O brasileiro sabe, sem dúvidas, como curtir a folia do Carnaval! Embora a festa tenha chegado em meados do século XVII sob influência dos europeus, o Brasil encontrou sua singularidade carnavalesca, tornou-se referência mundial e transformou a folia na maior festa popular do país, arrastando milhões de pessoas para as ruas ao longo de, tradicionalmente, quatro dias.
Seja nos blocos de rua, nos trios elétricos ou nas escolas de samba, a folia no Brasil promete as mais variadas experiências e vivências aos foliões. Em 2023, o Carnaval acontece em 21 de fevereiro, em uma terça-feira, mas como o período carnavalesco é bastante dinâmico e agitado, as festas começam, em geral, em 18 de fevereiro (sábado).
Para aqueles que buscam opções de lugares pelo país para curtir essa amada festa, listamos alguns dos destinos da nossa rota – ou bem próximos a ela – que são conhecidos por ter um Carnaval tradicional e incrível. Que tal se programar para experimentar um inesquecível tempo de folia em 2023?
O mais tradicional
Não há dúvidas de que a capital da Bahia é um clássico quando falamos em período carnavalesco: Salvador é internacionalmente conhecida por suas festas com trios elétricos e milhares de foliões. A agitação é garantida, e o que não faltam são circuitos de blocos pela cidade, que agradam dos mais festeiros àqueles que preferem um evento um pouco mais tranquilo.
Durante o período carnavalesco, é possível desfrutar dos blocos pagos, que incluem camarote com serviço de open bar, mas podem ter um valor um pouco salgado; e, também, os blocos gratuitos que trazem diversas atrações para divertir o público. Para conferir a (extensa) lista dos blocos de 2023 e garantir seu abadá, basta acessar o site: https://home.centraldocarnaval.com.br/blocos
Agito para todos os gostos
Localizado a apenas 100 km da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é um dos lugares mais agitados e tradicionais para o Carnaval. Além de ser conhecida por ser uma cidade histórica no interior de Minas Gerais, com arquitetura típica e ruas estreitas, é intensamente agitada com festas – principalmente pelas veias universitárias graças à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
O Carnaval de lá não seria diferente e é considerado o melhor do estado. Sua marca registrada são os blocos de rua organizados pelas repúblicas universitárias, que tocam os mais variados estilos musicais: das marchinhas aos hits atuais de funk. Para participar, o abadá é imprescindível e pode ser comprado junto de um pacote completo com hospedagem e alimentação.
Para os fãs de escolas de samba
Outro veterano do Carnaval é o Rio de Janeiro, que recebe turistas do mundo inteiro para seu período de festas, assim como acontece em Salvador. Vale aproveitar de tudo um pouco da folia na capital fluminense: blocos pagos, festas, shows, blocos de rua e, claro, as grandiosas e aclamadas escolas de samba.
Há bloquinhos de rua – e gratuitos – espalhados em toda a cidade e é impossível ficar parado em meio a essa festa. Além disso, os fãs de carteirinha dos desfiles das escolas de samba podem vivenciar espetáculos fantásticos na Sapucaí. Mas os ingressos precisam ser adquiridos com antecedência devido à alta procura.
Tradição própria amazonense
Sabia que o maior sambódromo do Brasil não está localizado nem em São Paulo e nem no Rio de Janeiro? Na verdade, o local é o Centro de Convenções de Manaus, na capital amazonense, com capacidade para 100 mil pessoas. Apesar de não ter tantos holofotes como merecido, o desfile local das escolas de samba é igualmente pomposo e vale a experiência.
Com uma tradição carnavalesca própria, Manaus traz características locais ao seu período de festas, mas também apresenta folias típicas de outros diversos lugares do Brasil. Assim, a cidade é quase como uma ‘central’ com os diferentes Carnavais brasileiros. Um exemplo é a Banda do Jangadeiro, inspirada por Olinda, que carrega consigo os bonecos gigantes. Para aqueles que gostam de experimentar de tudo um pouco, a capital amazonense é a escolha mais certeira.
Tem festa no interior!
Os interioranos paulistanos não precisam se preocupar se não puderem viajar para muito longe e podem curtir a festa no interior, visto que São José do Rio Preto será palco do OBA Festival. Após 14 edições em Votuporanga – também no interior de São Paulo -, o evento chega à cidade com uma enorme estrutura no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”.
Com infraestrutura completa, a festa recebe foliões de todo o Brasil e, inclusive, estrangeiros. São diferentes ambientes – pista, camarote Oba e camarote Premium By Café de La Musique – para curtir quatro dias de festa em mais de 40 horas de música. Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, Gustavo Mioto, Banda Eva, Dennis DJ e Pedro Sampaio estão entre as atrações confirmadas para o OBA Festival 2023.
Carnaval em SP
A capital paulista também entrega um Carnaval glorioso – digno de ser contemplado -, e certamente não faltam opções para se divertir em meio à enorme imensidão paulistana. O circuito dos blocos de rua é gigante e está presente em lugares das zonas norte, sul, leste e oeste, além do centro. Para mais informações, acesse: https://www.blocosderua.com
Já os fãs de escolas de samba precisam conhecer o Sambódromo do Anhembi, visto que os desfiles que acontecem por lá são de tirar o fôlego. Há, ainda, opções de bares e restaurantes para comemorar a folia de um jeito um pouco mais tranquilo se comparado às multidões que ocupam as ruas e o sambódromo.