De isolada e desconhecida aldeia de pescadores a um dos destinos turísticos mais procurados do Nordeste brasileiro. A célebre Jericoacoara, no estado do Ceará, reúne um conjunto de belezas naturais que pouquíssimos lugares do mundo podem se vangloriar em ter. O litoral de Jericoacoara – Jeri para os mais íntimos – já foi considerado um dos dez mais bonitos do mundo por publicações internacionais e sites especializados.
Localizada a 300 quilômetros a oeste da capital cearense Fortaleza, Jericoacoara é uma vila do município de Jijoca de Jericoacoara e um dos principais destinos da Rota das Emoções, trecho turístico nordestino que inclui, ainda, as regiões do Delta do Parnaíba (PI) e dos Lençóis Maranhenses (MA), percorrendo três estados e mais de 900 quilômetros.
Recebendo, atualmente, em torno de 1 milhão de visitantes por ano, Jeri ficou famosa por volta de meados da década de 1980. O povoado de pescadores, escondido entre imensas e móveis dunas, viu o turismo local ganhar destaque. Motivos não faltam, sendo o mais notável a impressionante beleza das praias e o aspecto selvagem da natureza em geral, além do clima simples da vila, mantido ainda hoje e que ajuda muito para quem quer descansar e recarregar as energias.
O litoral de Jeri, assim como boa parte das praias do Ceará, proporciona ótimas condições para a prática de esportes como o windsurf e kitesurf, por causa dos fortes ventos e mar calmo, o que faz a região atrair esportistas de todo mundo, sendo este um dos pilares do turismo nesta vila cearense. A gastronomia, regada a muitos peixes e frutos do mar, especialmente os camarões, também atrai muitos turistas que aproveitam para saborear a típica culinária cearense neste pedaço de paraíso.
Apesar do toque rústico – muitas ruas ainda são de areia e terra batida –, o lugar conta com ótima estrutura e variadas opções de pousadas e hotéis (são cerca de 7,5 mil leitos para hospedagem), além de restaurantes, bares, cafeterias, lanchonetes e até mesmo lojas de grifes famosas, prontos para receber turistas brasileiros e estrangeiros.
Para preservar a área e manter intacto os recurso naturais, em fevereiro de 2002, foi nomeado o Parque Nacional de Jericoacoara, a partir da Área de Proteção Ambiental (APA) criada em 1984 e que se situa nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim. O parque possui uma área de 8.850 hectares e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Vale lembrar, ainda, que, desde 2017, a prefeitura de Jijoca de Jericoacoara instituiu uma taxa de R$ 5 ao dia para os turistas que visitarem a região. Instituída por lei municipal, a Taxa de Turismo Sustentável é voltada para os visitantes entre 13 e 59 anos, com exceção de deficientes físicos e os moradores do município. É possível realizar o pagamento antes de chegar à cidade, pela internet, no site da própria prefeitura.
Desbravando Jeri
Jericoacoara é um destino de poucas e lindas praias. As faixas de areia são longas, sem grandes fronteiras naturais, e as águas são cristalinas. A principal praia, também chamada de Jericoacoara, está exatamente em frente à vila, com acesso pela rua principal de Jeri. Tem bares pé na areia, com cadeiras de praia, espreguiçadeiras para o banho de sol e serviço de mesa. Para os interessados em se aventurar pelos esportes radicais, há escolinhas para aprender os primeiros passos, algo válido para adultos e crianças.
O visitante não pode deixar de observar o cair da tarde na Duna do Pôr do Sol, a poucos minutos de distância da vila. Na geografia do Brasil, são poucos os lugares em que o sol se põe no mar, no entanto, Jeri é uma das localidades especiais onde isso pode ser testemunhado. Todas as tardes, dezenas de pessoas sobem em direção ao topo da duna para observar o espetáculo do anoitecer. É um momento muito especial e que rende aplausos dos observadores e ótimas fotos.
Já os outros passeios podem ser divididos entre o que está a oeste da vila e o que está a leste, o que pode facilitar no momento de conhecer as imediações de Jericoacora. Um ótima opção para conhecer as demais praias do litoral oeste de Jeri é fazendo um passeio de buggy ou veículos 4 x 4. O roteiro passa por lugares em que a paisagem é considerada mais “cinematográfica” do que ao lado leste.
