O Brasil é mundialmente conhecido por seu clima tropical em que o calor predomina por, praticamente, o ano todo. Ainda assim, o país oferece alguns destinos para quem ama curtir o inverno. E muito se engana quem pensa que, obrigatoriamente, é preciso ir para a região Sul para aproveitar as temperaturas mais baixas. Estados como Rio de Janeiro, São Paulo e até mesmo Bahia reservam algumas cidades para fugir do calor brasileiro sem sair do país. Prepare as botas e o cachecol e confira os destinos selecionados pela VoePass.
Vitória da Conquista (BA)
Distante 510 km de Salvador, no sudoeste baiano, Vitória da Conquista é a terceira maior cidade da Bahia. Conhecida como “Suíça Baiana”, por ser uma das cidades que registram as temperaturas mais amenas no estado, é nela que acontece, anualmente em agosto, o Festival de Inverno da Bahia (FIB), em que grandes nomes da música brasileira se apresentam.
A cidade natal do cineasta Glauber Rocha conta com opções como o Cristo Crucificado da Serra do Periperi. Inaugurado em 1980, a imagem de Cristo com feições nordestinas foi esculpida por Mário Cravo. O monumento é um dos principais pontos turísticos da cidade e fica localizado no alto da serra do Periperi. Para quem quiser conhecer a história da cidade, no Museu Regional de Vitória da Conquista, localizado na Praça Tancredo Neves, é possível encontrar informações e arquivos sobre toda a história da cidade baiana.
Vale a pena, ainda, conhecer a Reserva Florestal do Poço Escuro e o Parque da Serra do Periperi. Reconhecido pelo Governo Espanhol de Compostela, lá está o Caminho de Santiago do Periperi, que começa no Ibc-Capinal e termina no Poço Escuro. Na Reserva e no Parque é possível conhecer diversas trilhas, flora e fauna preservadas.
Penedo (RJ)
Distrito da cidade de Itatiaia, Penedo é a principal colônia finlandesa do Brasil e encantadora, principalmente no inverno. O local, hoje, é focado em turismo romântico para casais com mais de 30 anos, que gostam de apreciar bons queijos e vinhos. Penedo faz divisa com outro distrito com forte apelo turístico: Visconde de Mauá, pertencente ao município de Resende.
O destino conta com generosos atrativos naturais, como rios, cachoeiras e cascatas. O Rio das Pedras nasce no Pico das Agulhas Negras e desce cortando todo o vale de Penedo, formando em seu curso pequenos lagos naturais e cachoeiras de pequeno e médio porte, como a Cachoeira de Deus, Três Cachoeiras, Três Bacias e a Cachoeira do Tangará. Elas formam piscinas naturais com águas límpidas e frias. Ao longo do rio, observa-se uma vegetação densa e variada, em que se destacam mangueiras e eucaliptos.
Como Penedo é considerado o berço da colonização finlandesa no Brasil, foi criada na cidade a Pequena Finlândia, cuja atração principal é a Casa do Papai-Noel. Foram feitos estudos, pesquisas e viagens para que tudo saísse com requintes de fidelidade. O local é rodeado de sobrados típicos, pintados em cores variadas, seguindo a tradição daquele país. As lojas expõem peças artesanais, as placas das ruas são bilíngues (português e finlandês), as cercas rústicas de madeira, conjugadas com cercas vivas, completam o cenário. A cultura e a memória dos finlandeses são preservadas também no Museu Finlandês, onde se exibe uma mostra de artesanato, livros, revistas, tapeçarias e outros utensílios.
Serra Negra (SP)
Serra Negra talvez seja o nome mais conhecido do chamado Circuito das Águas paulista. Com diversos parques e praças, a cidade atrai viajantes em busca do seu clima mais ameno, principalmente no inverno, e de suas famosas fontes de águas termais. A cidade também é conhecida graças aos seus diversos hotéis fazenda e programação especial de eventos que acontece ao longo do ano.
O destino tem vários pontos turísticos e atividades tradicionais das cidades do interior paulista, como o Cristo Redentor, o teleférico e o trenzinho que faz o tour completo pela cidade. Quem gosta de natureza pode fazer um piquenique no Lago dos Macaquinhos, dar uma volta pelo Parque Dr. Jovino Silveira e subir até o Alto da Serra, ponto culminante de Serra Negra, de onde é possível tirar belas fotos. Serra Negra também faz parte do circuito das malhas e dos couros, por isso, além do turismo rural, os passeios de compras são programas bem procurados na região.
Gonçalves (MG)
Imagine pegar no sono ao som da lenha queimando na lareira do quarto, em pleno inverno, e acordar ouvindo uma cachoeira próxima ao seu hotel. Sair para um passeio e, na volta, encher a jacuzzi integrada ao quarto. Assim vai ser a sua rotina na pequena e aconchegante Gonçalves, localizada no sul de Minas Gerais, na área da Serra da Mantiqueira. A cidade reúne todas as delícias do clima de altitude: muito verde, cachoeiras, ar puro e comida boa.
Mas Gonçalves não é só serra, sendo também roça. Reconhecida pela produção de alimentos orgânicos, a cidade desponta como um destino gastronômico. Temperos diferentes, ingredientes fresquíssimos (e que você pode levar para casa depois das férias) e chefs que trazem a culinária típica mineira para os dias atuais vão continuar a dar água na boca dos visitantes mesmo depois do fim da viagem.
Uma das cidades mais altas do Brasil, o que não falta a Gonçalves são lindas vistas do alto de montanhas (a caminho de alguma cachoeira ou mirante, em trilhas para todos os gostos e condicionamentos físicos).
Morretes (PR)
Uma charmosa cidade situada entre a serra e o litoral do Paraná, repleta de casarões preservados e restaurantes, que servem o Barreado, prato típico da região: assim é Morretes, ideal para curtir no inverno. A cidade conta com uma natureza privilegiada, cortada por Mata Atlântica, rios, cachoeiras e pela Serra do Mar Paranaense, em um dos trechos mais preservados do Brasil, onde se encontra o Pico do Marumbi, com 1.539 metros de altura.
O destino oferece a possibilidade de ser acessado por trem a partir de Curitiba. Dentre os destaques da cidade estão as diversas construções antigas bem preservadas espalhadas principalmente ao redor do rio Nhundiaquara. Os casarões abrigam, tanto o comércio local, como restaurantes e espaços culturais.
O próprio rio oferece opções de atividades para turistas mais radicais, como o bóia-cross e trilhas para algumas cachoeiras. Já na cidade, o rio forma um belo cenário entre pontes, casarões e a bela vegetação. Outras atrações são as pontes da cidade, como a Ponte Velha, ponte metálica que une os dois lados do rio e complementa a paisagem.
Quer conhecer outras cidades do Brasil? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.