A chegada da televisão no século XX foi, com certeza, uma das mais inovadoras invenções, que revolucionou não só o meio de comunicação como ficou marcada para a história, sendo uma verdadeira revolução. Mais que um aparelho que transmite imagens, a televisão marcou décadas e gerações, revelou talentos, ditou comportamentos, consolidou marcas e se tornou o veículo de comunicação com maior penetração e relevância no mundo, e, mesmo com o advento da internet, não perde a majestade e mantém um público bem fiel.
Assim como muitas das invenções brilhantes, a criação da televisão contou com o trabalho de vários pesquisadores ao longo dos anos até que estivesse pronta para transmitir seus sinais aos telespectadores. As primeiras transmissões experimentais foram feitas em meados da década de 20. Alguns dos nomes que se destacam nesta colaboração é o do engenheiro escocês John Logie Baird, que inventou a televisão mecânica – que chegou a ser utilizada, inclusive, pela BBC –, cuja primeira demonstração pública aconteceu em 1926 para cientistas da Academia Britânica, em Londres.
Xou da Xuxa
1986 – 1992 (Rede Globo)
O programa, repleto de desenhos animados, gincanas e músicas infantis, marcou a infância das crianças da década de 80, e levou a apresentadora Xuxa Meneguel a ficar conhecida como a “rainha dos baixinhos”.
A década de 30 serviu para a “lapidação” da televisão, e eventos como a Segunda Guerra Mundial contribuíram para tal, visto que foi um período em que as pesquisas foram intensas e ajudaram a alavancar o desenvolvimento dos aparelhos e tecnologias de transmissão. Nesta década, já surgiram grandes emissoras, e canais como BBC, CBS e CGT abriram as portas para as transmissões de programas e eventos esportivos. Os aparelhos de TV passaram a ser produzidos em grande escala, entretanto, eram poucas as pessoas que tinham acesso a eles, pois os preços ainda eram proibitivos e o rádio reinava como meio de comunicação predominante. A popularização da televisão se deu nos anos 50, quando os eletrodomésticos passaram a invadir os lares estadunidenses, e não demorou muito para que ela desembarcasse aqui no Brasil.
Televisão no Brasil
Em 18 de setembro de 1950, nascia a televisão brasileira, com a inauguração da primeira estação de televisão da América Latina. O jornalista e empresário Assis Chateaubriand havia importado equipamentos para a transmissão inédita no país, e assim nasceu a primeira emissora do Brasil, a TV Tupi.
A estreia da TV Tupi contou com a exibição da cerimônia de inauguração, com a presença de Assis Chateaubriand, do bispo Dom Paulo Rolim Loureiro e de nomes ligados à cultura conhecidos da época, como o apresentador Homero Silva, a poetisa Rosalina Coelho Lisboa Larragoit e a atriz Lolita Rodrigues.
Apenas seis anos após a chegada da televisão ao Brasil, o país já contabilizava o expressivo número de 1,5 milhão de aparelhos. No ano de 1963, foi feita uma transmissão experimental em cores por aqui, mas, foi somente nos anos 70, que elas chegaram, oficialmente, aos lares brasileiros, para um grupo seleto, é claro. Foi apenas no final desta década que a televisão em cores começou a se popularizar no país – mesma época em que o mundo pôde ver o Brasil se tornar tricampeão da Copa do Mundo, o fim da Guerra do Vietnã e dos Beatles.
Festivais de música popular Brasileira
1966 – 1969 (RecordTV,
TV Paulista e Rede Globo)
Realizados anualmente, estes festivais foram um dos eventos mais importantes do cenário musical brasileiro que consagraram grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Elis Regina, Caetano Veloso etc.
Com isso, percebe-se que a televisão encurtou distâncias, permitindo ao espectador “presenciar” fatos históricos, mesmo que de longe, inteirar-se sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo, prestigiar as partidas de futebol de seu time do coração, envolver-se emocionalmente com os personagens das novelas, rir e se entreter com as presepadas dos programas de auditório. A TV brasileira, ao longo destes 71 anos, coleciona programas e atrações que ficaram marcados em sua história.
Hebe
1966 – 2012 (RecordTV, Rede Tupi, Band, SBT, RedeTV!)
Considerada a principal apresentadora da TV nacional, Hebe Camargo manteve por muitos anos um programa de entrevistas no qual os convidados eram recepcionados em seu famoso sofá no palco.
Cassino do Chacrina
1982 – 1988 (Rede Globo)
Um dos mais famosos programas de auditório brasileiro que consolidou o apresentador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, como um dos maiores comunicadores, e que eternizou bordões como “alô, Terezinha” e “quem não se comunica, se trumbica”.
Veja mais reportagens como esta no Blog da Voepass.