Um local que encanta por suas paisagens estonteantes, e marcado por suas lagoas em meio a dunas gigantescas e praias de um azul indescritível ladeadas por coqueiros e falésias avermelhadas de até 30 metros de altura. Assim é Canoa Quebrada, no Ceará, um dos melhores destinos do nordeste brasileiro, que também é um atrativo turístico pela hospitalidade de seus habitantes.
Situada no município de Aracati, distante 165 km de Fortaleza, Canoa Quebrada nasceu como uma vila de pescadores em meados do século XVII. Já no século XX, a partir dos anos 60 – e estendendo-se às décadas de 70, 80 e início dos anos 90 -, ela foi marcada pela presença dos autênticos hippies, atraídos pela beleza exuberante, simplicidade e pelo ar místico que se respira por lá. Atualmente, o local ainda guarda um pouco do charme de quando era um esconderijo hippie, mas tem perfil de destino turístico de massa.
Quando ir?
Com um clima estável em praticamente todos os meses do ano, não há tempo nublado em Canoa Quebrada. Mesmo que as chuvas sejam mais frequentes entre março e maio, o sol ainda aparece nesse período, ou seja, a praia é certa. Em média, a temperatura fica entre 27 ºC e 29 ºC, podendo subir um pouco mais no verão.
Na alta temporada, entre dezembro até o final de fevereiro, há mais passeios oferecidos por conta da demanda. No entanto, faça as reservas no hotel ou pousada com antecedência, pois a região costuma ficar muito cheia.
O que fazer por lá?
Por conta de suas características geográficas, o destino é propício para a prática de turismo sustentável e ecoturismo. Além das belezas naturais, Canoa Quebrada oferece atrações como passeios a cavalo, jangada, quadriciclos ou buggy pelas praias e dunas. Há, também, lugares muito procurados para praticar voos de parapente e para aprender kitesurf.
A praia de Canoa Quebrada tem aproximadamente 15 km de extensão e, ao longo da orla, uma boa infraestrutura ajuda o turista a curtir as belezas do lugar, uma vez que há restaurantes, bares, barracas e quiosques.
O mar na região é bastante calmo. As águas mornas e com poucas ondas são ideais para quem viaja em família ou com crianças pequenas. O tom azul esverdeado do oceano contrasta com o vermelho vibrante das falésias de mais de 30 metros (equivalentes a um prédio de dez andares). Esculpida em uma delas é que se encontra o símbolo de Canoa Quebrada: a lua e a estrela. Não se sabe ao certo como surgiu a representação, mas acredita-se que a ideia veio de visitantes de nações muçulmanas. Os locais aprovaram o emblema, que passou a ser amplamente replicado pela praia.
Veja o que não pode ficar fora do seu roteiro pelo belo destino cearense:
Duna do Pôr do Sol
Trata-se de um dos lugares imperdíveis para conhecer durante a passagem pelo local, sendo um dos melhores pontos na cidade para apreciar o sol se pondo e tirar belas fotos. Do alto da formação, é possível ter uma vista panorâmica da área, que contempla o mar e a vegetação que o cerca. Além disso, muitos outros passeios podem ser feitos por lá, como quadriciclo e caminhada. O ponto turístico é especialmente indicado para casais apreciarem um cenário romântico, embalado pelo cair do sol.
Passeios
O buggy oferece uma oportunidade única para apreciar a paisagem de outro ponto de vista. A aventura dura de 1h30 a 2h30, e existem ótimos roteiros, entre eles: pelas dunas até o Rio Jaguaribe, com parada para tirolesa e almoço, pagos à parte, ou para leste, até Ponta Grossa, com pit stop em Majorlândia para ver e comprar artesanatos.
Já para o visitante gosta de mar, o passeio de jangada é uma excelente pedida. Trata-se de embarcações feitas de maneira artesanal que se movimentam por intermédio da ação do vento. No trajeto, que dura por volta de 30 minutos e é feito com muita segurança pelos mares, é possível observar a paisagem por uma nova perspectiva e até dar um mergulho.
Se o turista, por sua vez, prefere um passeio que proporciona uma forte sensação de adrenalina, uma boa opção pode ser curtir um voo de parapente (uma forma de voo livre na qual é possível realizar salto duplo, guiado pelo instrutor). Geralmente, a atração dura entre 15 e 20 minutos e é uma ótima maneira de apreciar o visual das falésias e do mar de Canoa Quebrada das alturas, enquanto sente o vento no rosto.
Ainda no quesito emoção, que tal descer por uma tirolesa de 300 metros (considerada a maior do Ceará) até uma lagoa limpinha e refrescante? Essa atração é uma das preferidas dos viajantes, portanto é sempre bem disputada. Além de seguir duna abaixo na tirolesa, o turista poderá curtir o esquibunda.