Pelourinho
Quem vai para Salvador, Bahia, não pode deixar de conhecer a parte mais histórica e colorida da cidade. É preciso ter força nas pernas para caminhar pelas ladeiras do Pelourinho, mas o cenário, composto por igrejas e lojinhas, transforma o centro em uma atração imperdível.
O local apresenta ao visitante o melhor da culinária baiana, artesanato, arquitetura barroca, religião, centros culturais e o legítimo batuque do Olodum.
Cristo de Mário Cravo
Famoso em todo o estado, o Cristo de Mário Cravo possui acesso fácil e permite uma vista panorâmica da cidade de Vitória da Conquista, Bahia.
Um dos maiores Cristos crucificados do mundo, está localizado na parte mais alta do município, cercado de vegetação nativa, permitindo belas fotografias. O monumento foi inaugurado em 1980.
Além da mensagem religiosa, a imagem do Cristo, com feições nordestinas, lembra a situação econômica e social da população sertaneja. A obra, com 33 metros de altura, feita em fibra de vidro, é do escultor Mário Cravo. A escultura fica localizada no Cruzeiro da cidade.
Casa da Cultura de Jorge Amado em Ilhéus
A Casa de Cultura Jorge Amado é um palacete neoclássico construído na década de 1920 pelo próprio pai do escritor que imortalizou, em sua obra literária, a cultura cacaueira, as histórias e belezas de Ilhéus, tendo como maior sucesso o livro – que mais tarde inspirou uma telenovela – “Gabriela Cravo e Canela”.
O imóvel serviu de residência ao autor durante sua infância e parte da adolescência. Tombada e fundada em 27 de junho de 1997, hoje, a Casa de Cultura é um dos pontos turísticos mais visitados de Ilhéus, Bahia.
No centro da cidade, o palacete de estilo neoclássico e colonial, que ocupa uma área de 600 m2, com piso de jacarandá, mármore italiano e azulejos ingleses na varanda, expõe objetos pessoais com narrativas que levam a conhecer um pouco mais da trajetória e vida do romancista.
Centro Histórico de Porto Seguro
O Centro Histórico de Porto Seguro tem um valor inestimável para a história do Brasil. Isso porque o município foi o local que marca a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500. Assim, em Porto foi fundada a primeira vila do Brasil.
Na “cidade Alta”, encontram-se o Marco do Descobrimento – mais antigo patrimônio histórico brasileiro –, prédios históricos, como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, construída em 1535, o Paço Municipal (século XVIII), onde funciona o Museu Histórico da Cidade (ou Museu do Descobrimento), a Igreja de São Benedito e a Igreja da Misericórdia.
Chamam atenção também as charmosas casinhas coloridas que embelezam as ruas do Centro, que rendem um bom passeio, belas fotos e memórias incríveis.
Museu Cajaiba em Vitória da Conquista
Localizado no alto da Serra do Pariperi, em Vitória da Conquista, o Museu Cajaiba se trata do legado deixado pelo aclamado Aurino da Silva Cajaiba, artista plástico que se destacou por criar obras feitas com materiais como o cimento, a areia e o ferro.
No museu a céu aberto, estão expostas esculturas e bustos criados pelo artista; algumas obras são em tamanho natural, inspiradas em personagens que fizeram parte da história do país e do mundo, tais como John Kennedy e Dom Pedro I, sendo um verdadeiro passeio pela arte nacional, e um ótimo ponto turístico para curtir com toda a família.
Praia do Forte na Costa dos Coqueiros
Situada na Costa dos Coqueiros, a 56 km do Aeroporto Internacional de Salvador, encontra-se a Praia do Forte, um verdadeiro colírio para os olhos de todos que por ali passam, graças às suas belas e cristalinas piscinas naturais de água quente, areia branquinha e trilhas em meio à natureza.
Na vila, os carros são proibidos e os únicos meios de transporte são bicicletas e bicitaxis, que transportam até 4 pessoas. O local é ideal para quem deseja fugir um pouco da correria do dia a dia e tirar proveito de boas e relaxantes férias em alto mar.
São Desidério: Refúgio Ecológico
Situado a cerca de 30 km de Barreiras, São Desidério é um dos refúgios ecológicos mais belos do Brasil. Além das diversas cachoeiras, a região possui diversas grutas, sítios arqueológicos, cavernas com pinturas e inscrições rupestres e paredões rochosos, perfeitos para os amantes de ecoturismo e turismo de aventura.
Entre tantos atrativos, um dos que mais se destaca é o Parque Municipal da Lagoa Azul, que preserva o ecossistema local e dá acesso ao portal da Gruta do Catão – dono do maior lago subterrâneo do Brasil, ao Aquário Natural e à Lagoa Azul, com águas tranquilas e cristalinas de 40 metros de profundidade.
Arraial d’Ajuda
Arraial d’Ajuda, Bahia, é um vilarejo que faz parte da cidade de Porto Seguro, no estado baiano, e até hoje mantém as heranças colonial e indígena em meio às praias de água cristalina e Mata Atlântica preservada, e além das construções do século XVI, o visitante pode ver de perto a cultura dos índios locais em algumas comunidades.
