O Nordeste brasileiro é conhecido por reunir algumas das mais sensacionais belezas naturais do mundo. São praias incríveis, paisagens de encher os olhos e passeios inesquecíveis que convidam turistas brasileiros e estrangeiros a visitar esta região espetacular. Com o objetivo de explorar os atrativos turísticos dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, foi criada, em 2005, a Rota das Emoções, por meio da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério do Turismo do Brasil.
A rota cobre um trecho de 900 quilômetros, com destaque especial para três destinos: Jericoacoara (CE), Delta do Parnaíba (PI) e Lençóis Maranhenses (MA). O roteiro pode, ainda, incluir visitas pelas capitais dos referidos estados (Fortaleza, Teresina e São Luís). Os municípios e localidades que fazem parte da rota dispõem de atrativos muito diferentes, oferecendo em uma só viagem locais badalados, paradisíacos, pacatos, simples, requintados e rústicos.
Jeri e outras belezas do Ceará
Fortaleza , a capital cearense, é o pontapé inicial para a Rota das Emoções. Esbanjando 34 quilômetros de litoral, rica cena cultural e muitas opções de lazer, um passeio pela cidade traz infinitas opções de roteiros. O destaque vai para a famosa Praia do Futuro, considerada a melhor da cidade, com águas limpas, faixa de areia larga e muitas barracas na orla. Centrais, as praias de Mucuripe, Meireles e Iracema concentram os principais hotéis, bares, restaurantes e baladas da capital. Já na área cultural, vale visitar locais como o Mercadão Central, com mais de 500 lojas, o centenário Theatro José de Alencar e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Primeiro destino oficial da rota, o município de Cruz fica a pouco mais de 230 quilômetros de Fortaleza. O lugar possui diversos atrativos naturais, como a piscina natural do Buraco Azul de Castelhanos, e as incríveis praias com coqueiros e áreas de mangue, sendo destaque a Praia do Preá, considerada uma das melhores do mundo para a prática do kitesurf.
A 12 quilômetros dali, está a ilustre Jijoca de Jericoacoara , onde estão a charmosa praia e vila de Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, reconhecida internacionalmente como uma das 10 praias mais bonitas do planeta. O lugar destaca-se também pela excelente infraestrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, lojas e muitos bares com música ao vivo. É ali também que está o Parque Nacional de Jericoacoara, com área total de 8.416 hectares, que possui belas praias, lagoas para a prática de esportes radicais e monumentos naturais como a Árvore da Preguiça, o Morro do Serrote e a Pedra Furada. Um programa imperdível para os viajantes é assistir ao pôr do sol em Jeri, especialmente se for visto de cima das dunas.
A parte cearense da Rota das Emoções segue em Camocim , cidade com farta diversidade de lagoas, dunas, rios e lindas praias que se estendem por 60 quilômetros ao longo da costa. A região da Tatajuba, cuja vila de pescadores foi reerguida depois da antiga ter sido soterrada pelas dunas, é um dos emblemáticos atrativos de Camocim, e a praia só é acessível de barco. Outros cartões-postais da região são o Lago Grande, a Lagoa da Torta, os mangues na comunidade de Guriú e o passeio de barco pelo estuário do Rio Coreaú, onde se avista caranguejos e aves marinhas, além de enormes salinas.
O destino em seguida são as praias selvagens de Barroquinha , cidade no litoral oeste cearense e uma das mais sossegadas da rota. As paisagens maravilhosas e deslumbrantes são o destaque de locais como a Praia Nova, a Praia de Bitupitá e a Vila de Curimãs. Na área gastronômica, vale muito experimentar os pratos feitos com peixes pescados no mar da região.
Último município da parte cearense da Rota das Emoções, Chaval é conhecida pelo apelido de “Cidade das Pedras”, por causa das esculturas naturais de pedras, como a espetacular Pedra de Carnaúba, no Parque das Pedras, de onde é possível ver a divisa entre Ceará e Piauí. Outra atração local são os grupos de peixe-boi que vivem pelo rio Timonha em determinadas épocas do ano.
Piauí, terra do Delta do Parnaíba
Para aproveitar o trecho da Rota das Emoções no estado do Piauí, a porta de entrada é Teresina . A capital piauiense está longe do mar – a única capital nordestina que não está no litoral –, mas a “Cidade Verde” ostenta belas praias de água doce, ruas arborizadas e parques, além de uma riquíssima vida cultural e opções de entretenimento.
O primeiro destino é Cajueiro da Praia , lugar conhecido por ter o famoso Cajueiro Rei, o maior cajueiro do mundo. Mas o que atrai visitantes ao local é a beleza exuberante e singular das praias Itaim, Sardim e Barra Grande. Programas como o mergulho entre os cavalos-marinhos e a visita ao projeto Museu do Peixe-Boi também devem estar no roteiro do visitante.
