O céu azul o ano inteiro, as praias lindas e a rica vida cultural são aspectos que chamam a atenção para Fortaleza, uma das mais importantes cidades nordestinas. Mas o interesse pela capital do estado do Ceará fica longe de ser motivado “somente” pelas belezas naturais da região. Chamada de “Terra da Luz”, Fortaleza tem uma economia pulsante, sendo o retrato do Nordeste moderno, uma referência regional e nacional em várias áreas.
Com 2,6 milhões de habitantes, Fortaleza é a quinta mais populosa cidade do país e segunda da região – atrás somente de Salvador –, somando um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente R$ 67 bilhões, o que a coloca entre as 10 cidades mais ricas do país e no topo entre as capitais nordestinas.
Localizada às margens do Rio Pajeú, em torno da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção – construída pelos holandeses com o nome de Forte de Schoonenborch e depois rebatizada pelos portugueses –, Fortaleza foi elevada a condição de vila em 13 de abril de 1726, sendo escolhida posteriormente como a capital da Capitania do Ceará.
Praias fortalezenses
A economia local está baseada principalmente em atividades ligadas, direta e indiretamente, ao turismo, em especial ao de lazer. Os 34 quilômetros de praias e o clima convidativo para passar férias fazem de Fortaleza um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros, ao lado de outros destacados polos turísticos do país como Rio de Janeiro, Salvador, Natal, Serra Gaúcha, Lençóis Maranhenses e Porto de Galinhas (PE). Estima-se que a atividade turística seja responsável por cerca de 20% do PIB local.
Para saber porque Fortaleza é tão procurada como destino turístico, um passeio pelas praias da cidade responde a esta pergunta: elas são os verdadeiros cartões-postais fortalezenses. Ponto inicial do passeio pela orla, a Praia de Iracema é uma das regiões com mais atrativos de Fortaleza. A avenida Beira Mar é ótima para uma caminhada ao cair da tarde, observando um espetacular pôr do sol. A região é repleta de bares, restaurantes, casas de eventos com shows de forró e de humor, hotéis e pousadas, além de pontos turísticos como a Ponte dos Ingleses, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha e a Estátua de Iracema, homenagem à famosa obra do escritor cearense José de Alencar.
Continuando pela orla central está a Praia de Meireles, localizada no tradicional bairro de mesmo nome e também conhecida como Praia do Náutico, nome de um histórico clube da área. A largura do calçadão da praia é um forte atrativo para o vai e vem dos banhistas, além, claro, da brisa dos coqueiros e vista das águas esverdeadas do mar. É no calçadão que acontece a feira de artesanato mais popular de Fortaleza, onde os turistas encontram desde lembrancinhas da cidade até roupas e comidas típicas.
Tão querida que virou até nome de música composta pelos cearenses Belchior e Raimundo Fagner, a Praia de Mucuripe é a continuação do calçadão. A praia é célebre pelas jangadas, pescadores, barcos e o Mercado dos Peixes, onde comerciantes e moradores compram peças frescas de peixes e frutos do mar por preços bem em conta. Ao fim da tarde, mesinhas são colocadas no calçadão e é possível comprar peixes para serem preparados na hora, ainda acompanha música ao vivo e uma das vistas mais privilegiadas da capital.
Uma das mais visitadas praias fortalezenses, a Praia do Futuro fica a cerca de oito quilômetros da Praia de Iracema. Com uma longa extensão de areia, a do Futuro dispõe de ótima infraestrutura com as famosas barracas, algumas verdadeiros clubes à beira-mar, com restaurantes, chuveiros, banheiros, parque infantil e estacionamento exclusivo. Esta praia também tem a água mais propícia para banho do que as outras praias centrais de Fortaleza, sendo uma opção ótima para quem é praticante de esportes no mar como surfe e kitesurfe, por conta das fortes ondas.
A próxima da região é a Praia de Sabiaguaba, considerada uma praia tranquila. Localizada no Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba, em área de conservação ambiental, é onde o Rio Cocó e o mar se encontram, com imensos campos de dunas, fixas e móveis. A infraestrutura local é modesta, com quiosques bem mais simples do que os encontrados na Praia do Futuro, por exemplo.
Na vizinha Aquiraz, está Porto das Dunas. Na chamada Costa do Sol Nascente, a leste da capital, o local apresenta um cenário incrível, com orlas de areia branca, mar verde azulado e coqueirais. É lá que está o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park, com mais de dezoito atrações aquáticas e um complexo hoteleiro.
Ao lado fica a “rústica” Prainha, onde a principal diversão é deslizar em uma lona colocada estrategicamente em uma duna íngreme que vai dar em águas de piscinas naturais do Rio Catú, além de andar de buggy pelas dunas. A paisagem formada por lagoas, vegetações, rio e mar é daquelas que reforçam a fama do encantador litoral cearense.
Já a oeste de Fortaleza estão as prais da região chamada de Costa do Sol Poente. A primeira é a Praia de Cumbuco, em Caucaia, a aproximadamente 30 quilômetros da capital. Também repleta de dunas, Cumbuco oferece uma vista fascinante da natureza e do Rio Cauípe, além das águas cristalinas da lagoa de Parnamirim. Um pouco mais distante, em Paraipaba, está a paradisíaca Lagoinha, com um mirante de 50 metros de altura para o visitante contemplar a paisagem.
