A Serra Gaúcha é repleta de lugares pitorescos e cheios de história. A região foi colonizada por europeus, entre eles os italianos que chegaram em 1875 e trouxeram na bagagem o conhecimento da produção de vinhos. Bento Gonçalves, que fica a cerca de 120 quilômetros de Porto Alegre e é uma das mais importantes cidades da serra, é conhecida como a “Capital Brasileira da Uva e do Vinho”. Além disso, é a primeira região em todo o Brasil a conseguir a indicação de procedência e a denominação de origem para o Vale dos Vinhedos. Isso significa que os vinhos produzidos lá apresentam a excelência do terroir do Vale dos Vinhedos.
Parreirais cobrem vastas áreas na zona rural do município. Mais que contemplar a beleza das variedades de uvas, das folhas que mudam a tonalidade de cores ao longo do ano, o cheiro de um parreiral é algo que fica gravado na memória. Se você não conhece, precisa ir. A uva fresca, ainda no pé, carrega sucos, sabores e aromas capazes de resultar no melhor dos vinhos.
Por falar nessa bebida tão tradicional, em Bento (como é carinhosamente chamada) e municípios vizinhos, a produção de bons rótulos é algo sério. Na região, estão as mais conhecidas e renomadas vinícolas do país. Desbravar esse “mundo” é algo fascinante e inebriante.
Existem vários passeios que podem ser feitos com guia, em excursão, de bicicleta e incluem visitas aos parreirais e às vinícolas onde você poderá ver como é produzida a bebida e aproveitar a degustação dos vinhos (a melhor parte para a maioria dos turistas). É o chamado enoturismo.
Quem visita o Vale dos Vinhedos passa por propriedades rurais, hotéis, pousadas, restaurantes, ateliês de arte, bistrôs, memorial do vinho e conhece uma gastronomia que atende aos mais diversos paladares.
A bordo da Maria-Fumaça
Ao embarcar, você já recebe uma taça para que a degustação das bebidas seja iniciada. O passeio passa por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. São pouco mais de 20 quilômetros de muita animação e história. Na charmosa estação de Garibaldi, o turista desce e pode degustar os mais variados tipos de vinhos e espumantes fabricados na região.
Já em Bento, bem pertinho da estação, está o Parque Cultural Epopeia Italiana. É um local com nove cenários que faz o turista imergir na imigração italiana. Ao final dos cenários, ele pode degustar o famoso biscoito colonial – que é de dar água na boca.
Vale dos Vinhedos
Partindo da área urbana e seguindo para a zona rural de Bento, e em municípios limítrofes, você encontra as vinícolas e os parreirais que são as estrelas dos passeios. Esta é uma experiência que vale a pena viver pelo menos uma vez. O caminho é repleto de histórias e paisagens de tirar o fôlego, que garantem boas fotos.
O Vale dos Vinhedos é a rota mais famosa de Bento. Nela, estão grandes vinícolas como Miolo, Cave de Pedra, Aurora e Casa Valduga. O turista também encontra as vinícolas boutique como Almaúnica, Pizzato e Lídio Carraro.
As vinícolas instaladas nesta parte da serra abrem suas portas e proporcionam passeios onde destacam todo o processo de produção das uvas, dos vinhos, sucos de uva e espumantes, além de permitirem degustação. É uma mistura de tradição com tecnologia e infraestrutura de alta qualidade.
Alguns dos passeios podem ser feitos em quadriciclos, o que permite conhecer uma área maior dos parreirais. Em outros pontos, é possível vivenciar a adrenalina de uma tirolesa, que proporciona uma vista aérea do lugar. Uma mistura de emoção com belas paisagens.
O turista pode optar por pedalar entre os vinhedos e vinícolas. O percurso pode variar de acordo com o que contratar, mas alguns deles chegam a 38 quilômetros, priorizando vias secundárias, estradas de terra, trilhas entre parreirais, aproveitando ao máximo o ambiente natural e a cultura de uma típica colônia italiana. As rotas têm diversos níveis de esforço físico e são indicadas para turistas iniciantes ou experientes.
Se você gosta de feiras e eventos relacionados ao vinho, saiba que em Bento Gonçalves, no mês de junho dos anos pares, é realizado, no município, o Brazil Wine Challenge, que é o único concurso de vinhos no Brasil credenciado pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE).
Anualmente, também no mês de junho, é realizada a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho). Em 2023, foram 262 mil visitantes que passaram pela 31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho entre os dias 08 e 18 de junho.
Visitar a região vinícola de Bento Gonçalves é mergulhar em um mundo cheio de histórias, técnicas, aromas, sabores e experiências memoráveis.
Vinícola Garibaldi
Na vizinha Garibaldi (12 km de Bento), está a Vinícola Garibaldi. Ela também recebe os interessados no enoturismo. “Uma História para Degustar” é um passeio cheio de glamour, no qual o turista descobre toda a história da Cooperativa. Tudo com muito requinte e sofisticação para compreender a importância da vitivinicultura para a região. Esse passeio é finalizado na loja conceito que é equipada com o que há de melhor para o conforto e comodidade do visitante.
Outros passeios são o “Taça & Trufa” que é uma experiência que combina a degustação de espumantes e vinhos Garibaldi com trufas artesanais exclusivas e o “Desperte Seus Sentidos”. É necessário agendamento prévio e a duração é de 90 minutos.
Vinícola Casa Valduga
Quem visita a Casa Valduga vive várias experiências enológicas. Um dos passeios é o Tour Essencial. Nele, você é convidado a conhecer a trajetória e o trabalho da vinícola. O visitante percorre os ambientes de produção, a cave dos vinhos tintos, cave de espumantes, caves das barricas de carvalho e a área de envase e rotulagem. Não se esqueça de fazer o agendamento prévio.
Ainda existem outros passeios como: Curso de Análise Sensorial, Experiência Conceito, Visitação com Almoço Harmonizado, Experiência Evolução, Experiência Singolare, Experiência Sensações, Tour do Espumante Brasileiro, Caminhos da Colheita e Festa da Vindima. Lembre-se de fazer o agendamento prévio para os passeios.
Quer viajar para o Rio Grande do Sul e conhecer tudo isso de perto? Vá com a Voepass. Reserve sua passagem aqui.