No sul da Bahia, encontramos um trecho considerado o ponto inicial da história do nosso país. A Costa do Descobrimento abrange cidades como Porto Seguro — e seus distritos Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva —, Belmonte e Santa Cruz Cabrália, sendo uma região de tamanha importância histórica e cultural que a levou a ser tombada como Patrimônio Natural Mundial da UNESCO, em 1999.
De natureza paradisíaca e rica, cercada por falésias, mangues, restingas, Mata Atlântica e banhada por um mar de azul sem igual, a Costa do Descobrimento foi o local em que os colonizadores portugueses aportaram em 1500, compreendendo, portanto, pontos relevantes para contar nossa história, como igrejas e capelas, o Monte Pascoal e o Marco do Descobrimento.
Belas praias e muita história
Porto Seguro talvez seja o destino de maior repercussão desta região, mesclando atrações históricas e paradisíacas. Seu centro histórico, conhecido como Cidade Alta, abriga as heranças deixadas pelos portugueses. Aqui podemos encontrar o Marco do Descobrimento, monumento histórico para atestar a soberania da Coroa Portuguesa na região na época de sua instalação; igrejas históricas como a Igreja de Nossa Senhora da Pena; o Museu de Porto Seguro, instalado em uma construção colonial que já foi a antiga Câmara e Cadeia da cidade; o Memorial da Epopeia do Descobrimento, que homenageia o desbravamento pelo Oceano Atlântico com uma réplica da caravela de Pedro Álvares Cabral; e a Passarela do Descobrimento — também conhecida como Passarela do Álcool —, point noturno da cidade que concentra os bares e restaurantes, com feirinha de artesanato e barracas de drinques.
Cheia de badalação, a Praia Taperapuan conta com barracas repletas de boa gastronomia, bebidas e muita música, destacando-se os complexos de lazer “Tôa Tôa” e “Axé Moi”. Outra famosa por boa infraestrutura para turistas é a Praia de Mundaí, mas com um pouco mais de tranquilidade. Para fugir da multidão, boa escolha é a Praia do Mutá, com água tranquila e longa faixa de areia, indicada para famílias com crianças.
Desbravando os distritos de Porto
Trancoso é point de badalação e destino de luxo de celebridades, e ainda mantém essência de vila pacata. Sua área central, conhecida como “Quadrado”, é emoldurada pelas casas coloridas, pela Igreja de São João Batista, conhecida por “igrejinha do Quadrado”, construída no século XVII, além de abrigar o comércio — restaurantes, bares, boutiques e lojas de artesanato. Aqui é possível encontrar desde praias com ótima infraestrutura de quiosques e comércio, como a Praia dos Coqueiros e a dos Nativos, de localidade próxima ao Quadrado, até praias mais reservadas e isoladas, como a Praia do Rio da Barra e Ponta de Itapororoca.
Menos glamourosa que a vizinha, Arraial d’Ajuda se vale da fama de “festeira”. No seu centro histórico, é imperdível a visitação à Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, uma das mais antigas do país, que começou a ser construída em 1549. Nos seus arredores, está o famoso “mirante das fitinhas”, um dos pontos mais fotogênicos da cidade, com um visual lindo da vila.
Em Arraial, também é possível encontrar charmosíssimas ruas. “Mucugê”, a mais movimentada e uma das principais da cidade, abriga bares, restaurantes, pousadas, lojinhas e as melhores baladas; enquanto a “Bróduei” (escrita desta forma mesmo) — simpática rua que liga a Praça São Brás à Igreja Nossa Senhora D’Ajuda —, além de concentrar estas mesmas opções de comércio, destaca-se por atrair pessoas em busca de um “souvenir”, a famosa lembrancinha. Em relação às praias, você pode encontrar agito nas do Mucugê e Parracho, mais centrais e com bastante infraestrutura, e sossego nas de Pitinga e do Taípe, mais afastadas e cercadas por falésias.
De essência mais pitoresca, Caraíva é o distrito mais rústico de Porto Seguro, ainda com essência de vila de pescadores. Entretanto, suas praias paradisíacas são recompensadoras. A praia da vila tem dois trechos definidos: a Praia da Barra, onde fica a foz do rio, trecho que oferece água doce, sem ondas, mas com um pouco de correnteza, bastante procurado por banhistas; e a Praia de Caraíva, do lado oposto, ao sul da Praia da Barra, onde está o mar e é o trecho habitado de Caraíva. Outras opções para mergulho são a Praia do Satu e a Prainha, pequena praia de areia no Rio Caraíva.
Monte Pascoal
A cerca de 60 km de Porto Seguro, esta teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral quando sua tripulação chegou ao Brasil em 1500. Mais que a função de preservar a história do país, o Parque Nacional de Monte Pascoal possui a mais importante reserva de Mata Atlântica do sul da Bahia, com diversas atividades recreativas como caminhadas em trilhas e praias, banho de mar ou rio e contemplação da natureza.
Vilas encantadoras e históricas
Em Santa Cruz Cabrália, a 17 km do centro de Porto Seguro, os holofotes vão para a Praia da Coroa Vermelha. É nas intermediações desta praia que está instalada uma cruz simbólica representando o ponto onde teria sido realizada a primeira missa do Brasil. Outro atrativo é a Feira de Artesanato de Coroa Vermelha, que comercializa trabalhos artesanais realizados pela comunidade indígena Pataxó. No centro histórico, encontram-se construções dos séculos XVII e XVIII preservadas, tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída há cerca de 400 anos.
Santo André, vilarejo pertencente à Cabrália, é um oásis de praias intocadas, onde os turistas, geralmente, estão de passagem. A Praia Guaiú é um desses exemplares, cercada por vegetação rasteira e com o bônus de proporcionar banho de água doce na foz do rio Guaiú.
Mais ao norte da Costa do Descobrimento, temos Belmonte, antiga cidade cacaueira cujas construções, casarões em estilo neoclássico e art déco, revelam a opulência da época áurea do cacau. Uma de suas mais belas praias é a da Caieira, cercada por coqueiros e um extenso manguezal. A mais movimentada, Praia do Mar Moreno, se divide entre uma região com infraestrutura e outra mais deserta. Para o público do surfe e esportes aquáticos, boas opções são as praias Barra Sul e de Mogiquiçaba.
Praia do Espelho
Considerada uma das mais belas do país, a Praia do Espelho, localizada entre Trancoso e Caraíva, é um atrativo imperdível na Costa do Descobrimento. Com visual atraente graças ao mar límpido, extensos coqueiros e falésias coloridas, a cereja do bolo acontece quando, na maré baixa, as piscinas naturais que se formam garantem o visual de “espelho” às águas.
Quer conhecer outras cidades de Minas Gerais e do Brasil? Venha com a Voepass e alcance voos mais altos. Entre em nosso site e veja as rotas disponíveis! Confira aqui.