Passeios pela capital
Está enganado quem pensa que curtir a capital cearense se resume a praias e badalação. Fortaleza oferece a oportunidade de conhecer lugares incríveis que destacam a cultura e a história do Ceará. Apontado como um dos principais centros culturais do Brasil, o Dragão do Mar conta com biblioteca, planetário, salas de cinema, teatro, auditórios, espaço para exposições e também uma incrível área verde, onde são realizadas apresentações musicais e festas juninas. Por lá também estão espaços culturais como o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense.
Outro museu muito importante e com curiosidades sobre a história da região é o Museu do Ceará. Localizado no centro de Fortaleza e instalado em um edifício de 1870, nele encontra-se um grande acervo de peças famosas, como o chapéu, bengala e batina do Padre Cícero, um punhal pertencente ao cangaceiro Lampião e a primeira planta da cidade de Fortaleza.
Tratando-se de construções antigas, uma das mais encantadoras é o Theatro José de Alencar. Inaugurado em 1910, o prédio já recebeu grandes atrações e é utilizado para diferentes apresentações. Criado no estilo neoclássico, o edifício se destaca por seus vitrais coloridos, pinturas no teto e também pelo jardim projetado pelo paisagista Burle Marx. O local é aberto ao público e oferece visitas guiadas gratuitas com duração de uma hora.
O artesanato local também é muito valorizado, uma verdadeira atração para os turistas que querem levar uma lembrança da cidade para casa. Um dos principais espaços de venda de artesanato em Fortaleza é o Mercadão Central. Considerado o maior mercadão municipal do Nordeste, ele conta com mais de 500 lojas distribuídas em cinco andares e uma oferta enorme de objetos feitos com renda, couro, barro e madeira, além de comidas e bebidas típicas.
Próximo dali, a uma quadra de distância, está o Centro de Turismo de Fortaleza (Emcetur). Instalado em um prédio de uma antiga cadeia pública, as celas foram transformadas em boxes de lojas, onde são comercializados artigos de artesanato, comidas típicas e outros produtos tipicamente cearenses. Mais tranquilo que o Mercadão, o centro conta com mais de 100 lojas e dois museus.
Outro passeio que não pode ficar de fora do roteiro é uma visita ao Mercado dos Pinhões, localizado na praça do mesmo nome. Erguido em uma elegante estrutura metálica francesa, o Pinhões une o artesanato, a culinária típica e apresentações culturais como serestas e forrós, que embalam as noites no local. Outro ponto importante de gastronomia popular cearense é o Mercado São Sebastião, que conta com muitos restaurantes e quiosques com pratos e produtos regionais.
Já para os fãs de esporte, o roteiro do passeio deve incluir uma visita pela Arena Castelão. Casa dos jogos dos dois maiores times da cidade – Ceará e Fortaleza –, o Estádio Governador Plácido Castelo foi inaugurado na década de 1970 e totalmente remodelado para a Copa do Mundo de 2014, quando recebeu seis jogos, dois deles da seleção brasileira. Maior estádio do Nordeste, com capacidade para pouco mais de 63 mil espectadores, mesmo que não seja dia de jogo é possível fazer um tour guiado pela arena.
Pratos Típicos
Conhecer a gastronomia do Ceará faz a viagem até Fortaleza ficar completa. Por isso listamos alguns pratos imperdíveis da Terra da Luz.
- Baião de Dois: leva ingredientes como arroz, feijão-de-corda e queijo coalho, e normalmente é servido com paçoca de carne seca ou com macaxeira cozida, farofa e a manteiga de garrafa.
- Caranguejo: o prato é tão amado que possui um dia específico – quintas-feiras – na semana, em que há promoções em todas as barracas da Praia do Futuro.
- Tapioca: existem tapiocas para todos os gostos, de doces a salgadas e com sabores exóticos. As mais simples são banhadas com leite de coco e queijo ralado.
- Cuscuz: o café da manhã típico mais amado pelos cearenses, é feito a partir do flocão de milho, podendo ser acompanhado com carne seca, manteiga de garrafa, queijo e outros ingredientes.
- Moqueca cearense: a receita leva um toque especial do suco de caju, a fruta mais amada pelos cearenses. Geralmente é feita com postas de peixes como badejo, robalo ou namorado.
- Carne de Sol: aquecida, desidratada e depois cozida, a iguaria é muito consumida com a famosa paçoca, num escondidinho ou pura.
- Sarapatel: na receita do prato, que tem o aspecto de um ensopado de carne, vão vísceras de porco, sangue coalhado, toucinho e temperos como pimenta-de-cheiro e folhas de louro.
- Rapadura: o Ceará é o estado campeão na produção do doce mais consumido do Nordeste e que pode ser encontrado em diversos formatos e sabores, como de chocolate, de caju, laranja etc.
Quer conhecer outras cidades do Ceará e do Brasil? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.