Quando pensamos em praia, é inevitável não lembrar das belezas litorâneas da Bahia. E hoje vamos falar de um destino mais que especial: o maravilhoso distrito de Arraial d’Ajuda. A região é rodeada por praias paradisíacas de águas cristalinas e areia branquinha, além de ter opções culturais, de lazer e de entretenimento que afastam qualquer possibilidade de monotonia durante a estadia dos turistas. Vamos conhecer mais sobre esse vilarejo encantador?
As charmosas hospedagens de Arraial
O distrito oferece diversas opções em hospedagens, que vão desde as mais estruturadas, com decoração rústica e refinada, passando por resorts ‘all inclusive’, até as pousadas mais simples e econômicas. Para quem deseja se hospedar no centro, as reservas de diárias precisam ser feitas com bastante antecedência, visto que as opções de hotéis e pousadas beira-mar são poucas e, claro, claro, têm sempre muita concorrência.
Entre as diversas atrações que o vilarejo oferece, encontramos a rua de Mucugê, que é famosa devido aos restaurantes maravilhosos, às sorveterias, às pousadas charmosas e aconchegantes e aos bares com muita música e fácil acesso à praia de Mucugê – de águas calmas e mornas. Além disso, Mucugê é o point ideal para os solteiros. Lá é possível curtir as farras do Parracho, um local que está sempre lotado no verão. Isso porque os jovens aproveitam as diversas festas que acontecem em barracas e tendas. É o lugar perfeito para visitar com os amigos solteiros!
Perto da Mucugê, tem a rua Broadway, ou Bróduei, o lugar certo para quem quer aproveitar a viagem e fazer algumas comprinhas ou saborear as comidas típicas, como cocada e acarajé. Uma experiência deliciosa!
Outra atração imperdível é a Praia da Pitanga, conhecida por oferecer a vista mais bonita do vilarejo de Arraial D’Ajuda. Com longas faixas de areia para caminhar e águas de marés baixas, o local é ideal para quem deseja relaxar enquanto aprecia a vista paradisíaca e desfruta das delícias vendidas nos quiosques, como frutos do mar e água de coco. O passeio pela praia pode ser feito a pé ou de bicicleta, pois os quiosques alugam bikes com pneus adaptados para pedalar nas areias de Pitinga.
Arraial para além das praias
Não é só de praia que vive o turista no litoral baiano. A cidade de Arraial d’Ajuda tem um enorme eco parque aquático padrão Disney, pois os brinquedos são importados da mesma empresa que fornece para os parques da Disney, em Orlando, na Flórida. Não é incrível? Além do parque, quem curte uma aventura com (muita) emoção, pode escolher os passeios guiados de quadriciclo, que fazem trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica e com direito a decidas de tobogã até a praia de Taípe. Imperdível!
Centro histórico tombado pelo IPHAN
Um lugar cheio de histórias e rico em cultura não poderia passar despercebido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que tombou e transformou importantes pontos da cidade em patrimônios históricos culturais. Alguns exemplos são a Praça da Igreja, rodeada de casinhas antigas e coloniais, ou o famoso mirante das fitas – reza a lenda que, se você amarrar uma fita no mirante com três nós e fizer um pedido, ele será atendido. Além disso, tem a charmosa Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda que, com seus mais de 500 anos de existência, abriga objetos trazidos por fiéis, ao longo dos séculos, em agradecimento aos milagres concedidos pela padroeira da cidade.
Melhores épocas para visitar Arraial
A região do litoral sul da Bahia apresenta chuvas com temperaturas bem distribuídas ao longo do ano, e os meses menos chuvosos são os de agosto a setembro. No entanto, é possível pegar dias de sol em qualquer época, inclusive nos tempos mais chuvosos – entre abril e novembro. A única recomendação essencial é evitar o período de férias escolares, pois é o momento em que os turistas aproveitam para viajar em família, fazendo com que as praias fiquem lotadas, e, consequentemente, a experiência de relaxamento e conforto pode ser frustrada.