Em seguida, está Luís Correia , cidade com maior número de praias do Piauí. A região reserva lindas lagoas, dunas e praias dos mais diversos tipos, desde a do Coqueiro, com a sua extensa barreira de corais, até a do Arrombado, batizada assim por suas fortes ondas que atingem sua areia inclinada. Um dos pontos turísticos mais famosos da região é a Árvore Penteada, um tamarineiro que cresceu inclinado por causa dos fortes ventos litorâneos, e que parecem ter também penteado carinhosamente sua copa.
Ilha Grande abre as portas para o Delta do Parnaíba, uma das principais atrações da Rota das Emoções. O Delta do Parnaíba é um incomum fenômeno da natureza e de formato parecido com uma mão aberta, que se ramifica dando origem a um arquipélago formado pelo Rio Parnaíba, que envolve cerca de 70 ilhas fluviais, compondo um santuário ecológico riquíssimo, a Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba.
Despedida do Piauí na rota, Parnaíba está no coração do delta, sendo considerada a principal porta de entrada para os passeios pelo rio que desemboca no mar. É possível visitar praias, dentre elas a exótica Pedra do Sal, fazer passeios de barcos ou lancha, e visitar o único Delta das Américas de forma rápida devido à curta distância. Um dos passeios mais estimados pelos viajantes é assistir à Revoada dos Guarás, os pássaros vermelhos que apresentam coloração viva por conta dos caranguejos que se alimentam. Realizada ao entardecer, a visita é feita a distância e em silêncio para não espantar os animais.
Por sua importância para a história do estado, a cultura é muito valorizada em Parnaíba. Um exemplo é o Porto das Barcas, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e transformado em Centro Histórico e Cultural com restaurantes, bares, galerias, hotéis, artes e feiras que valorizam o acervo arquitetônico colonial português.
Maranhão, o paraíso dos lençóis
O acesso à Rota das Emoções do lado maranhense se inicia com a chegada na capital São Luís. A “Ilha do Amor” tem particularidades e merece um roteiro à parte. O Centro Histórico, uma das partes mais charmosas da cidade e com mais de 3 mil imóveis tombados, evidencia a influência de portugueses, espanhóis, franceses e holandeses na formação da capital. Já a parte mais nova de São Luís conta também com prédios modernos, shoppings e restaurantes. Na área cultural, a cidade tem nas festas (São João e Bumba Meu Boi) e na música (especialmente o reggae) os grandes destaques.
Seguindo a rota, a primeira cidade do Maranhão após a divisa com o Piauí é Araioses , um dos maiores berçários naturais do Delta do Parnaíba, local perfeito para o ecoturismo. A Ilha do Caju e a Ilha das Canárias são verdadeiros paraísos, em que a paisagem de dunas, mangues e igarapés são povoadas de animais silvestres como jacarés e botos.
Em uma viagem de pouco mais de 100 quilômetros de distância por rodovias estaduais, o turista chega em Tutóia , de onde já é possível ter um gostinho dos Lençóis Maranhenses ao visitar a APA (Área de Proteção Ambiental) dos Pequenos Lençóis. Também devem fazer parte do passeio visitas às praias do Arpoador, dos Amores e Lagoa de Maceió, com direito a andar de 4 x 4 pelas dunas.
De lá, a viagem segue para Paulino Neves , com diversas praias belíssimas, como a Praia do Barro Vermelho. Uma ótima opção de passeio é na região conhecida como Barra do Tatu, onde ao entrar nos igarapés ocorre a aproximação dos macacos-prego. Outra curiosidade local é a paisagem dos parques eólicos com os enormes geradores “cataventos”.
Base para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas é o destino perfeito para quem quer se aventurar e contemplar o maior campo de dunas do Brasil. Os circuitos mais procurados em Barreirinhas são os da Lagoa Azul e Lagoa Bonita, e várias outras que surgem a cada ano. Não pode faltar também o passeio pelo Rio Preguiças em direção à bucólica e rústica Praia do Caburé. Próximos estão os vilarejos de Atins, no caminho ao Parque dos Lençóis, e Vassouras, que dá acesso ao Farol Mandacaru.
Último destino da Rota das Emoções, a maranhense Santo Amaro é conhecida como o “paraíso escondido dos Lençóis Maranhenses”. A região é famosa por ter as lagoas mais bonitas dos lençóis e, curiosamente, pouco visitadas, o que acentua o toque místico do local.
Quer conhecer outras cidades do nordeste e do Brasil? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.