Distrito de Porto Seguro, Trancoso é uma pitoresca vila com praias exuberantes no litoral sul da Bahia. Mas não deixe se enganar pelos seus ares bucólicos e clima de simplicidade. Trancoso ganhou fama de destino de luxo e desperta o interesse de celebridades nacionais e internacionais, de Elba Ramalho a Beyoncé, a lista de visitantes ilustres também inclui Ivete Sangalo, Neymar e Will Smith.
Um dos vilarejos mais antigos do Brasil, Trancoso nasceu de uma aldeia jesuíta no século XVI, denominada São João Batista dos Índios, fundada em 1586. Apesar desta longa existência, a vila ficou isolada do resto do mundo por muitos séculos, sem eletricidade, estradas ou qualquer infraestrutura, somente conhecida por seus nativos, até que, em 1970, recebeu um grupo de hippies (apelidados de “biribandos” pelos antigos moradores). Com esta chegada, o povoado foi evoluindo, a energia elétrica chegou e o comércio se desenvolveu, mas, foi na década de 90, que o potencial turístico de Trancoso começou a ascender. Apesar de todo o reconhecimento atual, a essência de pequena vila continua a mesma.
Todo o charme e simplicidade do “Quadrado”
Além das praias, que são o destaque do destino, Trancoso é composto pelo “Quadrado”, a área Central da vila, que, na verdade, é em formato de um retângulo. Fileiras de casinhas de fachadas simples e coloridas, uma encostadinha na outra, sem muro nem portão, emolduram esta porção de terra coberta por árvores e vegetação, o que a deixa ainda mais encantadora. A paisagem é complementada pela presença de uma pequena igrejinha branca, a Igreja de São João Batista, carinhosamente conhecida por “igrejinha do Quadrado”, construída ainda no século XVII.
Os fundos da igreja reservam uma bela surpresa. Trata-se de um mirante que descortina uma vista surpreendente e ampla da Praia dos Nativos e Praia dos Coqueiros, além de toda a Mata Atlântica entre a orla e a parte alta da vila de Trancoso.
O Quadrado carrega uma dualidade consigo. A calmaria e a badalação, a simplicidade e o luxo, no mesmo lugar, a depender da ocasião e do período do dia. Antes do entardecer, um local pacato, que permite caminhadas ao ar livre enquanto se aprecia cada pedacinho que o compõe, aproveitando para aprender um pouco mais da história local por meio das placas nas fachadas de algumas casas que contam as histórias dos antigos moradores. Hoje, estas casas dão lugar a restaurantes, bares, lojas de artesanato, boutiques e até grifes. Algumas estão disponíveis para locação.
Mas é a noite que a magia acontece. As luminárias são acesas e o toque rústico do local abre espaço para a sofisticação dos restaurantes badalados e das lojas de grifes. Na alta temporada – a partir do meio de dezembro até o carnaval, quando o calor está no ápice –, facilmente você encontrará festas, shows e beach clubs animados no Quadrado e seus arredores.
Praia dos Coqueiros
Essa fica com a fama de “praia central” de Trancoso, e é uma das mais requisitadas pelo seu fácil e rápido acesso a partir do Quadrado e pela ótima infraestrutura de bares, restaurantes e quiosques. De águas calmas, a praia recebe este nome por conta dos inúmeros coqueiros que lhe garantem sombra fresca. Apesar de ser bastante procurada, sua vantagem é que ela também proporciona uns cantinhos mais reservados e desertos.
Praia dos Nativos
Também de localidade próxima ao Quadrado, esta praia é uma das mais procuradas de Trancoso. Seu visual, além de contar com os coqueiros, é contemplado pelo encontro do rio Trancoso com o mar e pela formação de pequenas ilhotas durante a maré baixa. Com boa infraestrutura, a Praia dos Nativos conta com opções rústicas e refinadas para as refeições, e com valores mais atrativos que a vizinha Praia dos Coqueiros. As principais opções de hospedagem à beira-mar estão nesta praia. Os quiosques e algumas pousadas oferecem guarda-sóis e saborosos petiscos.
Praia do Rio da Barra
Uma das praias mais bonitas e isoladas de Trancoso. Com faixa de areia longa, falésias multicoloridas e formações de piscinas naturais na maré baixa, a Praia do Rio da Barra é agraciada com a foz do Rio da Barra, que forma uma enseada com águas mornas e tranquilas, possibilitando que o visitante aproveite tanto da água salgada quanto doce.
Ponta de Itapororoca
Praticamente deserta, esta praia recebe frequentadores que estão em busca de aproveitar a privacidade e o isolamento. É ideal para quem gosta de exclusividade, tanto que não conta com infraestrutura de quiosques e restaurantes, e possui poucas – e luxuosas – opções de hospedagem. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais. Durante o inverno e na maré alta, atrai surfistas por conta das boas ondas.
Praia do Rio Verde
Apesar de estar a apenas cerca de 2 Km do Quadrado, esta praia é um reduto de tranquilidade. Com vegetação nativa e areia clara, seu mar é tranquilo e proporciona piscinas naturais na maré baixa. Perto da orla há uma lagoa, a lagoa do Rio Verde, para desfrutar da água doce também. Oferece infraestrutura, com serviços de beach clubs, e algumas pousadas nos arredores. Durante a alta temporada, no verão, é a vez das barracas agitarem um pouco a calmaria.
Quer conhecer outras cidades da Bahia e do Brasil? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.