Estado mais populoso do país, São Paulo é um exemplo de pluralidade e revela atrações de ecoturismo, históricas, culturais e de diversão. Veja destinos em São Paulo!
Altinópolis
Altinópolis é uma cidade do interior de São Paulo, um destino ideal para quem deseja fugir um pouco da correria do dia a dia e curtir o sossego da natureza.
Sua principal atração turística é a gruta do Itambé, que conta com uma fachada de 28 metros de altura, 350 metros de galerias e duas cavidades em formato de orelha, de onde se jorra a água.
Na região da Gruta do Itambé, também se localiza a Cachoeira do Itambé, que proporciona uma bela visão da natureza da cidade e uma queda d’água de mais de 50 metros.
Memorial da América Latina em São Paulo
O Memorial da América Latina é um dos principais pontos turísticos de São Paulo e vale muito a pena conhecê-lo.
Trata-se de um centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 18 de março de 1989. O espaço conta com entrada gratuita em todo seu complexo cultural, exceto em algumas exposições temporárias, mas os preços são sempre populares.
Desenhado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, seu projeto cultural foi desenvolvido pelo antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro. O Memorial fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda. Para mais informações, (11) 3823-4600.
Theatro Pedro II em Ribeirão Preto
Visita obrigatória, o Theatro Pedro II está localizado na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Espaço de primeira classe para música sinfônica e ópera, possui capacidade para 1.588 espectadores e uma área total de 6.500 m².
Durante cinco décadas, o Pedro II foi a principal referência cultural da cidade, centro de acontecimentos políticos e sociais e palco de grandes companhias teatrais e operísticas do exterior. O Theatro fica na Rua Álvares Cabral, 370 – Centro. Mais informações, ligue (16) 3977-8111, ou acesse www.theatropedro2.com.br
Cabreúva
A apenas 80 km de São Paulo está a charmosa cidade de Cabreúva, um lugar perfeito para quem deseja estar cercado de muita natureza e calmaria, sem precisar ir muito longe da capital.
O destino é perfeito para quem quer fazer um passeio bate e volta diferente ou até mesmo curtir um final de semana longe da correria da cidade.
Com opções de hospedagens econômicas, trilhas em meio à natureza e um incrível templo budista, Cabreúva é uma joia do interior de São Paulo.
Uma das paradas obrigatórias que merecem destaque na cidade é o Centro de Meditação Kadampa Brasil, um local ótimo para quem deseja conhecer melhor a cultura budista ou até mesmo ter um momento de silêncio em meio à floresta local.
Parque Curupira em Ribeirão Preto
Com 152 mil m2, o Parque Municipal Prefeito Luiz Roberto Jábali, também conhecido como Parque Curupira, é o maior espaço público de lazer de Ribeirão Preto.
Seus caminhos respeitam a geologia do terreno, que possui uma depressão causada pela exploração do basalto – tipo de rocha formada pela erupção vulcânica de 130 a 60 milhões de anos, composto por trilhas, vegetação, pedreiras e lagos, que são ótimos para caminhadas, para apreciar a natureza, brincadeiras ao livre, para ler e relaxar e, claro, para praticar exercícios, contando até mesmo com equipamentos de ginástica para tal.
No parque, também habitam alguns animais, como peixes, garças, patos etc.
Pinacoteca em São Paulo
O mais antigo museu da cidade de São Paulo, inaugurado em 1905, a Pinacoteca é um museu de artes visuais com foco na produção brasileira, com acervo que consta do século XIX até a contemporaneidade.
A Pina, como é apelidada por alguns, realiza mostras de sua coleção de arte brasileira e exposições de artistas nacionais e internacionais, possuindo dois espaços abertos ao público, Pinacoteca Luz (Pina Luz) e Pinacoteca Estação (Pina Estação).
Além disso, sua localização é privilegiada, estando situada no Jardim Luz, um parque ou jardim público de 113.400 m2, com 165 espécies de plantas nativas e exóticas e bem ao lado da Estação Luz, uma referência turística arquitetônica.
Olímpia: Capital do Folclore
Olímpia está entre os destinos favoritos do interior de São Paulo, graças às suas diversas fontes de águas termais. Famosa por seus parques aquáticos e temáticos, a cidade tem atraído turistas de todo o país, interessados no lazer que ela oferece.
