São Miguel dos Milagres é uma cidadezinha de pouco mais de 8 mil habitantes, no estado de Alagoas, a menos de 100 quilômetros da capital, Maceió. O destino faz parte da chamada Costa dos Corais, uma Área de Proteção Ambiental que abrange o litoral sul de Pernambuco e o litoral norte de Alagoas, entre os municípios de Tamandaré (PE) e Maceió (AL). É, também, integrante da Rota Ecológica dos Milagres, trecho do litoral ao norte de Maceió e que, além de Milagres, compreende os municípios Passo de Camaragibe e Porto de Pedras. Este trecho, de aproximadamente 30 quilômetros, reúne praias paradísicas e praticamente intocadas.
São Miguel dos Milagres tem repercussão nacional por ser um destino que proporciona belíssimas praias, dignas da região do nordeste, porém com extremo sossego e tranquilidade, em clima de cidade pacata, contrastando com a agitação típica das capitais e destinos praianos nordestinos.
A cidade é um dos povoados mais antigos do litoral norte do Alagoas.
Inicialmente, sob o nome de Freguesia Nossa Senhora Mãe do Povo, sua colonização foi propulsionada durante o período da invasão holandesa, quando os moradores de Porto Calvo estavam à procura de um abrigo seguro para suas famílias e também de onde pudessem enxergar com antecedência a chegada de inimigos invasores que vinham do Rio Manguaba. A capela inicial, dedicada à Nossa Senhora Mãe do Povo, deu o nome ao povoado.
A mudança de nome, diz a “lenda”, veio após um pescador encontrar uma peça de madeira coberta por algas e musgos. Ao limpá-la, descobriu que se tratava de uma imagem de São Miguel de Arcanjo, e foi curado, milagrosamente, de uma doença que o acometia há anos. Com a propagação da notícia, o lugar ficou conhecido como São Miguel dos Milagres. Em 1864, o povoado foi elevado à vila, mas sua emancipação de Porto de Pedras só foi acontecer em 1960.
Curtindo as praias da região
Ainda com ares de uma pequena vila de pescadores, a fama de Milagres é creditada a suas belas praias regadas a muito sossego. Um ótimo destino para quem quer curtir o mar longe de aglomerações.
Longas faixas de areia branquinha, águas calmas e mornas de tons azuis-esverdeados protegidas por recifes que formam as famosas piscinas naturais na maré baixa, restaurantes aconchegantes e pousadas pé na areia são o combo que dão um verdadeiro charme rústico a este vilarejo de Alagoas.
Começando pela praia homônima à cidade, São Miguel dos Milagres é a praia central, a principal da cidade e mais badalada, que fica mais cheia aos finais de semana, feriado e festividades como o Réveillon – mas nada comparado a outros destinos nordestinos. O mar de águas esverdeadas e morninhas é rodeado por coqueiros, com uma orla marcada pelos currais dos peixes e uma das mais belas piscinas naturais da região da Costa dos Corais. Outro de seus atrativos é o passeio de buggy.
Atrações Imperdiveis
Se tem algo que você não deve deixar de fazer em São Miguel dos Milagres é prestigiar suas belas piscinas naturais, que são a grande atração da região da Rota Ecológica dos Milagres. Para chegar às piscinas naturais da praia central (São Miguel dos Milagres), é preciso fazer um passeio de jangada de cerca de uma hora e meia. A enseada onde ficam os corais e as piscinas é clara, e permite aos vistantes boiarem, nadarem e observarem as variedades de peixes. Uma dica para aproveitar ao máximo as piscinas da Praia do Toque é levar um snorkel. Outra boa pedida para a prática de snorkel são as piscinas naturais da Praia do Patacho, onde é possível chegar até mesmo caminhando, quando a maré está bem baixa. Os visitantes podem aproveitar os passeios de jangada que saem da própria praia ou da Praia de Lages, que também contam com suas piscinas naturais.
Outra atração na região é o passeio que te leva para conhecer e observar os peixes-bois, no povoado de Tatuamunha, em Porto de Pedras, a poucos quilômetros de Milagres. O roteiro realizado pela Associação Peixe-Boi envolve uma trilha pelo manguezal para chegar até onde parte a embarcação que percorrerá o rio. No trajeto, o visitante aprende sobre a história da associação e deste grande mamífero brasileiro, que está ameaçado de extinção.
Próxima à praia central, está a Praia do Riacho, bem mais tranquila, mas que não perde nada em beleza. Também adornada por coqueiros e vegetação tropical, seu nome se deve ao Riacho Tabatinga, em que um pequeno curso de água deságua no mar. Apesar de sossegada, perfeita para passar uma tarde inteira, ela conta com algumas opções de bares. Se você preza por infraestrutura, a mais indicada da região é a Praia Porto da Rua, que conta com uma pracinha, alguns restaurantes e vida noturna, mas, ainda assim, mantendo o clima bonançoso.
E é entre ela e a Praia de São Miguel dos Milagres que está a Praia do Toque, onde se concentra a maioria das pousadas mais charmosas e luxuosas da região. Para alguns, esta é a praia mais bonita da região – e mais tranquila que suas duas vizinhas –, com águas transparentes e uma barreira de recifes a um quilômetro da orla, sendo outro ponto importante de piscinas naturais da região. Suas longas faixas de areia e a sombra proporcionada pelos coqueiros a tornam ótima para caminhadas.
Os municípios vizinhos da Rota Ecológica dos Milagres também reservam belíssimas praias que valem a visita. A Praia do Patacho, por exemplo, presença constante em listas das melhores praias brasileiras, fica em Porto das Pedras, com piscinas naturais propensas para a prática de snorkel, já que contam com uma grande variedade de peixes e corais, assim como a Praia de Lages.
Já em Passo de Camaragibe, o destaque vai para a Praia do Marceneiro, que proporciona um visual espetacular de pôr do sol, tendo como plano de fundo o lindo coqueiral e a igrejinha – Capela dos Milagres –, que protagonizou casamentos de alguns famosos como o de Luiza Sonza e Whindersson Nunes.
Quer conhecer outras cidades de Minas Gerais e do Brasil? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.