz.
Comer a salada antes da refeição ajuda a aumentar a sensação de saciedade, uma vez que os vegetais demoram mais tempo para serem mastigados e são ricos em fibras”
Mirella Di Pardo, nutricionista
Ainda de acordo com a profissional, é possível fugir da mesmice quando se pensa nesse tipo de prato. “Opções como salada de grão de bico, ceviche, escabeche de berinjela, sunomono (salada de pepino japonesa), salada caesar, tabule, salada de abobrinha de forno são excelentes pedidas para os dias quentes”. Di Pardo também lembra que o uso de frutas nas saladas é uma forma de tornar o prato ainda mais saboroso e atrativo: abacaxi, morangos, manga e maçã já são parte de diversas receitas.
Além das frutas, a nutricionista enumera outros ingredientes que podem ser adicionados à salada, como ervas frescas, nozes, avelãs, amêndoas e castanhas, queijos, peixes, frangos, pimentões, tomates, beterraba, cenoura, berinjela, abobrinha, repolho, cogumelos, pepino, palmito, alho e cebola.
Sobre o momento ideal para consumir o prato (antes, durante ou depois da refeição principal), Di Pardo afirma que “comer a salada antes da refeição ajuda a aumentar a sensação de saciedade, uma vez que os vegetais demoram mais tempo para serem mastigados e são ricos em fibras”.
Conforme a nutricionista, as saladas são benéficas para o corpo por serem fonte de baixa caloria e alto teor de água, além do fácil preparo. Elas também proporcionam a absorção de vários nutrientes que ajudam a manter o bom funcionamento do organismo.
“O consumo de salada pode ajudar com a dieta ou com a reeducação alimentar. Isso pode ser explicado pela sensação de saciedade proporcionada pelas saladas, já que os vegetais e as folhas são fontes de fibras, o que contribui para o bom funcionamento do intestino, além de serem também fontes de sais minerais e vitaminas”, explica.
Como higienizar os ingredientes da salada?
Ao preparar saladas, é importante higienizar todos os alimentos in natura (frutas, verduras e legumes) de forma correta. Primeiro lave em água corrente as frutas e hortaliças uma a uma, e no caso das verduras, folha a folha. Depois, desinfete os alimentos em solução clorada por 15 minutos (uma colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária para um litro de água). Por fim, enxágue em água corrente.
Aprendendo a saborear
Para as pessoas que não costumam comer saladas, a nutricionista Mirella Di Pardo aponta dicas de como tornar os pratos mais apetitosos e atrativos:
- Use iogurtes, coalhada, vinagre, e azeites para fazer a base dos seus próprios molhos caseiros e combine com limão, cebola, mostarda, alho e ervas finas.
- Invista em ingredientes como frango ou atum desfiado, carnes, berinjela, abobrinha, salmão, queijo branco, ovo, presunto, palmito, ervilhas, brócolis, pepino, peito de peru para dar um toque a mais no prato, tanto de sabor quanto de saciedade.
- Castanhas e nozes ou grãos, como a ervilha, são ricos em fibras e aumentam a sensação de saciedade. E também é possível adicionar frutas.
- A aparência e a própria textura das folhas e legumes são muito importantes.
- Comece por alimentos mais saborosos, como tomate, batata doce, cenoura, palmito e ervilhas, e depois vá inserindo outros ingredientes.
- Em pouco tempo você já vai perceber os benefícios de uma alimentação equilibrada e saudável. Seu intestino passa a funcionar melhor, você sente mais energia, disposição, concentração e melhora na autoestima e no humor.
Para mais reportagens sobre gastronomia, visite o Blog da Voepass. Quando for viajar confira nossos itinerários.