O rio Buranhém, que separa Arraial d’Ajuda de Porto Seguro, tem um importante papel na vila, pois além de ser o principal acesso, formou praias de água doce e manguezais que completam o ecossistema local.
Então reserve dias a mais na região para conhecer esse vilarejo, onde cada praia é única, seja pelo toque do rio, pelo contorno das falésias, a formação de piscinas naturais ou a possibilidade de mergulhar e ver de perto a vida marinha.
Ilha da Boipeba
A Ilha de Boipeba é ideal para quem está procurando um destino com belos dias de sol e maravilhosas praias quase desertas. Localizada ao sul de Salvador, faz parte do Arquipélago de Tinharé, onde também está localizada a famosa vila de Morro de São Paulo.
É considerada um pedacinho de litoral imperdível entre as melhores praias da Bahia, e uma das melhores do Brasil. Vem ganhando cada vez mais destaque entre os viajantes que buscam sossego, praias desertas e um destino para relaxar. Se o que você procura é um paraíso cercado de tranquilidade, coqueiros, mar calmo e algumas das melhores piscinas naturais do nordeste, Boipeba é o destino perfeito para você.
Morro de São Paulo na ilha de Tinharé
A vila de Morro de São Paulo, na Bahia, está localizada na ilha de Tinharé, a 140 quilômetros de Salvador, e é um dos destinos mais movimentados do estado da Bahia, sendo muito procurado por turistas graças as suas belas praias e sua rica estrutura voltada ao turismo.
Visitar este paraíso, que fica ao sul do estado baiano, será um dos pontos altos de sua viagem para a região. Morro de São Paulo também conta com maravilhosas piscinas naturais e com a maior tirolesa do Brasil, sendo o destino perfeito para turistas que se encantam por um pouco de aventura.
Elevador Lacerda em Salvador
Importante monumento da arquitetura brasileira localizado na cidade de Salvador, na Bahia, o Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano do mundo e quando foi inaugurado, em 1873, era o mais alto do planeta. Cartão-postal da capital baiana, proporciona vista para outros pontos turísticos, como a Baía de Todos os Santos, o Mercado Modelo e o Forte São Marcelo. Parte do sistema de transporte público do município, ele surgiu para resolver um grande problema de Salvador, seu grande desnível, e transportar os moradores. Hoje em dia, chega a transportar 900 mil pessoas mensalmente. Seu trajeto vai da Praça Tomé de Souza, na Cidade Alta, até a Praça da Praia Cairu, no bairro do comércio, sendo uma opção para quem quiser conhecer o monumento e apreciar a vista da cidade.
Museu Regional de Arte em Feira de Santana
Apreciadores de arte podem conhecer uma série de obras no acervo diversificado do Museu Regional de Arte, em Feira de Santana, na Bahia. Criado e fundado pelo grande nome da comunicação brasileira, Assis Chateaubriand, é o primeiro museu da cidade e um dos mais importantes do estado da Bahia. Seu acervo conta com coleções de arte modernista brasileira, nipo-brasileira, naif, obras de artistas modernos ingleses e artistas contemporâneos renomados do Brasil. Está localizado no complexo cultural do Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (CUCA-UEFS). Sua ligação com a UEFS faz com que o museu possua desenvolvimento de ações e atividades de extensão e pesquisa, para preservar a memória e o patrimônio sociocultural do acervo.
Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso
A cidade baiana é sede de um dos maiores complexos hidrelétricos do país, e que pode ser visitado. As visitas são realizadas em grupo, nos turnos da manhã e da tarde, com duração média de uma hora. No percurso, os visitantes podem conhecer o Dreno de Areia; o Mirante do Bondinho e a Ilha do Urubu. A contemplação do espetáculo das cachoeiras acontece de terça a domingo, pela manhã, das 8h às 11h, reabrindo à tarde, das 13h às 16h. Os visitantes devem procurar a Secretaria de Turismo do Município para realizar o agendamento. O deslocamento aos pontos de visitação só pode ser feito por meio de carros de passeio, ônibus, micro-ônibus e vans, mediante prévio agendamento.
Ilha dos Frades em Salvador
Quem visita a capital da Bahia encontra uma diversidade de destinos turísticos, cheios de belezas naturais e históricas. Um dos destinos encantadores é a Ilha dos Frades, situada na Baía de Todos os Santos. Este lugar de mar cristalino e belas paisagens é repleto de construções históricas. O que muitos talvez não saibam é que a ilha é considerada um bairro de Salvador. Cercada pela Mata Atlântica, a Ilha dos Frades tem uma extensão de 6 quilômetros e um formato de estrela com quinze pontas. Além de aproveitar as praias, os turistas podem visitar o mirante e alguns monumentos, como: a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, o Farol da Ilha dos Frades e a Igreja de Nossa Senhora do Loreto. Para chegar à ilha, é possível pegar um barco, incluindo passeios de escuna.
Veja mais destinos pelo Brasil no Blog da Voepass. E para viajar visite nosso site!