Mergulhe nos incríveis pontos turísticos de Aracati, cidade litorânea apaixonante do Ceará
Aracati, localizado a 150 km de Fortaleza, é um dos belíssimos encantos do estado do Ceará. Além de ser o maior e mais desenvolvido município do Vale do Jaguaribe, Sertão Central e Litoral Leste, a cidade é conhecida como a “Terra dos Bons Ventos”. Essa fama se deve à presença constante de ventos favoráveis na região, resultantes da combinação de fatores geográficos e climáticos específicos que ocorrem na área.
Com uma variedade de paisagens paradisíacas, águas serenas e formações geológicas impressionantes, Aracati é o verdadeiro convite para explorar e se maravilhar com suas belezas surpreendentes, pois oferece aos visitantes uma experiência única, em que é possível se encantar com a diversidade de sua natureza exuberante e mergulhar na riqueza cultural de suas tradições.
Rica em história e turismo
Fundado em 11 de abril de 1747, o município guarda na sua memória um traço marcante do período colonial brasileiro.
O centro histórico é repleto de charme e riqueza arquitetônica. As ruas de pedras e casarões coloniais preservados contam a história e revelam o patrimônio cultural da região, oferecendo aos visitantes uma verdadeira viagem no tempo.
Além disso, Aracati tem a 4ª maior bacia de petróleo em terras do Brasil, a “Fazenda Belém”. E não para por aí! Lá também está instalado o maior parque eólico do Ceará, o famoso parque “Bons Ventos”; por isso, a cidade leva a fama pelo nome, como citado acima.
Outro destaque é a área litorânea, que abriga praias paradisíacas e exala a atmosfera típica de uma cidade nordestina, com forte apelo turístico litorâneo. Essas praias são caracterizadas por suas extensas faixas de areia branca e águas cristalinas que encantam os olhos de quem as visita.
A natureza ao redor do litoral é verdadeiramente exuberante. Os coqueirais que as emolduram oferecem uma paisagem tropical incrível, além de contribuírem para a sensação de tranquilidade e beleza natural que permeia a região.
Por isso, a Voepass lista aqui os pontos imperdíveis desse destino incrível. Confira:
Canoa Quebrada
A ilha de Canoa Quebrada é o verdadeiro e mais conhecido paraíso tropical pertencente a Aracati. A combinação da natureza com uma vibrante “vibe” praiana é o que torna a praia uma das mais famosas do nordeste e também uma das principais paradas da Rota das Falésias.
As mais conhecidas falésias e dunas avermelhadas, que se erguem majestosamente ao longo da costa em até 30 metros acima do mar, são formações geológicas únicas que criam uma paisagem impressionante e proporcionam vistas panorâmicas incríveis. Provavelmente você já deve ter visto a foto da meia-lua e uma estrela, o ponto mais famoso do local.
Durante a década de 1960, a ilha foi descoberta por hippies e viajantes em busca de um estilo de vida alternativo e uma conexão mais profunda com a natureza. Eles encontraram em Canoa Quebrada um paraíso intocado. E o lugar leva esse nome em referência às antigas canoas de pesca que muitas vezes se quebravam nas águas agitadas da região.
Por lá, os visitantes têm a oportunidade de explorar as falésias e se maravilhar com a beleza natural e suas águas salgadas cristalinas que as envolvem.
Águas calmas
A apenas 4 km de Canoa Quebrada e 12 km do município, a praia de Marjolândia é marcada pela presença de pescadores e por suas águas calmas. Embora não seja tão conhecida, é um dos retratos magníficos de Ceará.
As esculturas de areia de Toinho de Carneiro nas falésias do vilarejo são uma atração única que agregam ainda mais valor à visita. Essas obras de arte criadas pelo artista local são uma forma de expressão e tornam o ambiente ainda mais especial, trazendo um toque artístico e cativante à paisagem.
A possibilidade de observar a rotina dos pescadores, ver as jangadas na areia e saborear os frutos do mar frescos também oferecem uma conexão genuína com a cultura e a vida de Majorlândia. Esses momentos proporcionam uma imersão na autenticidade da vila de pescadores e enriquecem a experiência na praia de Majorlândia.
Beleza e imponência
Considerada um monumento local importante e um dos templos mais ricos de toda a região, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário é uma construção dos primeiros anos do século XVII.
Com sua fachada branca e detalhes em azul, a igreja destaca-se pela sua beleza e imponência. Seu interior é igualmente impressionante, com altares trabalhados, pinturas e elementos decorativos que refletem a riqueza artística da época e cativam olhares daqueles que têm a oportunidade de conhecê-la.
Seja pela sua beleza arquitetônica, sua importância histórica ou sua atmosfera espiritual, a igreja é um lugar especial que representa a identidade e a cultura do município.
Famosa folia
Aracati não é apenas conhecida por seus pontos históricos e suas belezas exuberantes. O município tem destaque nacional no período carnavalesco com o melhor Carnaval do Ceará e um dos maiores do Nordeste, que conta com o tradicional Carnaval de rua com blocos na Rua Cel. Alexanzito – Centro Histórico), o de praia (que fica em Majorlândia) e o de Trio Elétrico na Avenida Cel. Pompeu.
O sucesso é tão grande que a média de público diária gira em torno de 400 mil foliões por noite.