Um exemplo é Mangue Seco, praia onde o Rio Guriú se encontra com o mar e forma uma lagoa salgada, o canal do Rio Camboa, que serve de abrigo para cavalos-marinhos, animais protegidos pela comunidade local e que não podem ser tocados pelos visitantes. As árvores imensas, secas e com raízes longas para fora da terra impressionam e trazem um tom místico ao lugar.
Na sequência, é hora de atravessar o Rio Guriú de balsa para chegar até as dunas de Camocim. Há restaurantes e balanços envolvidos pela vegetação. Após isso, é a vez de ir até a Lagoa da Tatajuba (Lagoa da Torta). Nesta praia de água doce, também há boa variedade de quiosques e redes dentro da água para o descanso. As águas são calmas, o que atrai praticantes de standup padle e é perfeito para quem está com crianças.
O local tem uma história interessante: na década de 1980, a vila local foi soterrada pelas dunas de areia. Depois disso, os moradores precisaram reconstruir suas casas no outro lado do rio e essa comunidade mais recente é conhecida como Nova Tatajuba. Ainda, é possível observar as antigas ruínas.
Do mar às lagoas de Jeri
Já para o lado leste de Jeri, está um dos cartões-postais da região, a Pedra Furada, uma enorme pedra com uma fenda no meio. Só o caminho até ela é um espetáculo. O turista pode ir pela beira da praia durante a maré baixa, observando cavernas e piscinas naturais, ou caminhando pelo Morro do Serrote, um morro alto que possibilita a vista de cima da Pedra.
A maré baixa é o melhor horário para chegar até a pedra. Tanto a atração principal quanto seu caminho oferecem a oportunidade de tirar fotos belíssimas. A Pedra fica na altura da Praia das Conchas, local em que a areia é recheada de conchas e pedras, o que torna o piso bastante áspero e duro. Do mesmo estilo é a vizinha Praia da Vitória, com um visual interessantíssimo, mas não muito utilizada para banhos de mar.
O Morro do Serrote por si só já é uma atração da vila. De lá, é possível observar toda a Jericoacoara e as principais praias do lugar. O morro é utilizado para observar o farol, que por sua vez é utilizado também para se chegar à Pedra Furada. Foi de lá que os moradores locais, na década de 1960, retiraram as pedras para erguer a igreja da Santa Luzia (também chamada de Igreja da Matriz), no centro da vila. A igreja possui um estilo de construção muito simples, e de sua torre, é possível observar a enseada de Jeri.
No caminho entre a praia principal da vila e a formação rochosa está a Praia da Malhada. Sem bares ou quiosques à beira-mar, ela recebe menos visitantes e por isso mesmo é escolhida para quem quer descansar longe da agitação. Este ponto do litoral de Jeri também é muito procurado por surfistas.
Reconhecida como um das praias mais extensas do litoral cearense e localizada no vizinho município de Cruz, a Praia do Preá é muito procurada para a prática de windsurf e kitesurf, oferecendo o atraente visual das velas coloridas no horizonte. No caminho até a Praia do Preá, é indispensável fazer uma paradinha para conhecer a Árvore da Preguiça. A curiosa atração turística recebe este nome porque, em razão dos fortes ventos contínuos, a árvore parece estar deitada no chão descansando.
A próxima parada é a rústica e aconchegante Lagoa Azul. O lugar é perfeito para curtir o dia apenas relaxando nas barracas ou nas redes que ficam próximas às águas. O visual de mar do Caribe também é propício para fazer um passeio de jangada pela lagoa. A jangada para em um ponto onde se formam bancos de areia para que os turistas possam se banhar com água até a cintura.
Em sequência, está aquela que é considerada por muitos a melhor praia de Jeri. A Lagoa do Paraíso é um cartão-postal da região, com 15 km² de água doce de tonalidade azul-esverdeada, areia branquinha e cercada por grandes dunas. Na Lagoa do Paraíso, é possível ter momentos de sossego nas famosas redes dentro da água, além disso, o local conta com ótima estrutura de bares e restaurantes para quem vai passar o dia por lá. A praia tem um dos principais beach clubes da região, com direito a DJ’s internacionais comandando a música no momento do pôr do sol.
Quer conhecer outras cidades do Ceará e do Brasil? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.