Em meio à pandemia de Covid-19, o TikTok cresceu significativamente ao redor do mundo. A prática de publicar vídeos curtos e criativos se tornou um hábito para muitas pessoas durante o período de isolamento social. E, embora a rede social seja lembrada principalmente pelas ‘dancinhas’ e coreografias, outros tipos de conteúdo repercutiram muito na plataforma – como as indicações e análises de livros.
Desenvolvida por uma empresa chinesa, a rede social surgiu em 2014 com o nome Musical.ly e, posteriormente, em 2017, foi comprada pela ByteDance. Desde então, começou a tomar a forma que conhecemos hoje, incentivando a prática de publicação de vídeos curtos – antes, o limite era um minuto; agora, a minutagem máxima é três minutos.
Com as variadas possibilidades da plataforma, as pessoas se permitiram experimentar diferentes tipos de conteúdo. Assim, nasceu o “BookTok”. Trocadilho com o nome do aplicativo, a hashtag usada para falar sobre livros cresceu internacionalmente e influenciou, principalmente, adolescentes e jovens adultos, que são, ainda, o maior público da rede social.
Leitores do mundo todo passaram a usar o TikTok para compartilhar indicações e análises sobre obras literárias e, também, aproveitaram para criar um espaço de diálogo sobre os títulos com outras pessoas. No Brasil, esse cenário não foi diferente, e a hashtag “BookTokBrasil” soma mais de 4 bilhões de visualizações dentro do aplicativo.
É evidente o sucesso do “BookTok”, que ajudou a divulgar centenas de livros, e até mesmo aqueles lançados há muito tempo voltaram aos holofotes. É o caso de “Mentirosos”, de autoria de E.Lockhart. Após viralizar na rede social, a obra, lançada em 2014, voltou à lista de BestSellers do The New York Times.
Esse não é o feito mais interessante da hashtag. Em 2021, nos Estados Unidos, leitores compraram 825 milhões de cópias de livros impressos – maior número desde que o levantamento das vendas começou a ser feito, em 2004, segundo informações da NPD Bookscan. Para analistas, os conteúdos e vídeos nas redes sociais foram fundamentais para esse resultado.
Outra análise que comprova o impacto do TikTok no universo dos livros é o sucesso do romance “É Assim que Acaba”, de Colleen Hoover. Além de ter uma fama gigantesca na rede social, a obra foi o segundo livro de ficção adulta mais vendido e o sexto livro mais vendido em 2021 nos EUA. E vale lembrar que o título foi publicado originalmente em 2016.
Em vista disso, pode-se afirmar que a plataforma é um impulsionador significativo da literatura – e responsável por mudanças importantes para esse cenário, como a venda de livros físicos e o estímulo à leitura entre jovens e adolescentes.
O estímulo à leitura
Além de ser muito positivo para as editoras, o BookTok também é importantíssimo para estimular a leitura. Sem dúvidas, as redes sociais passaram a ser uma grande preferência na vida de jovens e adolescentes, e usar uma plataforma tão popular como o TikTok para falar sobre literatura é um ato expressivo e considerável.
Os “bookTokers”, como são carinhosamente chamados, dão dicas e produzem conteúdos criativos de modo que até mesmo aqueles que não tem o hábito de ler são instigados a conhecer os títulos
Os “bookTokers”, como são carinhosamente chamados, dão dicas e produzem conteúdos criativos de modo que até mesmo aqueles que não tem o hábito de ler são instigados a conhecer os títulos. Seja por conta da representatividade ou pelo “plot twist”, as obras ganham atenção dos usuários da plataforma e acabam se tornando uma opção de leitura para muitas pessoas.
TikTok Book Club
Graças aos produtores de conteúdo e amantes de livros, o TikTok abraçou a ideia e lançou seu próprio “Clube do Livro”. Para continuar incentivando os conteúdos sobre literatura, a rede social criou, oficialmente, o “TikTok Book Club” (“Clube do livro TikTok”, em tradução livre). Segundo a própria plataforma, essa iniciativa funciona como um espaço virtual para que os usuários possam discutir novos títulos.
Mensalmente, um novo livro é anunciado, e, a partir disso, qualquer pessoa pode iniciar a leitura para posteriormente compartilhar a opinião. Conforme explica a rede social, o aplicativo também trará um hub, o “BookClub”, para facilitar o compartilhamento de conteúdo pelos amantes de livros.
Assim como funciona um “clube do livro”, o projeto de leitura do TikTok instiga a leitura entre pessoas de diferentes lugares e, ainda, promove uma conexão instantânea e interessante entre os mais diversos leitores. O título que iniciou a trajetória do “TikTok Book Club” foi “Persuasão”, de Jane Austen, devido ao lançamento do filme adaptado, uma produção original Netflix.
Ponto positivo para as editoras
Esse movimento do TikTok foi refletido nas editoras do Brasil e na venda dos mais diferentes títulos. Em geral, o mercado editorial brasileiro registrou uma melhora geral em seus índices no segundo ano de pandemia, após o fechamento do primeiro semestre de 2022.
Segundo informações da Pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro 2021, feita pela Nielsen Book para a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel), os livros do segmento de obras gerais apresentaram, pelo terceiro ano seguido, um aumento nas vendas. O consumo e a produção de e-books, audiolivros e outros tipos de conteúdos também cresceram significativamente.
O sucesso do “BookTok” também chegou à 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que aconteceu de 2 a 10 de julho de 2022. Um dos maiores da América Latina, o evento traz uma série de editoras, autores e palestrantes para, junto ao público, celebrar a literatura.
Na edição da Bienal do Livro de São Paulo deste ano, as editoras mais famosas, como Arqueiro, Intrínseca, Editora Globo, entre outras, guardaram um espaço em seus estandes para expor e chamar a atenção do público para os livros que são “sucesso do BookTok”.
Sucessos do BookTok
- A Hipótese do Amor – Ali Hazelwood
- Uma farsa de amor na Espanha – Elena Armas
- Os sete maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid
- Clube do Livro dos Homens – Lyssa Kay Adams
- É Assim Que Acaba – Colleen Hoover
- Leitura de Verão – Emily Henry
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