Já se foi o tempo em que para viajar era necessário comprar filmes para levar na câmera. As câmeras digitais também já caíram em desuso. Hoje os registros dos melhores momentos da viagem ficam no celular. O aparelho que surgiu para trazer facilidade às ligações telefônicas é atualmente um equipamento multitarefa. Precisa fazer uma conta? A calculadora está lá. Precisa de um calendário? É só olhar no celular. Quer saber o horário? Basta ligar a tela.
Em tempos de redes sociais, a câmera é uma das principais funcionalidades do celular. Embora não seja tão poderosa quanto as câmeras profissionais, o aparelho pode capturar imagens incríveis.
Mas é claro que para isso não basta apenas apontar a câmera e tirar a foto. Existem algumas técnicas de fotografia que contribuem para melhorar a qualidade e não é necessário ter um equipamento de última geração.
Para você que deseja fazer fotos incríveis com o celular, vale a pena conferir as dicas do jornalista e fotógrafo Luiz Aranha.
Dicas para usar o celular
Dependendo do modelo do celular, você vai encontrar duas opções de configuração na fotografia: o modo manual e o automático. Se você for um viajante com experiência em fotos, o ideal é aumentar a entrada de luz para ganhar mais claridade e mexer na resolução.
Como esse não é o caso da maioria das pessoas, o modo automático vai servir bem para a proposta de fazer boas fotos. Uma dica importante é que o primeiro passo a ser tomado antes de bater a foto é olhar se a lente está limpa. Este é uma dos erros mais comuns cometidos e que podem prejudicar a qualidade da foto.
Uma das principais questões envolvendo as fotografias pelo celular é a luz. Hoje, a maioria dos celulares possuem um sistema automático de lentes que se adaptam ao ambiente. Eles focam primeiro no objeto ou monumento que está sendo fotografado e ao fundo, que normalmente é o céu. Se for uma foto noturna, o sistema entende que existe pouca luz e que precisará de luminosidade.
“Isso também pode ser mexido, utilizando o próprio recurso que o celular oferece, você consegue uma foto melhor clareando um pouco mais. Mas você também pode procurar por ângulos diferentes, que vão ajudar muito. A principal dica da fotografia é ter visão bacana de como vai sair a foto e não só apertar o botão”, explicou Aranha.
A luz natural é um dos principais elementos para obter fotos incríveis. Aproveite a luz do sol ao fazer fotos de paisagens e evite fotografar contra a luz intensa ou em situações de contraluz. Geralmente, o amanhecer e o entardecer proporcionam uma atmosfera mágica para as fotografias.
Mas e quando o clima não ajuda? A dica é ajustar o celular para clarear o ambiente principal, como um monumento, por exemplo, quando o céu está nublado. Isso pode ser feito clicando no ícone em formato de sol que aparece quando abre a câmera.
Além da luz, um dos aspectos mais importantes para uma boa foto é o enquadramento. Isso depende também do objetivo que o viajante tem com aquela fotografia.
“É legal que a pessoa enquadre o assunto. Se ela tem interesse em postar nas redes sociais, obviamente ela vai tirar com o celular na vertical. Mas se é uma foto para revelar e guardar depois, o ideal é fazer na horizontal, onde consegue captar todos os assuntos nas laterais. Nas fotos verticais vai captar muito o teto e o chão, o que não fica tão legal”, afirmou Aranha.
A ideia de espaço nas laterais também é muito útil quando a foto é feita com um grupo de amigos. Caso a foto seja na vertical, será necessário que o fotógrafo recue muito mais para poder enquadrar todos, perdendo qualidade nas pessoas, que são o foco.
Uma técnica importante na fotografia é a Regra dos Terços. Nela, a imagem da câmera é dividida em 9 quadros (3×3). É possível ativar essa função conhecida como “grades” no celular. A ideia é que você posicione a pessoa fotografada na terça parte à esquerda ou à direita, deixando os outros espaços mais abertos. Isso cria uma composição visualmente atraente e equilibrada.
A fotografia não termina após o clique. Caso a foto não tenha ficado com a luminosidade ideal ou tenha faltado nitidez, é possível realizar a edição também no próprio celular.
“Hoje a grande maioria dos celulares já vem com uma ferramenta muito básica de edição que dá para fazer um trabalhinho bacana para que elas não fiquem tão “comuns”. Mas se a pessoa não tem no celular, ela pode baixar o Lightroom, que é um programinha muito simples para o celular, que é utilizado até por fotógrafos profissionais na edição”, afirmou Aranha.
Com essas dicas, agora você pode fazer aquela bela foto no Cristo Redentor ou na Avenida Paulista e ficar bem nas redes sociais.
Você na Voepass!
Quer aparecer na próxima edição da Revista de bordo da Voepass? É muito fácil. Basta tirar uma foto da sua viagem e marcar o perfil
@voepassoficial com a #voepass. Participe!
Você sabia?
Lançado em 1999, no Japão, o Kyocera VP-210 foi o primeiro celular do mundo com câmera. O aparelho tinha apenas uma lente frontal, com botões fixos (sem a tecnologia de touchscreen) e uma pequena tela colorida de 2 polegadas. Ele produzia imagens de 0,11 megapixel (MP) de resolução e armazenava 20 imagens em JPEG.
O aparelho já podia enviar e receber e-mails com imagens. Também era possível mandar as fotos para um computador ou outros dispositivos eletrônicos na época.
Atualmente, o iPhone 15 Pro é considerado o aparelho com a melhor câmera do mercado, com 48 MP e tecnologia que usa o sensor quad-pixel, trazendo mais definição e detalhes para as fotos.