Em meio à era digital, um formato de conteúdo que conquistou fãs ao redor do Brasil (e do mundo) foi o podcast. Segundo o relatório DataReportal 2023, os brasileiros estão entre os públicos que mais consomem conteúdo por podcasts no mundo, com 42.9% de usuários de internet, com idade entre 16 e 64 anos, escutando podcast toda semana.
O Spotify divulgou que, hoje, são mais de 5 milhões de programas disponíveis e mais de 100 milhões de ouvintes de podcast na plataforma de streaming em todo o mundo. No Brasil, entre janeiro e setembro de 2023, registrou-se um aumento no consumo em 28%, acompanhado por um aumento na produção de podcasts em 36% em todo o país.
Os dados do Spotify também apontaram que, de janeiro a setembro de 2023, o Brasil foi o país que escutou mais horas de podcasts na plataforma, se comparado com Argentina, Chile, Colômbia e México. De acordo com o estudo, os brasileiros escutam uma média de 7,5 horas por semana. Entre os gêneros mais populares por aqui até o momento estão saúde e fitness, artes e comédia.
Boom na pandemia!
A pandemia de Covid-19 mudou os hábitos de consumo dos brasileiros no que diz respeito ao podcast. De acordo com uma pesquisa da Globo (2021), 57% de brasileiros, de todas as faixas etárias, ouviram o formato pela primeira vez nessa época. O mesmo estudo apontou que o Brasil liderou o ranking de países com maior crescimento na produção de podcasts em 2020.
A pesquisa também identificou que todas as faixas etárias buscam podcasts para aprender sobre algo. Segundo o estudo, 40% dos entrevistados usam o Spotify para ouvir podcast. Ainda, os dados mostraram que o formato “amplia o leque de conteúdo das pessoas”. Ou seja, segundo o estudo, o podcast parece ser entendido como uma espécie de complemento informacional para os ouvintes.
Sobre as preferências de conteúdo, a Podpesquisa de 2019 identificou que os brasileiros procuram, principalmente, por “Cultura pop”, “Humor e Comédia” e “Ciência”, respectivamente.
Geração Z e podcasts
O relatório global “Culture Next”, do Spotify, mostrou que a Geração Z representou mais de 148 milhões de streamings de podcast no Spotify no primeiro semestre de 2023, gerando um aumento de 68% em comparação com o ano anterior.
A Geração Z prefere categorias como Crime e Suspense, Ciência e Esporte, que registraram um aumento de consumo de 111%, de 84% e de 67%, respectivamente. E esse grupo de ouvintes não se importa com a minutagem: eles curtem os episódios do início ao fim.
Podcasts para conhecer (e amar!)
Que tal uma listinha para acompanhar excelentes podcasts produzidos por brasileiros? Um ótimo programa de entrevistas é o Mano a Mano, apresentado pelo rapper Mano Brown. Acompanhado de convidados, o artista aborda vários temas: de política à música. Todas as discussões são trazidas de modo aprofundado e reflexivo.
Quem pode, pod é um programa de entrevistas comandado por Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme. Com uma pegada mais divertida, as duas convidam várias personalidades ao programa para conversas descontraídas – e, às vezes, abordam assuntos polêmicos sem constrangimentos.
A psicóloga e contadora de histórias Déia Freitas conduz o Não Inviabilize, descrito como um “laboratório de histórias reais”, contadas com sensibilidade e bom humor. Atualmente, são mais de 700 histórias compartilhadas em diferentes episódios.
Quem gosta de aprender mais sobre a saúde, vai adorar o Drauziocast. O aclamado médico Drauzio Varella é o responsável por esse programa. Para ajudá-lo na disseminação de informações claras e objetivas, Varella convida especialistas que o auxiliam a explicar diversos temas relacionados à saúde.
Muito elogiado, o Café da Manhã, mantido pelo jornal Folha de São Paulo, é um programa informativo sobre política, cotidiano, economia, ciência, cultura, saúde e mais. Ele funciona como uma espécie de “jornal em podcast”.
Produzido pela empresa B9 e apresentado por Thiago André, o História Preta tem o objetivo de “trazer para a superfície a memória histórica da população negra no Brasil e no Mundo”. O programa se assemelha bastante ao conceito de documentário, mas no formato de áudio.
Bom dia, Obvious é um podcast que discute temas do universo feminino, que vão desde saúde mental até questões relacionadas à carreira profissional. Comandado por Marcela Ceribelli, CEO e diretora criativa da Obvious, o programa também conta com convidadas para os tantos debates.
Quando falamos sobre a cultura geek, não podemos deixar de destacar o Nerdcast, produzido pelo Jovem Nerd. Nos episódios, os ouvintes conferem um papo bastante descontraído entre os criadores do site, Alexandre Ottoni e Deive Pazos, além de convidados variados, sobre cultura, tecnologia, história e games.
Quem ama ciência, pode adorar o Oxigênio Podcast, um programa sobre ciência, tecnologia e cultura, que é produzido pelo Labjor-Unicamp em parceria com a Rádio Unicamp. O conteúdo é jornalístico e de divulgação científica dividido em dois formatos: programa temático e giro de notícias.
Outros podcasts que você pode gostar
- Modus Operandi
- Um Milkshake chamado Wanda
- É Noia Minha?
- Estudos Medievais
- Pod Delas
- A Mulher da Casa Abandonada
- O Ateliê
Spotify Podcast Festival
Notando o engajamento com os podcasts, o Spotify estreou o Spotify Podcast Festival em São Paulo, no mês de novembro de 2023. O evento teve como principal objetivo fortalecer a cultura desse formato no Brasil, e a relação entre criadores de conteúdo e espectadores.
Com salas lotadas de fãs de podcasts, o Spotify reuniu grandes produtores de conteúdo, como Mano Brown, Samir Duarte e Marina Santa Helena. O evento contou com 10 sessões e outras quatro sessões bônus de experiências exclusivas para o público. A primeira edição foi um sucesso. Agora, é só esperar pela próxima!