Praias paradisíacas com longas faixas de areia, incríveis piscinas naturais, abundantes coqueirais e um emocionante pôr do sol. A Península de Maraú, espetacular destino praiano na chamada “Costa do Dendê”, no litoral sul da Bahia, começou a atrair a atenção de turistas nos últimos anos pelos encantos da natureza e a tranquilidade que reina pela região.
A calmaria, mesmo na época de alta temporada, é explicada pela dificuldade de acesso à vila de Barra Grande, principal ponto de hospedagem da região que está a 270 quilômetros distante da capital Salvador (via balsa de Itaparica).
Nesse santuário ecológico, com algumas das áreas mais preservadas da Mata Atlântica no litoral brasileiro, também são poucos os moradores em um trecho de cerca de 40 quilômetros, com algo em torno de 3 mil habitantes. Mesmo assim, há boas opções de pousadas e hotéis para os momentos de descanso, além de bares e restaurantes com o melhor da comida regional. Assim, o turista consegue aproveitar ao máximo os dias nesse paraíso.
Barra Grande e Taipu de Fora
Ponto de partida de boa parte dos turistas que querem desbravar a região, Barra Grande é a principal vila do lugar, ficando entre a Baía de Camamu e o oceano. O porto de Barra Grande recebe visitantes que chegam de barco de Camamu. A praia local é reta, com areias brancas e águas calmas. Por ali, ainda, concentram-se lojas, mercados, restaurantes, bares e um número considerável de pousadas.
Ao sul de Barra Grande está Taipu de Fora, provavelmente a praia mais famosa da Península de Maraú, que em diversas eleições foi considerada uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. A convidativa beleza do local só reforça essa procura por quem busca tranquilidade, principalmente aproveitando as piscinas naturais de águas cristalinas que se formam durante a maré baixa. Algumas delas chegam a ter até um quilômetro de extensão.
Nas piscinas naturais, é possível observar, a olho nu ou com o uso de snorkel, peixinhos coloridos, corais e arrecifes. Durante o verão, há uma grande demanda por mergulhos noturnos, feitos com o auxílio de lanternas. Assim, é possível conhecer toda fauna marinha que só aparece após o anoitecer.
Próximo dali, seguindo pela faixa de areia, está um outro atrativo local: o Morro do Farol. Ponto mais alto da região, com 51 metros de altura, ele oferece uma vista em 360º, de onde se observa todas as belezas do lugar. Ao pé do morro está a Lagoa Azul, uma lagoa de água doce ideal para relaxar após um banho de mar.
A apenas quatro quilômetros da praia de Taipu de Fora, do lado oeste da península, está o vilarejo de Taipu de Dentro, de frente às águas calmas da Baía de Camamu. Este pequeno vilarejo de pescadores é pouco procurado por turistas, com um pequeno número de charmosas casas de aluguel. Uma dica é observar o lindo pôr do sol visto a partir da baía.
Baía de Camamu e suas ilhas
Terceira maior baía do Brasil em volume de águas, a Baía de Camamu abriga uma variedade de ilhas de diversos tamanhos, repletas de praias, manguezais e trechos de Mata Atlântica. Os ventos constantes e as águas calmas oferecem condições favoráveis para velejar, com muitos pontos seguros para ancorar. Há lanchas rápidas, barcos e até mesmo escunas disponíveis para aluguel, sendo organizados passeios em grupo.
Ponto de embarque para o porto de Barra Grande, a cidade de Camamu fica às margens do Rio Acarí. Antiga cidade colonial, foi construída em dois “andares”, assim como Salvador, com a parte de cima com igrejas e casas coloniais e, na cidade baixa, o porto e o comércio.
A uma hora de distância da baía está a Ilha da Pedra Furada, que deve seu nome a uma rocha cavada na erosão. Bem pequena, a ilha possui uma fonte natural e uma praia de águas cristalinas, além de um restaurante de comidas típicas. A três quilômetros de Barra Grande está o povoado de Campinho, lugar conhecido por ter recebido o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”. É um dos melhores lugares da região para praticantes de mergulho.
Ainda na baía, chega-se ao povoado do Sapinho, com diversos bares e restaurantes, onde o turista pode servir-se de peixes fritos, siris, caranguejos, lagostas e moquecas regadas a azeite de dendê e pimenta. Em frente ao povoado, separado por um pequeno braço de mar, a Ilha do Goió possui encantadoras praias desertas.
A Ilha Grande é a maior da baía, com 4 km² de extensão e 1,5 mil habitantes. O lugar, que não permite a entrada de automóveis, possui um pequeno porto e praias de águas calmas, como a cinematográfica Prainha, na ponta norte. Outras ilhas e pequenos lugarejos da Baía de Camamu que merecem ser explorados são Barcelos do Sul, Tanque, Cajaíba, mbar, Ilha das Flores, Ilha Pequena e a Cachoeira do Tremembé.
Conheça mais destinos pelo Brasil no Blog da Voepass. E se animar em viajar para conhecer algum a viaje com a Voepss. Confira aqui.