Se você já abriu sua conta da Netflix e não se deparou com doramas, você provavelmente está fazendo algo errado! Brincadeiras à parte, este formato audiovisual ganhou tanto espaço nos streamings e nas telas brasileiras que é raro não notar essas produções, que também são conhecidas como as “novelas asiáticas”.
Derivado da palavra “drama” em japonês, doramas dizem respeito a um formato audiovisual produzido no Leste Asiático, incluindo Coreia do Sul, Japão, China, Tailândia e Taiwan. Vale destacar, no entanto, que cada nação tem suas peculiaridades na produção, por isso, inclusive, podem ganhar a primeira letra do país antes do termo “drama” para exemplificar de qual localidade é a produção, por exemplo: K-drama (Coreia), J-drama (Japão), C-drama (China), T-Drama (Tailândia) e TW-drama (Taiwan).
Outra questão importante a ser ressaltada é que esse estilo de série de televisão pode ter vários gêneros e temáticas, o que abrange um público ainda maior. Em geral, o formato também conta com uma sequência de episódios – que variam na minutagem, podendo ter entre 20 a 40 minutos; depende da produção.
Sucesso dos doramas
É fato: a Netflix deu um grande empurrão na popularização do formato! Por isso, é bastante comum encontrar uma vasta opção de doramas originais, que foram inclusive desenvolvidos pelo próprio serviço de streaming. Em 2021, a plataforma investiu mais de 600 milhões de dólares em k-dramas.
Entre janeiro e junho de 2023, o dorama “The Glory” (ou “A Lição”, em português), um thriller com uma trama envolvente sobre vingança, ficou em terceiro lugar entre as séries mais assistidas do streaming, segundo relatório disponibilizado pela Netflix, com mais de 500 milhões de horas assistidas.
Com um estilo bastante característico, essas séries são produzidas com técnicas avançadas de filmagem e edição, o que agrada aos telespectadores. Além disso, as cenas com drama acentuado, que se assemelham às telenovelas brasileiras, também costumam causar uma certa identificação com o público. O sucesso, portanto, se deve por diversos motivos!
Para quem quiser conhecer ou incluir mais uma produção na lista de séries queridinhas, a revista de bordo da Voepass lista alguns doramas disponíveis na Netflix. Confira:
Para maratonar
Lançada em 2023, a minissérie “Sorriso Real”, com apenas dez episódios, combina comédia e romance para criar uma produção divertida e delicada, protagonizada por Im Yoon-A e Lee Jun-ho. A história acompanha Goo Won (Lee Jun-Ho), um herdeiro rico e arrogante, que entra em uma disputa por sua herança, e Cheon Sa-rang (YoonA), uma funcionária que tem um sorriso cativante – que irrita Goo Won profundamente.
A série permaneceu no Top 10 Global da Netflix por diversas semanas e alcançou o primeiro lugar em diferentes países, incluindo o Brasil.
Aclamado pela crítica
Com 100% de aprovação crítica no Rotten Tomatoes – site agregador de críticas -, “Pousando no Amor” é uma minissérie dramática de 16 episódios, em que cada capítulo tem em média 1 hora de duração.
Embora tenha sido lançado em 2019, o dorama ainda faz muito sucesso. Ele conta a história da paixão que surge entre um oficial da Coreia do Norte e uma empresária sul-coreana, que sofre um acidente de parapente e acaba fazendo um pouso de emergência no país vizinho e o oficial do exército vai ajudá-la a se esconder. A produção é estrelada por Hyun Bin e Son Ye-jin.
Beleza na simplicidade
Baseado no filme sul-coreano de 2004, “Mr. Handy, Mr. Hong”, “Hometown Cha-Cha-Cha” é aquela série para se emocionar, rir e se divertir. Disponível na Netflix, o dorama acompanha Yoon Hye-Jin, uma dentista que atendia em Seul. Pouco depois de ser demitida – e não deixar barato -, ela decide se mudar para Gongjin, uma pequena cidade litorânea.
Quando chega à pequena cidade, ela se depara com um “faz-tudo” que é seu extremo oposto, Hong Du-sik. E, claro, o desenrolar da história se baseia neste romance de amor e ódio entre os protagonistas.
Repleto de confusão
“Pretendente Surpresa” (ou “Business Proposal”) é um dorama original da Netflix que tem como pano de fundo o caos entre Shin Ha-ri (Kim Se-jeong), Kang Tae-mu (Ahn Hyo-seop) e Jin Young-seo (Seol In-ah).
Shin Ha-ri tem um crush em seu colega de trabalho, Kang Tae-moo. Enquanto isso, Ha-ri aceita ajudar sua amiga, Jin Young-seo, que se passa por ela em um encontro às cegas. Ao chegar lá, depara-se com Kang Tae-moo, que havia aceitado ir a este compromisso às cegas para agradar o avô.
Dorama + zumbi!
Se você é fã de terror, pode curtir este dorama! Baseada no webtoon “Now at Our School”, “All of us are dead” é uma série intensa e com muita violência. Não à toa, a classificação indicativa é 18 anos.
A narrativa tem como base uma epidemia mortal que surge em uma escola. Neste cenário, os alunos precisarão “lutar com todas as forças para não virarem zumbis”. Graças ao seu sucesso, a série foi renovada para uma segunda temporada.
Série leve e divertida
Em “Love To Hate You”, Yeo Mi-Ran (Kim Ok-Vin) é uma advogada muito bem-sucedida, com um histórico de desconfiança em relação aos homens. Enquanto isso, Nam Gang-Ho (Yoo Teo) é um famoso ator adorado por toda a Coreia do Sul, mas que mantém uma postura cautelosa no que diz respeito às mulheres.
Os dois protagonistas têm um único objetivo: evitar relacionamentos. No entanto, quando seus caminhos se cruzam, como um bom romance clichê, os dois embarcam em uma dinâmica intensa de amor e ódio.
Mais assistidos na Netflix
Em uma análise das séries mais assistidas na primeira semana de dezembro de 2023 (de 4 a 10 de dezembro), notou-se que 50% das produções eram doramas. Confira:
- My Demon (“Meu demônio favorito”, em português): primeira temporada (em 3º lugar);
- Sweet Home: segunda temporada (em 4º lugar);
- Welcome to Samdal-ri (em 5º lugar);
- Sweet Home: primeira temporada (em 7º lugar);
- Castaway Diva (em 8º lugar).
Outros doramas
- Beleza verdadeira (romance);
- Doctors (drama);
- Uma advogada extraordinária (drama);
- Intensivão de amor (romance);
- Strong girl Nam-Soon (comédia dramática);
- Vincenzo (comédia dramática).