Localizada a cerca de 440 km da capital paulista, recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano, e tem como principal ponto turístico o Thermas dos Laranjais, um parque aquático com mais de 50 atrações, entre opções radicais, infantis, familiares e relaxantes.
Para além do lazer dentro d’água, Olímpia é também conhecida como “Capital do Folclore” e se destaca por seus pontos turísticos históricos, contando com o Museu da História e do Folclore, que possui um acervo de mais de 3.000 peças que contam a história do folclore brasileiro.
São José do Barreiro
Consolidado como estância turística em 1998, o município localizado aos pés da Serra da Bocaina, São José do Barreiro, encanta todos que por ali passam, graças a sua beleza e tranquilidade.
Situado a 280 km de São Paulo, a cidade é tombada como Patrimônio Histórico, reunindo edifícios em bom estado de conservação, que nos levam para séculos passados.
As antigas fazendas cafeeiras se incluem nas opções de passeios, algumas delas até mesmo funcionando como pousada. Por estar a 510 metros de altitude em relação ao nível do mar, São José do Barreiro também reúne atividades para os fãs de ecoturismo, tais como o trekking, um de seus principais atrativos ecológicos.
Beco do Batman em São Paulo
Um famoso beco da Vila Madalena, Zona Oeste de São Paulo, atrai visitantes de várias partes do mundo durante todo o ano, e o motivo é um: o homem-morcego.
O singular Beco de Batman, que homenageia o personagem da DC Comics, encanta pelos seus desenhos coloridos e pela áurea artística que carrega.
A galeria a céu aberto acontece há cerca de 40 anos e se constrói nas paredes das casas e estabelecimentos da localidade, reunindo arte de rua, bares e restaurantes, além de lojas de artistas locais, sendo um verdadeiro paraíso para os amantes de arte urbana.
A atração, gratuita e ao ar livre, é um passeio ideal para quem curte o Grafite, ou quem deseja aprender um pouco mais sobre o movimento artístico, considerado um patrimônio da cidade de São Paulo.
MASP em São Paulo
O Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MASP, foi fundado em 1947, tornando-se o primeiro museu moderno do país.
Ele é o responsável pelo mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, com uma coleção que reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo as produções europeia, africana, asiática e das Américas.
O projeto do edifício, encarregado por Lina Bo Bardi, é um marco na história da arquitetura do século XX, com base no uso do concreto e do vidro, conciliando as superfícies ásperas e sem acabamentos com leveza, transparência e suspensão.
Além da mostra de longa duração de seu acervo em transformação, nele, realiza-se ampla programação de exposições, complementada por seminários, oficinas, cursos no MASP escola e programação de filmes e vídeos.
Martinópolis
Situada no Oeste Paulista, a cerca de 539 km da capital de São Paulo, está Martinópolis, uma das cidades pertencentes ao “Circuito Turístico Oeste Rios”, sendo muito conhecida graças as suas belas represas e balneários, em torno do Rio Paranapanema.
Por lá, o visitante pode apreciar e desfrutar de ótimas praias artificiais e de toda infraestrutura oferecida pelo balneário.
Além das diversas opções de lazer, a cidade também possui destaque no turismo religioso, graças a sua famosa Igreja de Santa Bibiana, com arquitetura ricamente influenciada pelo Império Romano, e suas atrações históricas contam com a estação ferroviária, o primeiro edifício da cidade, que atualmente abriga um pequeno museu com objetos históricos, o Museu Histórico e a Casa do Artesão, ótimas opções de lazer e entretenimento para toda a família.
Aventura no zoológico de São Paulo (SP)
Visitar o zoológico da maior cidade do país é uma experiência incrível! Na “Noite Animal”, o visitante pode caminhar por meio de um trajeto único e delimitado para conhecer os animais que possuem hábitos crepusculares ou noturnos, como: os grandes e pequenos felinos, lobo-guará, corujas, serpentes, entre outros.
Outro passeio do Zoo que vale a visita é o “Mundo Dino” onde é possível ver de perto réplicas gigantes e incríveis, com sons e movimentos que dão vida a 21 espécies diferentes, em um local acessível para todos. Para informações de valores de ingresso e horário de visitação, acesse zoologico.com.br
Conheça mais destinos de São Paulo no Blog da Voepass. E se quiser conhecer tudo isso de perto, viaje com a gente. Confira aqui.