A cerveja não é a única bebida favorita entre os brasileiros, pois o café também está sempre presente na rotina das pessoas. Seja após acordar, depois do almoço ou durante o dia no trabalho, o cafezinho sempre por perto é um costume muito presente na rotina dos brasileiros. Amargo ou mais doce – com açúcar ou adoçante -, no copo ou na xícara, o importante é não faltar.
O alto consumo da bebida no dia a dia fez com que aumentasse a procura por um lugarzinho integrado à casa e específico para tomar um café. Agora, não são apenas as adegas ou os barezinhos que compõem o projeto arquitetônico das casas, mas também um cantinho prático e aconchegante para tomar o café a qualquer hora.
A hora do cafézinho
O Brasil é um dos países que mais consome café no mundo. Após a pandemia e com a chegada do home office na rotina de trabalho das pessoas, cresceu expressivamente a demanda por um lugarzinho especial para o “coffee break” (“pausa para o café”, em tradução livre) dentro de casa.
Segundo a arquiteta Carina Dal Fabbro, o cantinho do café está sempre presente nas orientações dos clientes para os projetos residenciais. A profissional também conta que os consumidores querem praticidade na rotina e, por esse motivo, sempre pedem um espaço exclusivo para apreciar o cafezinho.
Alguns itens são indispensáveis para criar esse ambiente. O principal deles é o próprio café: o ideal é ter uma cafeteira – elétrica ou não – para começar a compor o espaço. Existem diversos modelos no mercado, alguns mais simples e outros mais tecnológicos, os quais podem ser, consequentemente, mais práticos.
A escolha vai depender da necessidade de quem vai consumir e do tempo que pode ser dedicado ao “coffee breal”. Outro item que não pode faltar é o suporte para a cafeteira, afinal, é ele que vai dar a base para construir o cantinho – podem ser usados aparadores produzidos com materiais mais simples, buffets feitos especificamente para servir bebidas ou até móveis mais sofisticados, fabricados em madeira.
“Outra dica valiosa é incluir, no espaço, algum objeto decorativo, como um vasinho ou até mesmo uma bomboniere com bolachinhas ou chocolates”
Carina Dal Fabbro, Arquiteta
Fabbro recomenda que o “cantinho do café” seja feito na sala de jantar, em áreas de convivência ou na cozinha. Para ela, montar esse espaço é uma tarefa que não exige complexidade e pode ser feito de forma mais simples, como posicionar uma bandeja em cima de um aparador ou em um buffet. Adicione os itens necessários de forma harmoniosa, e, caso o móvel tenha um compartimento livre, é possível aproveitá-lo para guardar utensílios que não combinam esteticamente com o ambiente.
“O formato mais adequado na hora de fazer o seu ‘cantinho do café’ vai depender do espaço disponível e da rotina da casa”, alerta a profissional. Ela também acrescenta que, em residências em que a família consome bastante essa bebida, ter um lugar maior e mais completo para esse momento é o ideal.
Já para as casas onde as pessoas não consomem o café com tanta frequência, um ambiente muito grande pode não ser muito interessante, pois será menos funcional e ocupará um espaço que poderia ser aproveitado para outras finalidades.
Decoração para o cantinho do café
O momento da pausa para o café pode ser ainda mais gostoso se o ambiente tiver uma decoração harmoniosa e aconchegante. “Outra dica valiosa é incluir, no espaço, algum objeto decorativo, como um vasinho ou até mesmo uma bomboniere com bolachinhas ou chocolates. É preciso pensar em itens que deixem o espaço ainda mais charmoso e agradável”, diz a arquiteta.
Fabbro afirma que, em um projeto de arquitetura para o cantinho do café, o formato mais interessante é criar uma estrutura em marcenaria: “Além de ser uma forte tendência, ele otimiza espaços, é versátil e deixa o ambiente ainda mais completo”.
Para quem deseja algo mais elaborado, pode ser interessante contratar um profissional para que ele possa visualizar e explorar os diferentes cômodos e/ou residências da melhor forma. Além disso, existem diversas opções no mercado para decorar o seu cantinho do café, e, sem dúvidas, vai transformar o ambiente. Afinal, o cantinho pode ser colocado tanto em cima do suporte – onde estão o café e os utensílios – quanto na parede acima do móvel.
Existem alguns estilos de decoração que podem guiar na hora de comprar os objetos ornamentais. O seu cantinho pode ter uma característica mais rústica com móveis e peças em madeira; contemporânea, adicionando aparadores ou buffets com design moderno; descontraída e jovial, utilizando itens mais criativos comprados em lojas de decoração ou até mesmo do modelo DIY (Do It Yourself) – quando você mesmo (a) compra os materiais e produz os os próprios artigos para a decoração.
Benefícios do café
A cafeína desperta maior sinal de alerta ao cérebro e melhora o humor e a sensação de bem-estar, pois ativa os hormônios de endorfina. Além disso, melhora a concentração e a capacidade de memória.