Como descobrirá o sortudo visitante, em Uberlândia tudo é farto e superlativo: cenários naturais exuberantes, ricas manifestações culturais, marcos históricos preservados, o melhor da irresistível culinária mineira, qualidade de vida e uma vocação para negócios que ajuda a fomentar o desenvolvimento de todo o país. Fundada em 1888, é a maior cidade do Triângulo Mineiro, localizada a 538 Km da capital Belo Horizonte. Turistas e empreendedores chegam por todos os meios: mais de um milhão de passageiros circularam pelo Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato em 2017, o segundo maior do Estado, e cinco rodovias, incluindo três federais, dão acesso ao município.
Ecologia e sustentabilidade
Os viajantes em busca de ar puro e muito verde encontram em Uberlândia uma série de atrações, seja para aquela trilha de observação ou para o ecoturismo de aventura, com lugares perfeitos para a prática de rapel, tirolesa, rafting, stand up paddle, entre outras muitas atividades de adrenalina. Um dos pontos principais é o Complexo Parque do Sabiá, com área total de 1.850.000 m², contemplando um bosque de 350.000 m², nascentes, lagos, praia artificial e piscinas de água corrente. Completam as opções de lazer as quadras poliesportivas e playgrounds. O local abriga ainda o Estádio Municipal Parque do Sabiá, sede de jogos do Campeonato Brasileiro, com capacidade para 75 mil pessoas. Já o Parque Municipal Victório Siquieroli é uma Unidade de Conservação de área remanescente do cerrado, agregando um Museu da Biodiversidade com exemplares, da fauna local, taxidermizados e a trilha Interpretativa do Córrego do Óleo e Córrego Liso, com percurso que permite a identificação de espécies vegetais nativas da região, erosões e cursos de água. A fauna é destaque no Zoológico, com mais de 200 animais de 50 espécies, entre aves, répteis e mamíferos, em instalações rodeadas de cerca de 300 espécies de árvores. Já no Aquário, desfilam 36 tipos diferentes de peixes, compondo um passeio bacana especialmente para a garotada.
Se um bom banho de cachoeira é a pedida, a do Ribeirão Bom Jardim é uma das mais festejadas, com vista dominada por um imponente paredão de rocha de 11m de altura, emoldurada pela mata ciliar. Também com grande queda e ampla vazão hídrica, a Cachoeira do Marimbondo é o endereço certo para muita emoção em suas corredeiras. Um pouco mais alta, a Cachoeira de Sucupira, encravada no Rio Uberabinha, principal manancial que abastece a cidade, chega a 15m e impressiona pelas águas límpidas e refrescantes, muito procuradas por moradores e turistas. Na Represa do Miranda, um lago artificial de 70 Km de extensão chama a atenção igualmente à Usina de Miranda.
De olho no estímulo a fontes renováveis e limpas de energia, é a terceira cidade do Brasil com mais ligações fotovoltaicas (solares), tendo assinado este ano termo de cooperação com o governo do Reino Unido para uma ação conjunta de novas soluções neste âmbito
Em Uberlândia, a conscientização ecológica e sustentabilidade vão além das atrações turísticas. De olho no estímulo a fontes renováveis e limpas de energia, é a terceira cidade do Brasil com mais ligações fotovoltaicas (solares), tendo assinado este ano termo de cooperação com o governo do Reino Unido para uma ação conjunta de novas soluções neste âmbito. A geração de energia renovável, atualmente, é quase de 80% do que é consumido pelo município, com 70% deste total originado em hidrelétricas e 10% das ligações fotovoltaicas e do biogás (proveniente de materiais orgânicos). Não à toa foi apontada como uma das 100 cidades mais verdes do mundo em uma pesquisa global da Carbon Disclosure Project (CDP) e integra o ranking ConnectedSmartCities, que engloba as cidades com perfil para a promoção do desenvolvimento humano, inteligente e sustentável, considerando ainda critérios de competitividade e geração de renda.
Diversão e arte
Reduto de ricas manifestações culturais, Uberlândia concentra verdadeiros tesouros históricos e grande produção intelectual. A Biblioteca Municipal reúne obras de aproximadamente mil autores que nasceram ou tiveram algum vínculo com a cidade, inclusive grandes nomes da história da literatura brasileira, como Nelson Cupertino, que tem seu livro MBoitatatá, de 1942, resguardado no acervo. Outro talento nacional reconhecido no exterior assina o estiloso prédio do Teatro Municipal, projetado por Oscar Niemeyer, em uma curiosa planta circular e semienterrada em três níveis.
Outra belíssima edificação sedia o Museu Municipal, o Palácio dos Leões, construído entre 1916 e 1917 por Cypriano Del Fávero e tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, em 1985. Além das mostras itinerantes, mantém a exposição permanente Nossas Raízes, que retrata cenograficamente o processo de formação de Uberlândia, desde a ocupação da região no começo do século 19 até o ano de 1920, dividida em quatro salas: O fazedor e o fazendeiro nas fazendas, Lembranças aquecidas do cozer, Uberabinha: Uberlândia em formação e Casa do Comércio. Vale a pena conhecer igualmente a Casa da Cultura. Hoje, um centro de atividades culturais como: oficinas, palestras, projeções de filmes e apresentações de dança. Foi erguida entre os anos de 1922 e 1924 para ser a residência do Coronel Eduardo Marquez apresentando características monumentais e de suntuosidade semelhantes às casas mais admiradas em São Paulo à época.
