Repleto de belezas praianas, o Ceará possui uma série de destinos paradisíacos. O estado também guarda destinos culturais e urbanos. Sua capital, Fortaleza, é uma das maiores do país. Conheça alguns destinos cearenses.
Ilha do Guajiru em Trairi
A Ilha do Guajiru é uma belíssima praia pouco conhecida do Ceará, localizada a cerca de 150 km de Fortaleza, no município de Trairi. É o ponto de repouso ideal aos amantes do contato com a natureza, visto que possui águas calmas e mornas, perfeitas para bons momentos de distração e relaxamento.
Desse modo, é um destino certeiro para quem busca por momentos tranquilos em família ou para curtir em casal. Apesar disso, o local ainda possui um lado radical, já que é ideal para a prática de alguns esportes como windsurf, kitesurf e para velejar, todas beneficiadas pelos famosos ventos potentes e constantes da região.
Durante a maré baixa, piscinas naturais se formam devido a uma barreira de corais que cerca a área.
Cascavel no Ceará
Cascavel é uma das cidades turísticas do Ceará que tem entre suas principais atrações as belezas naturais. Com encantadoras praias paradisíacas, a cidade oferece atividades para quem gosta de aventura e também para quem quer descansar e relaxar.
Seu ponto turístico mais famoso é a Praia de Águas Belas, onde há o encontro entre o rio e o mar, e no local ainda existem algumas trilhas ecológicas, em que é possível ter contato com o mangue presente na região.
Outra praia de destaque é a Praia de Barra Nova, com maré baixa e águas cristalinas, perfeitas para a prática de diversas atividades, tais como kitesurf, passeio de barco pelo mar ou pelo rio e passeios de Buggy pelas dunas.
Seu Centro Histórico conta com vários prédios de séculos passados, que carregam em sua arquitetura a rica história da cidade.
Canindé: turismo religioso
Quando o assunto é o turismo religioso, uma opção para conhecer no Ceará é Canindé, que recebe anualmente milhões de turistas que vão até lá para pagar promessas e depositar sua fé em seus diversos espaços religiosos.
Situada a 130 km de Fortaleza, sendo até mesmo uma opção de passeio para ser feita de bate e volta partindo da capital, Canindé guarda a Estátua de São Francisco de Assis, o maior monumento dedicado ao santo de todo o mundo, e a Basílica de São Francisco, construída no século XVIII, que conta com uma bela e imponente arquitetura.
A basílica é parte de um complexo onde há ainda a Casa dos Milagres e a Gruta de Nossa Senhora, além de contar com o Museu Regional São Francisco, em que é possível apreciar diversas peças antigas, tanto de romeiros como da arte nordestina.
Juazeiro do Norte
Capital da Fé no Ceará, e um dos maiores centros populares de religiosos da América Latina, a terra do Padre Cícero, como é popularmente conhecida, é a maior cidade do interior do Ceará e concentra atrações que podem agradar a qualquer perfil de viajante: centros de artesanato, história e cultura.
Juazeiro do Norte possui diversos atrativos, tais como templos históricos, centros de cultura popular e sítios arqueológicos. A Basílica de São Francisco fica em um santuário dedicado à São Francisco das Chagas, e possui todas as suas imagens provenientes da Itália, incluindo uma estátua com mais de 4 metros de altura situada no centro da Praça das Almas.
No entanto, nada parece chamar mais a atenção dos fiéis do que as inúmeras inscrições no teto da igreja: os nomes de pessoas e famílias inteiras que trabalharam pela construção da Basílica.
Praia de Tatajuba
A praia cearense localizada no município de Camocim, Tatajuba, é uma das mais encantadoras praias do litoral oeste do estado do Ceará. Graças a sua localização geográfica de difícil acesso, a cidade permanece quase intocada, e conta com um ecossistema formado por muitas dunas fixas e móveis, mangues, lagunas, falésias, lagoas permanentes e lagoas interdunares, que se ligam ao mar em determinadas épocas do ano.
Algumas das principais atrações turísticas da região são as duna do Funil, um paredão de areia que atrai diversos praticantes de sandboard e bugueiros, e as belas praias de mar verde-azulado, que contam com coqueirais exuberantes e encantadoras dunas esculpidas pela ação do vento.
Fortaleza, a quinta maior capital do Brasil
Quinta maior capital do Brasil, com mais de 2,5 milhões de habitantes, Fortaleza tem por conseguinte programas para todos os públicos, que vão desde passeios culturais até belíssimas praias urbanas, museus, parques ecológicos e bares tradicionais.
Alguns de seus principais pontos turísticos são a Praia do Meireles, a Praia do Futuro e o Centro Histórico de Fortaleza, todos ótimas opções para passeios em família.
O Theatro José de Alencar, um símbolo da arte e cultura cearense e uma das construções mais antigas da capital, conta com eventos, oficinas, shows e espetáculos durante todo o ano, e foi construído segundo o estilo neoclássico, sendo um edifício que se destaca, acima de tudo, por seus vitrais coloridos, pinturas no teto e também belo belíssimo jardim projetado que possui em seus domínios.
Vila de Jericoacoara
Apontado como um dos destinos mais cobiçados do Brasil, a charmosa Vila de Jericoacoara é rodeada por atrações naturais surreais, formadas por dunas, praias e lagoas com águas cristalinas.
Localizada a 300 km de Fortaleza, também faz parte da Rota das Emoções, um dos roteiros turísticos mais premiados do Brasil, contando com diversas atividades e locais incríveis, tais como a Lagoa do Paraíso, cercada por restaurantes que disponibilizam as famosas redes dentro da água, sendo uma das lagoas mais bonita da região, e a imperdível Pedra Furada, um monumento natural localizado em uma área isolada logo após o Morro do Serrote, com acesso através de trilhas encantadoras.
Centro de Cultura Popular Mestre Noza em Juazeiro do Norte
Uma das referências na produção de artesanato em todo o estado do Ceará, o espaço artístico mais importante de Juazeiro do Norte é o Centro de Cultura Popular Mestre Noza. O espaço abriga mais de 100 artistas e foi criado, em 1983, em homenagem ao falecido xilogravurista Inocêncio Medeiros da Costa, conhecido por Mestre Noza e por suas ilustrações em folheto de cordel. Nas galerias, estão expostas milhares de obras que alguns dos artesãos produzem no próprio local. As visitas ao centro de cultura popular acontecem de segunda a sábado, e a entrada é gratuita.
Descubra mais lugares para visitar no Ceará no Blog da Voepass. E se for viajar, confira nossas opções e trajetos.