Conhecido por suas paisagens naturais, o Amazonas guarda belíssimos destinos de ecoturismo e também atrativos culturais. O estado é uma joia guardada em meio a matas e rios em nosso país. Veja destinos no Amazonas!
Palácio Rio Negro em Manaus
Antiga sede do governo, o “Palácio Rio Negro”, localizado no centro de Manaus, conta com diversos salões e belíssimas mobílias originais preservadas, expostas como itens do acervo que evidenciam todo o charme dos tempos áureos da capital amazonense.
Construído para servir como a luxuosa residência particular de Waldemar Scholz, o “Barão da Borracha”, foi adquirido pelo governo em 1918 para se tornar sede do Poder Executivo e residência do governador, atualmente convertido em museu da época de ouro manauara, possuindo muitos artefatos da “Belle Époque”.
Caverna da Amazônia a 87 Km de Itaituba
No oeste do Pará, a 87 Km de Itaituba, é possível conhecer a maior caverna da Amazônia. A Caverna do Paraíso é totalmente constituída por calcário, que apresenta mais de 300 m2 de salões e galerias com diversos espeleotemas, como estalactites, estalagmites e cortinas.
Completam o cenário rios subterrâneos e formações típicas de cavernas em rochas calcárias, com águas límpidas. Considerada, oficialmente, a primeira caverna em calcário catalogada na Amazônia, ela chegou, inclusive, a ser a única visitada pela rede internacional de TV National Geografic Society, que a classificou como a maior caverna da região amazônica, com aproximados 2 Km de extensão.
Centro Histórico de Manaus
Durante a viagem até Manaus, é legal dividir os passeios entre os feitos na natureza e dedicar um tempo para conhecer mais da capital, que conta com inúmeras atrações turísticas. O seu Centro Histórico proporciona diversas atividades diferentes, além de ser um local muito bonito.
Por lá é possível apreciar diversos casarões antigos e visitar pontos como o Teatro Amazonas, construído no estilo único chamado marajoara, onde sempre acontecem espetáculos, e a Praça São Sebastião, um ponto de reunião de moradores da cidade e de turistas, região com os melhores restaurantes de Manaus.
A região conta, ainda, com ótimas praias de água doce com paisagens incríveis, sendo uma delas a Praia Dourada, que possui vários decks flutuantes dentro de um igarapé.
São Gabriel
Por conta de suas praias de areia branca rodeadas por serras e morros, São Gabriel é considerado por alguns o “Rio de Janeiro Amazônico”.
E há vários locais onde é possível comprovar tal beleza. Entre os meses de setembro e janeiro, por exemplo, uma extensa faixa de areia branca, que pode atingir até 500 metros, surge bem em frente à cidade e se torna o lugar perfeito para relaxar e banhar-se nas águas do Rio Negro, ou então para jogar bola em uma das várias quadras de futebol e vôlei improvisadas na areia.
Curiosamente esta praia não possui um nome definido, sendo algumas vezes chamada simplesmente de prainha. Lá também é o ponto ideal para contemplar a Serra do Curicuriari, que por lembrar a forma de uma mulher deitada ficou conhecida como Serra da Bela Adormecida.
Maués, a Terra do Guaraná
Conhecida como Terra do Guaraná, Maués está localizada no interior do Amazonas, a uma distância de 270 km de Manaus. Assim como muitas das cidades turísticas do Estado, Maués conta com inúmeras belezas naturais, repleta de lagos de água cristalina, rios imensos e ótimas praias de água doce, além de guardar um dos maiores conjuntos de praias da Floresta Amazônica.
O clima por lá é de cidade do interior, com casinhas pequenas e coloridas e ruas bem arborizadas, e a cidade possui, ainda com o Museu do Homem, que abriga diversas peças que contam a história da cidade, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, parada obrigatória para apreciar a bela arquitetura do destaque religioso, e a Estação Ecológica Alto Maués, que dispõe de uma das maiores concentrações de primatas do mundo.
Manacapuru: Princesinha do Solimões
Situada às margens do Rio Solimões, a 70 km de distância de Manaus, Manacapuru é um ótimo destino turístico para conhecer no Amazonas. Sendo uma das principais cidades turísticas da região, o local chama atenção pelas suas praias de água doce, seus lagos e belos igarapés, além de contar com várias opções de hotéis na selva, uma forma de hospedagem que foge do comum.
Em Manacapuru, você poderá aproveitar o que o Rio Solimões oferece de melhor, apreciando, principalmente, a fauna incrível que vive ao seu redor. Um passeio muito interessante é conhecer a Comunidade Indígena Sahu-Apé, assim como visitar a Reserva Ecológica de Manacapuru, onde terá contato com a vegetação típica da região, e o Balneário do Miriti, que possui águas cristalinas e uma paisagem de tirar o fôlego.
Palacete Provincial de Manaus
Parte do Centro Histórico da Cidade de Manaus, no Amazonas, o Palacete Provincial abriga cinco museus em suas dependências. O nome do prédio é devido ao fato que o local já foi residência dos presidentes da província do Amazonas até 1888, também já foi sede do governo e Quartel da Polícia Militar do estado. É uma boa opção para quem gosta de história e cultura, encontrando entre as opções de museus, o Museu de Arqueologia, Museu da Imagem e do SOM (MISAM), Museu da Numismática do Amazonas, Museu Tiradentes e Pinacoteca do Estado do Amazonas. Atualmente, quem cuida da preservação do espaço é a Secretaria do Estado do Amazonas (SEC), e as visitações são públicas e gratuitas.
Descubra mais lugares para visitar no Amazonas. Visite o Blog da Voepass. E se for viajar, confira nossas opções.