Na sede do projeto cultural, social e educacional Centro de Tecelagem Fios do Cerrado é possível conferir de perto e levar para casa os caprichados produtos das tecelãs e fiadeiras mineiras. O tingimento dos fios é realizado de maneira natural e tradicional, com elementos como urucum, anil ou barbatimão, e as peças recebem pontos delicados que remetem ao talento que atravessa gerações no trabalho milenar de confeccionar manualmente tapetes, colchas, xales e painéis.
A arte culinária típica da região atrai visitantes de todos os cantos, encantados pela diversidade de sabores e preparações. Seja no Mercado Municipal ou na ampla variedade de restaurantes e bares de Uberlândia, é possível encontrar ingredientes especiais e saborear delícias como arroz com suã, galinhada, molho de pequi, cambuquira, baião de dois, frango ao molho pardo ou angu de milho-verde. Os doces ganham um capítulo à parte: ambrosia, pamonha, cajuzinho, geleia de mocotó sempre servidos com os famosos queijos e requeijão frescos. Mas o que ninguém resiste mesmo são as disputadas quitandas mineiras, que é o nome dado às maravilhas como pão de queijo, biscoitos, sequilhos, broas e bolos que incrementam o café ou chá da tarde, verdadeiro retrato da hospitalidade dos mineiros.
Celebração da fé
Uberlândia é conhecida por promover algumas das mais representativas e bonitas festas religiosas do país. Uma delas é a Festa do Congado, manifestação afro-brasileira que acontece há mais de 140 anos, em louvor a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito, sendo considerada Patrimônio Imaterial do município. Realizados nas proximidades da Igreja Nossa Senhora do Rosário, os festejos incluem missas, procissões, desfiles e coroação dos novos festeiros, com muito canto e dança. Milhares de pessoas também visitam o município para participar da Folia de Reis, entre o período do Natal e do Dia de Reis, 6 de janeiro. São mais de 30 grupos de festeiros que circulam pelas ruas, visitam as casas, tocam músicas populares e entoam cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus, pedindo proteção e bênçãos. Folias de outros estados comparecem igualmente, culminando com o grande encontro na Capela de Santos Reis.
Desenvolvimento e negócios
Segundo maior PIB do Estado, sendo 53% gerado pelo setor de serviços, Uberlândia aparece em 28º lugar no ranking das 100 melhores cidades para se investir em negócios no país, elaborado pela revista Exame em parceria com a Urban Systems. Foram analisados indicadores nas áreas de saúde, economia, transporte, infraestrutura e educação, tendo como resultado um avanço de seis posições em relação ao ano passado. Essa mesma posição foi garantida no levantamento das 50 cidades mais inovadoras do Brasil. É a segunda maior de Minas Gerais em número de startups, concentradas especialmente nos setores de agronegócios, software e gestão empresarial. Mais de 20 instituições de ensino superior asseguram a mão de obra qualificada.
O município foi escolhido por grandes atacadistas como sede de suas operações, graças a sua localização estratégica, infraestrutura e recursos logísticos, figurando hoje como o maior centro de distribuição atacadista da América Latina. São mais de 1.200 companhias, gerando 10 mil empregos diretos e indiretos. Não só está localizada em uma região que alcança mais de 80 milhões de consumidores, como atua como eixo de ligação direta entre alguns dos maiores polos econômicos no Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro. Além do Porto Seco do Cerrado, que oferece serviços aduaneiros e é interligado aos Portos de Vitória (ES) e Santos (SP), recebeu um entreposto da Zona Franca de Manaus. Por este sistema, os produtos dos fabricantes podem ser enviados para armazenamento na cidade e posterior distribuição para o território nacional ou mesmo exportação, no formato de remessa simples e sem que as empresas percam os benefícios fiscais de Manaus.
Iniciativas locais, visam da mesma forma, impulsionar o crescimento de segmentos produtivos. Uma delas é o Programa Municipal de Fomento ao Setor Cervejeiro, com o objetivo de valorizar e regulamentar a atividade, inclusive em relação a boas práticas socioambientais e sanitárias. Após a aprovação de uma lei específica para o setor, estão em discussão ações como a formação de cooperativas e associações, a instituição do Dia do Mestre Cervejeiro e da Festa Municipal da Cerveja, bem como a criação de um selo de origem. A expectativa é de que pelo menos 100 produtores artesanais sejam beneficiados.
Com sólida infraestrutura para eventos, rede hoteleira diversificada, espaços empresariais e um moderno centro de convenções preparado para sediar seminários, feiras e congressos de grande porte, a cidade está na rota do turismo de negócios. Toda esta capacidade e conveniência, aliadas ao trabalho ativo do Uberlândia Convention Bureau, que congrega 100 empresas do segmento turístico, trazem para o município realizações importantes em nível internacional, como o congresso bienal do IFBAE (Instituto Franco Brasileiro de Administração de Empresas), agendado para 2019, e a FAUBAI Conference, da Associação Brasileira de Educação Internacional, que acontece em 2020.
Em complemento, Uberlândia é exemplo de modernização e adoção de novas tecnologias, figurando como a terceira cidade do país a contar com mais ofertas de serviços inteligentes ao cidadão, conforme ranking da consultoria Teleco. Entre os mais de 20 indicadores analisados, estiveram a existência de estacionamento rotativo, uso de câmeras de vigilância, emissão on-line de boletos de tributos e a marcação virtual de exames e consultas.
Quer conhecer outras cidades de Minas Gerais e do Brasil? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.