Principal município da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, Cabo Frio está a cerca de 150 Km por estrada da capital fluminense. É, ainda, o sétimo município mais antigo do Brasil, descoberto por Américo Vespúcio em 1503, quando era alvo constante de ataques piratas franceses e holandeses na exploração do pau-brasil.
Atualmente, Cabo Frio se configura como um dos mais desejados destinos praianos do Brasil, atraindo turistas nacionais e estrangeiros em busca de suas belezas naturais, cujas praias são famosas pelas areias brancas e finas. Para isso, conta com uma infraestrutura completa para o turismo, com vasta rede hoteleira. Além das praias, que são seu maior destaque, a cidade apresenta atrações históricas, opções de compras e agito noturno.
Centro Histórico de Cabo Frio
Como não poderia deixar de ser, uma cidade antiga guarda muitas histórias, e o Centro Histórico de Cabo Frio reserva algumas relíquias do tempo. O Bairro da Passagem, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), não só é o mais antigo da cidade – sendo o primeiro lugar de povoação portuguesa no Brasil – como é também um dos vilarejos mais antigos do país, sendo um dos únicos entre os anos de 1616 e 1660.
A arquitetura colonial é marcada pelas ruas estreitas e de paralelepípedo, calçamento irregular, casarios antigos, casas de portas e janelas coloridas. No bairro, ainda se pode conhecer algumas atrações como o Canal do Itajuru, a Igreja de São Benedito e o Beco do Príncipe, um arco construído em um casarão colonial às margens do Canal Itajuru, um dos cartões-postais da cidade.
O bairro se consolidou como um polo gastronômico, repleto de bons restaurantes, e também um dos melhores points noturnos da cidade. Sendo assim, de dia, é um bom programa para passear por suas vielas e conhecer um pouco do passado, e ao anoitecer, quando as ruas dão espaço para mesas e cadeiras, barzinhos com música ao vivo e bistrôs charmosos, principalmente ao redor do Largo São Benedito, uma ótima pedida para curtir a noite.
Atrações além do mar
No centro de Cabo Frio, com seis quilômetros de extensão, está o Canal do Itajuru. No canal, barcos, lanchas e escunas repousam, ancoradas por ali. Um calçadão permite a circulação dos pedestres. É um ótimo lugar para apreciar o pôr do sol no cair da tarde. Em um de seus trechos, está o Boulevard Canal, com lojas e comércios, gastronomia variada, com bares, restaurantes e bistrôs, e uma noite agitada, pois ali se concentram algumas das principais casas noturnas da cidade, como o Queens Lounge Bar, a boate Amnésia e o Camarote Lounge Danceteria.
Para se ter uma das melhores vistas de Cabo Frio, é aconselhável ir até o Morro da Guia. O maior mirante da cidade contempla a todos com uma vista 360° do centro, da Praia do Forte, do Canal do Itajuru, e até mesmo da Ilha do Farol, em Arraial do Cabo. O morro também é lar da Capela Nossa Senhora da Guia, uma encantadora igrejinha com mais de 200 anos. Próximo a ele, está o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART), antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, com construção iniciada em 1686, um belo exemplar da arquitetura franciscana. Nele, são realizadas atividades de preservação e pesquisa do acervo, exposições temporárias, ações educativas e culturais. O MART foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1957.
O mais famoso ponto de compras de Cabo Frio é a Rua dos Biquínis. Trata-se de um shopping a céu aberto especializado em moda praia, com uma enorme variedade de lojas que oferecem vários modelos a preços acessíveis.
Praia do Forte
Principal praia e cartão-postal da cidade, a Praia do Forte proporciona ótima infraestrutura de quiosques, bares, restaurantes e hotéis à beira-mar. Com extensa faixa de areia branquinha e fina, proporciona um mar tranquilo para banho, com trechos com algumas ondas e trechos parados, em que vez ou outra, formam-se pequenas “piscinas” pelas pedras. A praia carrega este nome, pois seu canto esquerdo é marcado pelo Forte São Mateus, um dos principais pontos turísticos de Cabo Frio. Datada de 1620, a construção que defendia a terra de invasões estrangeiras foi tombada pelo IPHAN e considerada uma das obras de arquitetura colonial mais antiga da América Latina.
Praia do Peró
Com 7 km de extensão e cercada de pequenas dunas, a Praia do Peró é uma das mais preservadas de Cabo Frio e certificada pela Bandeira Azul (Blue Flag), que atesta a qualidade da água e ambiente que cerca praias e marinas em todo o mundo. Embora afastada do centro, oferece boa infraestrutura de quiosques e uma orla simples, porém sua longa faixa de areia é boa para caminhadas. Esta praia, ainda, garante ótimas ondas para a prática de surfe.
Praia das Conchas
Vizinha da Praia do Peró, esta pequena enseada, com apenas 600 metros, em formato de concha, possui mar calmo e águas cristalinas, sendo muito visitada por famílias. Situada em meio a dois morros, ela proporciona duas trilhas, a do Morro do Vigia (uma hora de subida) e a da Ponta do Arpoador (15 minutos de subida), sendo que, do alto de cada um, a vista é deslumbrante. Com estrutura simples, ela oferece quiosques que servem petiscos e refeições.
Praia das Dunas
Extensão da Praia do Forte, a Praia das Dunas é um trecho menos movimentado, com menor infraestrutura, porém agraciada por pequenas ondulações na areia, cobertas com vegetação, que remetem a um cenário de dunas. Esta praia também é querida por surfistas e por praticantes de kitesurfe, por possuir mar agitado com ondas e bons ventos. Grande parte da praia é de preservação ambiental, assim, o bairro conta com poucos comércios e hotéis.
Ilha do Japonês
Parada obrigatória, ela está localizada ao final da Lagoa Aruama, sendo ponto de encontro das águas doces e salgadas. Pode ser acessada por pequenos barcos ou a pé durante a maré baixa. A ilha é pequenina e proporciona águas rasas, tranquilas e cristalinas. Muito conhecida, também, por ter boas condições para canoagem, remo, caiaque e windsurf.
Para conhecer mais cidades do Rio de Janeiro visite o Blog da Voepass. E se quiser viajar pelo Brasil, a gente te leva. Confira aqui.